quinta-feira, 7 de maio de 2015

RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR- ESPECIAL INFERTILIDADE II




Olá a todos!!

Conforme prometido, mês de Maio é mês do especial RespondENDO: Pergunte ao Doutor sobre ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE!!!

Na sessão de hoje, contamos com a ajuda da Dra. Amanda Volpato Alvarez da Clinica IPGO em São Paulo, e está bem especial, pois a doutora esclarece dúvidas acerca de doação de óvulos nas mulheres com endometriose e sobre estar acima do peso quando vamos fazer a Fertilização InVitro! Será que tem problema?!!

É muito comum algumas mulheres com endometriose perderem uma trompa durante a cirurgia por conta da doença, será que uma mulher pode engravidar naturalmente com apenas a trompa que sobrou? E qual o fator que influencia mais em uma FIV: Idade da mulher ou a endometriose?!!!

Essa pergunta é bastante frequente nos nossos grupos do Facebook: Por quanto tempo uma mulher com endometriose pode tentar engravidar naturalmente?

Lembrando sempre que todas as respostas a seguir não substituem a consulta com o seu médico de confiança. Afinal, cada caso é um caso e tratando-se de Reprodução Humana, isso é primordial, pois cada casal tem sua particularidade e que precisa de uma avaliação cuidadosa.


Vamos lá?!!

-----------------------------------------------------

1 - Mulheres portadoras de endometriose podem ser doadoras de óvulos?


 Dra. Amanda Volpato Alvarez: A endometriose é uma das principais causas de infertilidade. A endometriose atinge de 6 a 10% das mulheres em idade reprodutiva. E das mulheres com dores pélvicas e infertilidade a endometriose está presente em 35 a 50% dos casos. Vários estudos já mostraram que a endometriose piora a qualidade dos óvulos, principalmente em pacientes com endometriomas e por se tratar de uma doença inflamatória também prejudica a implantação embrionária. Portanto mulheres com endometriose a principio não devem ser doadoras de óvulos, mas cada caso tem que ser avaliado individualmente.

2 - O que influencia mais no sucesso de uma FIV: a idade avançada da mulher (acima dos 35) ou a presença de endometriose?


Dra. Amanda Volpato Alvarez: Os dois fatores tem impactos negativos no sucesso da FIV por ambos piorarem a qualidade dos óvulos. Mas a idade materna é sem dúvida, o principal fator que influencia a taxa de sucesso de tratamentos de Reprodução Assistida. Acima dos 35 anos as taxas de sucesso vão caindo ano a ano, devido a queda da reserva e qualidade dos óvulos.

3 - Posso tentar a FIV mesmo estando acima do peso?


 Dra. Amanda Volpato Alvarez: O excesso de peso prejudica a fertilidade e diminui as chances de sucesso nos tratamentos de Fertilização in Vitro. Existe um risco maior de abortamento e também de doenças na gestação. Durante o tratamento mulheres acima do peso necessitam de doses maiores de medicação para a indução ovariana. O ideal é que a mulher perca peso antes do tratamento para aumentar suas chances de sucesso.

4 - Fiz uma cirurgia para endometriose, e perdi uma das trompas. Posso tentar engravidar naturalmente mesmo assim?


Dra. Amanda Volpato Alvarez: Sim, pode, desde que a trompa colateral esteja normal. Mesmo com apenas uma trompa a mulher pode engravidar naturalmente.

5 - Por quanto tempo é recomendado que uma mulher com endometriose tente engravidar naturalmente?

Dra. Amanda Volpato Alvarez: Normalmente espera-se de 6 a 12 meses a gravidez natural. Entretanto alguns pontos são importantes como: a idade da mulher, avaliar se não existe uma fator masculino associado a infertilidade conjugal (vale lembrar que em 40% dos casos existe um fator masculino de infertilidade também), a reserva ovariana desta mulher. Acho que o fluxograma abaixo mostra bem isto:



-----------------------------------------------------------------------------------------------

Agradecemos a Dra. Amanda, por gentilmente, participar desse nosso especial esclarecendo algumas dúvidas frequentes nas mulheres com Endometriose e que estão tentando ou pensando em engravidar.

Quem quiser entrar em contato com a Dra. Amanda, pode encontrá-la na Clinica IPGO, através do telefone: (11) 3885-4333

Mais informações acerca da Endometriose e da Reprodução Humana, no site da clinica.

Até a próxima!!!



EQUIPE GAPENDI
Marilia Rodrigues
Luciana Diamante

Nenhum comentário:

Postar um comentário