terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PRIMEIRA CONSULTA COM O MÉDICO ESPECIALISTA EM ENDOMETRIOSE

Olá!!

Faz tempinho que queremos abordar esse assunto aqui no blog! Cada dia que passa, a gente tem visto alguns comentários nos grupos das portadoras contando e até mesmo com dúvidas em relação a consulta com o médico ginecologista. A principal dúvida é se ele é ou não especialista em Endometriose. E cada vez mais pontuamos sobre a necessidade de se procurar um médico que seja de fato especialista em endometriose.

Pode parecer confuso quando dizemos isto, porque “a priori” todo médico ginecologista deveria saber diagnosticar e tratar nossa doença, afinal estamos falando de uma patologia da área da ginecologia.

Mas, infelizmente, nem todos os ginecologistas sabem ou estão preparados para atender uma paciente com suspeita ou, até mesmo, com o diagnóstico já confirmado da endometriose. E o pior: mesmo não sabendo, muitos destes médicos não são humildes o suficiente para encaminhar a paciente para um colega que seja especialista; ao contrário, tentam por si mesmos tratar a paciente, muitas vezes, de forma totalmente equivocada, o que só faz piorar e agravar a doença. Esta situação tem se tornado um grande problema para todas as portadoras!

É por este motivo que decidimos escrever este texto, pois queremos que todas as pacientes e também as mulheres que suspeitam ter a endometriose saibam reconhecer quando estão sendo atendidas por um ginecologista que realmente seja um especialista, ou não.


1)    Quem é o especialista em Endometriose?

É aquele médico (necessariamente formado em Ginecologia) que decidiu se aprofundar melhor sobre a fisiopatologia da Endometriose, bem como suas consequências e as formas de tratamento mais atuais e eficazes. Geralmente, como um dos tratamentos mais utilizados na Endometriose é a cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscopia), então a grande maioria destes especialistas também são médicos cirurgiões que dominam muito bem esta técnica cirúrgica. Também vale lembrar que são médicos que gostam de se atualizar sobre a doença, participando de congressos, cursos e palestras. 

Muitos gostam de viajar e conhecer o que se tem estudado sobre a endometriose em outros países. Em outras palavras, um verdadeiro especialista em endometriose, investe (principalmente financeiramente) no conhecimento sobre a doença, a fim de se aprimorar cada vez mais.

Entretanto, não é incomum existir ginecologistas que sabem identificar, diagnosticar e tratar clinicamente uma paciente com endometriose sem, contudo, ter o domínio da técnica cirúrgica. Neste caso, quando se trata de um médico competente e idôneo, ele encaminhará esta paciente (que necessita de cirurgia) para um colega, também ginecologista, que seja apto e treinado para este tipo de tratamento. 

2)    Como saber se o ginecologista que está me atendendo é um especialista em Endometriose?

A resposta para esta pergunta parece um pouco óbvia, afinal, para saber se um ginecologista entende de endometriose, basta questioná-lo sobre isto, certo?
Infelizmente, não é tão simples assim. Logicamente, todos os ginecologistas necessariamente conhecem a Endometriose (pelo menos é o que se espera), entretanto entre conhecer esta doença e saber trata-la há um abismo muito grande. O problema é que o médico que não conhece, muitas vezes, se intitula especialista, fazendo a paciente acreditar que está diante de um “mestre” na doença.  Por qual motivo estes médicos fazem isto? 

Bom, temos as nossas teorias, mas achamos melhor não entrarmos neste quesito.  Enfim, o fato é que a diferença mais marcante entre um profissional que é especialista e aquele que se diz ser, já pode ser notada logo na primeira consulta.

3) Como será esta Consulta? 

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que a consulta varia de médico para médico e, principalmente, de paciente para paciente!! Nunca é demais lembrar que não existe um protocolo pronto para o tratamento da Endometriose. Esse tratamento será traçado de acordo com o diagnóstico, como se comporta as lesões, a sintomatologia e, acima de tudo, cada organismo, afinal, temos os organismos diferentes umas das outras.

Mas em geral, a primeira consulta com um especialista em endometriose tende a ser demorada! Exemplo: em 10 minutos é praticamente impossível um médico especialista, por melhor que ele seja, conhecer a paciente, escutar suas demandas, avaliar e fazer as necessárias considerações!

Uma boa consulta varia leva cerca de 40 a 60 minutos, podendo até levar mais tempo. Ai vem a questão que muitas devem tá pensando: Apenas os médicos particulares levam esse tempo todo com a paciente na sala! Qual o médico que atende pelo plano que perde cerca de 40 a 60 minutos com uma única paciente? Será que existe? 

Sim, meninas! Existe sim!! Embora sejam poucos, de fato! Já que a grande parte dos bons médicos especialistas acabam optando por atender apenas consultas e cirurgias particular. E falamos mais, quando o médico atende correndo, seja pelo plano ou particular, sem nem permitir que a paciente fale, já medicando e passando diversos exames e a gente retorna, significa que a gente gostou desse tipo de atendimento! O que é errado! Então, muitas vezes, a gente reforça essa postura errada de alguns médicos!!

A primeira consulta da portadora de endometriose ou da mulher que tem suspeita de endometriose tem que ser cuidadosa, até porque muitas vezes chegamos ao consultório com um desgaste emocional grande e cabe ao médico também acolher esta paciente, passando toda a segurança e conforto possível! Afinal, ele está lidando com vidas e não apenas com o lucro final!


Geralmente, o bom médico especialista deve começar a consulta escutando a paciente. Fazendo o que os médicos chamam de anamnese! Nessa "entrevista" inicial o médico vai poder conhecer toda a história da mulher, desde sua primeira menstruação até os dias atuais. Conhecer todas as suas queixas e os motivos pelos quais ela o procurou. Nessa anamnese, ele já vai traçando um possível diagnóstico, que poderá ser fechado posteriormente, com o exame físico e os de imagens!  Mas acreditem: Esse momento inicial da anamnese é de absoluta importância

Em seguida, ele poderá realizar alguns exames físicos, que incluem o exame de toque! É bem interessante falar sobre isso, sabiam que o exame de toque é uma excelente forma de diagnóstico da Endometriose?!! Essa parte pode ser um pouco desconfortante e até mesmo dolorosa para algumas portadoras, especialmente, aquelas que sofrem com a Endometriose Profunda! 

Além do exame de toque, o médico aproveita também para fazer alguns exames físicos na pelve, que vai depender da demanda de cada paciente!!!
Somando o que foi encontrado na Anamnese e nos exames físicos realizados no consultório, o médico pode já ter em mente um possível diagnóstico. 


Dizemos que pode, pois, sabemos que a endometriose é uma caixinhas de surpresas, ne?!! E muitas vezes, esse diagnóstico só vai ser fechado com a ajuda dos exames de imagens e/ou complementares ou até mesmo apenas na Videolaparoscopia.

Mas antes de partir para a Videolaparoscopia, que é um cirurgia minimamente invasiva mas não deixa de ser um procedimento cirúrgico, alguns especialistas solicitam alguns exames complementares. 

Uma pausa nesse momento!!! Muitas vezes a gente costuma reclamar que os médicos atuais nos fazem sair com uma 'renca' de papeis com solicitações de exames mas no caso da portadora de endometriose, acreditem: Esses exames são essenciais e podem ser a chave para solucionar os possíveis problemas!!

Muitas vezes, a gente ver nos grupos as portadoras falando que os médicos não pediram determinado exame ou então que só pediram um exame e até mesmo que saíram do consultório sem nenhuma solicitação, apenas com a indicação da videolaparoscopia!

A gente já falou sobre a importância e quais os exames mais específicos para um bom diagnóstico da Endometriose aqui no blog em dois textos que vamos deixar o link aqui novamente: Diagnóstico da Endometriose Parte I e Diagnóstico da Endometriose parte II. Para quem ainda não leu esses textos, vale a pena parar um pouco e dá uma lida! Na verdade, é essencial a leitura para que vocês tenham a noção da importância dos exames complementares no diagnóstico e quais são esses exames.  

Nessa primeira consulta e também nas seguintes, é ideal que a mulher vá acompanhada!! Pode ser o esposo, a mãe, irmã ou até mesmo uma amiga que confie. Ter esse apoio nesse momento é importante!! É legal também levar todas as dúvidas anotadas no papel para não esquecer de tira-las na consulta e voltar para casa com as mesmas interrogações na cabeça! Aproveitem esse momento ao máximo, meninas!!! 

Apos a realização dos exames complementares, a paciente deve retornar ao consultório para que o médico possa analisar e avaliar, junto com a paciente, quais os próximos passos no tratamento, que pode ser: Apenas medicamentoso, Cirúrgico ou Cirúrgico e medicamentoso!


Isso vai depender UNICAMENTE do médico, bem como a escolha de qual tratamento medicamentoso será seguido e qual a intervenção cirúrgica será realizada. Até porque cada mulher é única e a endometriose se comporta diferentemente em cada mulher! Como já dissemos aqui no texto, não existe uma cartilha com um protocolo padrão para todas as mulheres portadoras de endometriose. 

Muitas vezes, o médico indica uma medicação para o bloqueio da menstruação cujo a mulher não responde tão bem, tendo escapes, menstruando normal ou com efeitos colaterais significativos, onde a mulher terá que retornar para um possível ajuste ou até mesmo uma troca.  Outra coisa importante lembrar é que não é porque uma medicação deu certo com uma amiga, que vai dá comigo também!! Por isso é muito importante sempre tá conversando com o médico e seguindo o que o tratamento proposto por ele.

Outra coisa que percebemos que é muitas mulheres quando ficam sem dores e/ou quando conseguem engravidar simplesmente abandonam o tratamento!! Isso não pode acontecer!! Como a endometriose não tem cura, a mulher com a doença deve tá sempre em constante acompanhamento, mesmo que sem dor. 

O ideal é passar por consulta a cada 6 meses no máximo uma consulta no ano, nas mulheres que conseguiram estabilizar e controlar a doença!! Ficar mais do que um ano sem procurar um médico para um acompanhamento não dá, né, meninas?!! Por mais que vocês estejam sem sintomas, com o quadro estável, devemos lembrar que a endometriose é uma doença cronica, evolutiva e, infelizmente, sem cura!!

Então é isso! Acho que conseguimos esclarecer algumas dúvidas acerca da consulta com um médico especialista, ne?!!

Só a última dica!! Caso tenham passado por um médico com o qual vocês não tenham se identificado ou simplesmente da forma do atendimento, não exitem em mudar. Muitas vezes não é de primeira que a gente encontra o nosso especialista! O importante é a gente não desistir de buscar e encontrar um médico que seja bom e que nos passe confiança e segurança; afinal, o tratamento para endometriose é muito desgastante tanto fisicamente quanto emocionalmente! Busquem também sempre ter referencias desse médico com outras portadoras! Participar dos nossos grupos no facebook também pode ser bem essencial nesse sentido!!

Até a próxima!!

Equipe GAPENDI
Marília Gabriela Rodrigues
Luciana Diamante

4 comentários:

  1. Olá Marília e Luciana, bom dia.


































    Além de todas essas recomendações úteis para nós mulheres e principalmente portadoras, existe algum título, como um diploma por exemplo, que certifique que o médico seja especialista?

    Porque aqui em Piracicaba, a UNIMED indica o nome de três, mas que infelizmente não sabem de nada.

    Abçs.
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís, geralmente os médicos fazem sim uma especialização nessa área, através de cursos, muitos até fora do Brasil.
      Infelizmente o que acontece é que quando entramos em contato com o plano, na prática, eles não sabem muito essa diferença entre ser ou não especialista em endometriose. Eles indicam um ginecologista ou especialista em reprodução e pronto. Sem contar que cada vez mais tá dificil encontrar um médico que seja especialista de fato e atenta pelo plano. Então, temos que garimpar mesmo. Muitas vezes indo de médico em médico para saber!!!
      Abraços

      Excluir
  2. Olá, excelente texto! Eu tinha uma ginecologista desds que menstruei. Há um ano venho reclamando de dores, alteração hábito intestinal, mas, ela só pedia exame so ca125 e dizia não ser endo. Enfim, ela acabou encaminhando para um médico especialista em video por conta do mioma e dois cistos, chegando lá, já no exame de toque ele diagnosticou a endometriose profunda no intestino o que veio a se confirmar com os exames. O fato é que ela não soube diagnosticar e muito menos pediu os exames, ante as minhas queixas. É revoltante, mas, enfim, ainda bem caí em boaa mãos e especialists, o grande dilema é agora a cirurgia, pois eu gosto muito dele, mas ele não faz pelo plano do convênio, é muito caro, pq terão que ser dois médicos, por conta de estar infiltrada no intestino. Agora estou na busca por algum médico bom que faça pelo convênio, tem algum tópico que vocês já fizeram que tem indicação de médicos pelo convênio? Muito obrigada. Grande bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maisa, entra no nosso grupo no facebook pois lá tem uma lista de indicação de médicos!! Vou deixar o link aqui, ok? https://www.facebook.com/groups/gapendi/?fref=nf

      Excluir