segunda-feira, 16 de junho de 2014

CONHEÇA ALGUMAS MULHERES FAMOSAS (BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS) QUE REVELARAM TER ENDOMETRIOSE

Como você se sentiu quando recebeu o diagnóstico de endometriose pela primeira vez? Não sei se isto aconteceu com todas, mas acredito que a grande maioria vá dizer que no primeiro momento se sentiu totalmente “perdida” e sem saber o que pensar, pois nunca havia ouvido falar sobre esta doença! Afinal, a endometriose sempre foi uma doença pouco divulgada (vale lembrar que com o trabalho do grupo, estamos tentando mudar esta realidade, mas a verdade é que ainda existem muitas mulheres que nem sequer ouviram falar). E para aquelas que não têm nenhuma mulher na família ou amigas com endometriose, devem ter se sentido também como a única mulher “no mundo” com esta doença!  Uma sensação horrível!

Por isto, acredito que muitas portadoras se sentiram aliviadas (e eu me incluo também) quando encontraram e conheceram o GAPENDI, pois começaram a perceber que não estavam sozinhas nesta luta! E não estamos mesmo! Só no Brasil são mais de 6 milhões de mulheres com endometriose (fora as que tem os sintomas sugestivos da doença, mas ainda não receberam o diagnóstico). Sem dúvida, poder conversar com outras mulheres que sentem as mesmas dores que sentimos, as mesmas angústias e medos, nos traz mais esperanças e forças para lutarmos!

Aliás, é importante que se diga que a endometriose pode surgir em qualquer tipo de mulher (adolescentes e adultas), de qualquer classe social, nível de escolaridade ou etnia! E, pode inclusive aparecer nas mulheres famosas!! E é interessante quando uma famosa assume ter endometriose porque isto ajuda muito com a divulgação da doença! 


Então, nesta postagem, vamos conhecer algumas famosas brasileiras e também internacionais que assumiram, na mídia, que são portadoras da doença! 

ALGUMAS FAMOSAS BRASILEIRAS


A) FERNANDA MACHADO, 33 anos, atriz.


 Fernanda revelou sua luta contra a endometriose, no ano passado, durante as gravações da novela global “Amor à vida”, quando precisou realizar uma videolaparoscopia para tratar de complicações da doença. 
De acordo com o site “mdemulher”, Fernanda vinha sofrendo fortes cólicas, provocadas pela doença, e voltou às gravações da novela poucos dias depois da cirurgia”. 
Ela não só assumiu ser portadora como também ajudou a divulgar a endometriose vestindo a camiseta do Gapendi e publicando nas redes sociais! Fernanda ainda participou de uma série exibida pelo Fantástico no ano passado, da qual o Gapendi também fez parte, falando sobre sua luta para conseguir o tratamento. Ela ainda não tem filhos, mas já sabe que não pode esperar muito tempo para tentar engravidar! (Atualizando: recentemente Fernanda Machado anunciou nas redes sociais e em programas da Rede Globo que conseguiu engravidar naturalmente e está a espera de sua primeira filha!!). Ficamos muito felizes de poder contar com a ajuda da Fernanda nesse nosso árduo trabalho de divulgação! 

B) WANESSA CAMARGO, 31 anos, cantora e compositora de música pop.


 Recentemente, Wanessa revelou durante uma entrevista para a apresentadora Global Ana Maria Braga, no Programa “Mais Você”, que sofre de endometriose. 
“Grávida do segundo filho, João Francisco que deve nascer em junho, a cantora Wanessa Camargo contou que teve endometriose e precisou fazer uma cirurgia no útero. Caso contrário ela poderia ficar infértil. Ela já é mãe de José Marcus, 2 anos”"Muitas mulheres não sabem disso, eu não sabia, até minha mãe me levar ao médico. Sentia muitas dores nas costas. Não podia menstruar, por causa da endometriose. Emendava uma cartela na outra do anticoncepcional. No meu caso ia precisar operar toda parte do intestino, mas aí foi só a parede do útero", contou ela, que passou pelo procedimento há seis anos. "Eu fiz tratamento e poderia não engravidar", completou a cantora durante participação no programa "Mais Você" (Do UOL, 2014).
Na nossa página no Facebook, “Endometriose Online”, publicamos esta notícia com o vídeo da entrevista.

C) MALU MADER, 47 anos, atriz.


Durante uma entrevista concedida à Revista Marie Claire na edição de Fevereiro/2002, Malu Mader revelou ter tido dificuldades para engravidar por causa da endometriose:

"MC: Você teve problemas para engravidar. Como foi?
MM: 
Foi doloroso. Eu tinha dentro de mim a mítica da mulher fértil, parideira, porque desde pequena o que mais queria era ter filho. O Tony já tinha a Nina [hoje com 19 anos, filha da arquiteta Ana Paula Bellotto], eu achava ele fofo com ela, era exatamente o pai que sonhei para meus filhos. Por conta da demora para engravidar, fiz exames e descobri o tumor. 

