quarta-feira, 20 de maio de 2015

RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR- ESPECIAL INFERTILIDADE III



Olá!!

Mais uma vez trouxemos algumas questões relacionadas a Endometriose, Fertilidade, Reprodução Humana, que foram selecionadas nos nossos grupos e através do nosso email gapendi@hotmail.com, para o nosso especial RespondENDO: Pergunte ao Doutor Especial Infertilidade!!

Hoje quem responde as nossas dúvidas é a Dra. Silvana Chedid, da Clinica IVI de São Paulo. Lembrando que a Clinica IVI também tem unidade em Salvador/Ba.

Falaremos um pouco sobre ovulação, pergunta bastante frequente para quem é tentante: "Quando estamos ovulando? Como vamos saber? Tem algum sinal?"; aproveitamos também e trouxemos algumas questões relacionadas as trompas: " Se elas estiverem enoveladas, dá para engravidar natural assim mesmo?",  " tem como reconstruir as trompas e engravidar?". E a acupuntura? Será que ela trás beneficios na Fertilização Invitro? E a portadora com endometriose intestinal, atrapalha na gravidez?

Lembrando sempre que todas as respostas a seguir não substituem a consulta com o seu médico de confiança. Afinal, cada caso é um caso e tratando-se de Reprodução Humana, isso é primordial, pois cada casal tem sua particularidade e que precisa de uma avaliação cuidadosa.

Vamos lá?!!



1-Como saber quando estou ovulando?


    Dra. Silvana Chedid: Um bom indicador da ovulação é o muco cervical. O muco é uma secreção produzida no colo do útero que no período ovulatório tem o aspecto de “clara de ovo”.
Outra maneira de se estimar o período ovulatório é a regularidade dos intervalos dos ciclos menstruais. Se a mulher menstrua regularmente ela pode calcular o período ovulatório aproximado 14 dias antes da próxima menstruação. Exemplo: mulheres com ciclo de 28 dias ovulam aproximadamente no 14º dia do ciclo. Mulheres com ciclo de 30 dias ovulam aproximadamente no 16º dia do ciclo. O período ovulatório compreende 2 a 3 dias antes e 2 a 3 dias depois do dia estimado para a ovulação.
Veja post do BLOG IVI Como calcular o período fértil http://blog.ivi-fertilidade.com/pt-br/periodo-fertil/

2-Reconstruindo as trompas com focos de endometriose e se tem como engravidar depois naturalmente?


Dra. Silvana Chedid: A reconstrução tubária visa a restaurar a fertilidade mas depende da idade da mulher, da severidade da endometriose e da presença ou não de outros fatores de infertilidade associados.

3-Endometriose intestinal atrapalha a gravidez?

Dra. Silvana Chedid: Sim, a endometriose intestinal pode ser causa de infertilidade e mesmo que não haja acometimento das trompas pode dificultar a obtenção de gravidez.

4-É verdade que fazer acupuntura aumentam as chances de sucesso na FIV?  

   
   Dra. Silvana Chedid: O benefício da acupuntura nos tratamentos de reprodução assistida é controverso. Alguns trabalhos científicos mostram benefício, outros não. O assunto ainda é motivo de controvérsia.

5-Fiz um exame de histerossalpingografia e minhas trompas apareceram "enoveladas". Neste caso, é possível tentar engravidar naturalmente ou mesmo fazer uma Inseminação Artificial?
-   
   Dra. Silvana Chedid: O médico precisa ver a imagem da histerosalpingografia para poder emitir algum parecer sobre o estado das trompas. Apenas com a descrição de enovelamento não é possível estabelecer um diagnóstico ou se determinar um tratamento.




Agradecemos muito a Dra. Silvana Chedid e toda a equipe da Clinica IVI por sempre se mostrar disponível para nos ajudar respondendo as perguntas aqui do blog. Lembrando que a Clinica IVI possui sede em São Paulo e em Salvador. Para maiores contatos: (11) 3266-7733 e/ou site www.ivi.net.br


Até a próxima!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário