segunda-feira, 4 de maio de 2015

RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR- ESPECIAL INFERTILIDADE PARTE I


Olá!!!

A coluna RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR deste mês será um pouco especial!! Já que estamos no mês de Maio, que é o mês das mães, convidamos alguns médicos especialistas em Reprodução Humana para responderem questões referentes a Endometriose X Infertilidade X Métodos para engravidar X Reprodução Assistida.

Sabemos que um dos sintomas da Endometriose é a dificuldade para engravidar!! Cerca de 35% das mulheres portadoras de Endometriose sofrem com a Infertilidade. Para muitas, esse é um dos piores sintomas e que causa bastante dor, porém uma dor diferente, a qual chamamos de dor emocional.

Porém, sabemos que hoje em dia a medicina está muito evoluída e cada vez mais as chances da mulher engravidar são maiores. É preciso deixar claro que a mulher com endometriose pode sim engravidar naturalmente, sem ser necessário a ajuda de um tratamento mais especifico para isso. Lógico, é preciso cuidar e tratar a endometriose. Mas muitas só conseguem, de fato, realizar o sonho da maternidade com a ajuda de médicos especialistas em Reprodução Humana.

Hoje a Dra. Melissa Cavagnoli, da Clinica Huntington responde algumas questões sobre o Coito Programado, sobre a Fertilização inVitro e a nidação, Sobre os riscos da gravidez numa mulher com endometriose; bem como esclarece questões sobre hidrossalpinge ( inflamação das trompas), sobre a quantidade de FIV´s uma mulher com endometriose pode realizar e essas tentativas podem agravar a doença. Dessa forma, a gente busca esclarecer algumas dúvidas comuns nas portadoras de Endometriose que estão tentando engravidar.
Vamos lá?!!

1-Em quais casos de endometriose deve-se recomendar o "coito programado"?
Dra. Melissa Cavagnoli: O coito programado é recomendado para pacientes que tenham as trompas permeáveis, ou seja, casos em que a endometriose não tenha danificado nem criado aderências severas nas trompas, sendo que o parceiro precisa ter o espermograma normal. Também devemos levar em conta o tempo de infertilidade desse casal e a idade da paciente.

2-Mulher com endometriose tem gravidez de risco?
Dra. Melissa Cavagnoli: Não necessariamente. Sabe-se que as pacientes com endometriose tem chance aumentada de aborto espontâneo em relação a população sem endometriose. Mas passando o período mais critico, ou seja, o primeiro trimestre de gravidez, so o fato de ter endometriose não significa que terá uma gravidez de risco.


3-Quantas tentativas de FIV são recomendadas para mulheres com endometriose? Existe algum risco, em termos de piora da endometriose, de se fazer repetidas tentativas?
Dra. Melissa Cavagnoli: Depende de cada caso, mas principalmente da idade da paciente e da reserva ovariana. Outro fator também é quanto psicologicamente e emocionalmente o casal consegue suportar, pois as vezes são tratamentos que trazem alguma frustração. Os hormônios usados na FIV podem piorar um pouco a endometriose pois aumentam os níveis de estrogênio, que é o que "alimenta" a endometriose. Porém, existem alguns tipos de medicação que ajudam a manter os níveis desse hormônio mais baixos durante o tratamento e com bons resultados.



4-Toda mulher que faz FIV e tem positivo, tem que apresentar o sangramento da nidação?
Dra. Melissa Cavagnoli: Nem todas as pacientes tem o sangramento de nidação, independente de ter endometriose ou nao.



5- A hidrossalpinge ( em ambas as trompas) pode atrapalhar a implantação do embrião numa FIV?!
Dra. Melissa Cavagnoli: Pode sim, mesmo que seja em uma única trompa. O liquido retido na trompa (hidrossalpinge) é toxico ao embrião, o que dificulta a implantação. O ideal é resolver a hidrossalpinge, geralmente através de cirurgia, antes do tratamento.





Agradecemos muito a Dra. Melissa pela participação e disposição em nos ajudar respondendo essas questões. Quem quiser entrar em contato com a Dra. Melissa Cavagnoli, ela atende na Clinica Huntington, unidade do Ibirapuera, telefone para contato: (11) 3059-6100. Mais informações também através do site da clinica. 

Lembrando que de forma alguma as respostas encontradas nesse texto substituem a consulta médica com seu médico!! Cada caso é um caso e é preciso avaliar de perto cada situação!!!

Fiquem atentas pois ainda neste mês traremos mais especialistas respondendo questões relacionadas a Endometriose e Fertilidade, bem como um especial muito legal onde algumas mulheres que já contaram suas histórias aqui no nosso blog, voltam para contar algumas novidades!!!

Até a próxima!!!


Equipe GAPENDI

Marília Rodrigues
Luciana Diamante

Um comentário:

  1. Bom dia! Gostaria de fazer uma pergunta, eu já faço tratamento de endometriose a algum tempo, recentemente fiz um exame endovaginal e consta que o cisto ja comprometeu os dois ovários, a minha médica me disse que talvez seja preciso tirar também o útero, mais ela achou bom tentarmos um tratamento com o remédio Allurene. O que você acha doutora? Esse remédio realmente poderá dar resultados? Ou seria melhor partir para a cirurgia? O ovário direito está com um volume de 321,3 cm e o esquerdo com 498,8 cm. Desde ja agradeço! Elaine SJCampos

    ResponderExcluir