MC: Depois da cirurgia, teve de fazer tratamento para engravidar?
MM:
 Eu tinha endometriose, tive de tomar umas injeções para não menstruar."

Hoje, Malu é mãe de dois filhos, João (14/05/1995) e Antonio (01/09/1997).

D) ANA PAULA PADRÃO, 48 anos, jornalista, repórter, editora e empresária.


Em uma entrevista publicada no site “Cidade Morena Notícias”, Ana Paula revela que tem endometriose e que isto a impediu de ter filhos:

“A jornalista estava com 38 anos quando procurou um médico para saber se estava tudo “ok” com sua saúde e foi quando ela descobriu que tinha uma extensa endometriose e que, com a idade, a qualidade de seus óvulos não era mais a ideal. Ela tentou quatro fertilizações in vitro. “No intervalo entre elas, engravidei naturalmente, mas perdi o bebê com 3 meses de gestação. Vivemos o luto da gravidez interrompida. A gente faz planos, eu me sentia linda, engordando na cintura. Foi difícil. Durante o tratamento, o corpo e o humor viram uma montanha-russa”, explica Ana Paula Padrão. 

Por conta dessa experiência traumática de perder um filho e após passar por tantos tratamentos, Ana Paula Padrão e o marido, Walter Brasil Mundell, decidiram parar com as tentativas: “Concluí que estava gerando uma infelicidade que não existia. Eu tinha um casamento feliz, uma bela carreira, a possibilidade de viajar para onde eu quisesse e parei tudo para apostar em algo que a natureza não me deu. Desisti porque percebi meus limites e passei a agradecer tudo que já alcancei”. 

E) ADRIANA ESTEVES, 44 anos, atriz.


Em uma reportagem concedida à Revista Criativa, Adriana conta que descobriu a endometriose e teve muito medo de não conseguir ter filhos:

Em qualquer assunto, Adriana encontrava uma maneira de falar do filho. 'Ele me disse que essa guerra do Iraque era feia e que estava bolando um jeito de fazer eles pararem de brigar', conta encantada. Tanto encantamento faz Adriana acreditar que seu filho foi um milagre. 'Tentei engravidar por quase quatro anos. Fui operada de um cisto no ovário e logo depois tive uma endometriose, fiquei desesperada com a idéia de não conseguir ter filhos. Já estávamos pensando em adotar, quando fizemos um viagem e decidimos que nosso filho poderia vir do coração. Voltei grávida. E tive certeza que aquela gravidez era um milagre mesmo', conta emocionada.”

F) LEILA LOPES(1959-2009), foi atriz, jornalista e apresentadora de televisão.


A história de Leila Lopes é muito triste. Ela descobriu ser portadora de endometriose em Agosto de 2009 quando ficou internada por 15 dias no Hospital São Luiz, em São Paulo, para a realização de uma bateria de exames e para descobrir a causa de fortes dores abdominais das quais se queixava. De acordo com o site do Terra, na ocasião, foi diagnosticada com endometriose.

Por conta da doença e das fortes dores que estava sentindo, os médicos que a atenderam tiveram como conduta retirar o útero da atriz e ela estava se recuperando da cirurgia, quando em Dezembro de 2009 foi encontrada morta em sua casa, no bairro do Morumbi. A causa da morte foi suicídio. Na época, tal acontecimento foi bastante divulgado na imprensa. Leila Lopes deixou um “bilhete de despedida”. Não podemos afirmar, com toda certeza, de que foi a endometriose que a fez cometer o suicídio, mas é certo que ela estava muito abalada com as dores e também por tudo que passou enquanto esteve internada. Certamente, foi um fator bastante forte para somar-se aos outros problemas que enfrentava, deixando-a em depressão e levando-a a um fim tão triste.

BRASILEIRAS FAMOSAS COM RUMORES DE TER ENDOMETRIOSE:


MARÍLIA GABRIELA (jornalista), ANA PAULA ARÓSIO (atriz), PRETA GIL (cantora) e ASTRID FONTENELLE (apresentadora): estas mulheres admitiram na mídia sofrer com a menstruação, especialmente com a TPM e fortes cólicas menstruais. Por isto, elas se mostraram adeptas ao implante hormonal (idealizado pelo Dr. Elsimar Coutinho) para suspender a menstruação. Entretanto, vale lembrar, que não encontrei nenhuma afirmação (divulgada na mídia), de forma clara, de que são portadoras de endometriose. Apenas  “rumores”. (Se alguém tiver alguma informação diferente a respeito, pode comentar!)



Sobre a apresentadora ANA HICKMANN: ela também chegou a afirmar na mídia que sofria com cólicas terríveis durante a menstruação e que, portanto, tomava medicação hormonal para não menstruar. Muitas pessoas imaginavam que ela poderia ser uma possível portadora de endometriose, até porque haviam rumores de que não conseguia engravidar naturalmente. Recentemente, Ana Hickmann fez uma FIV e engravidou, porém para surpresa de todos, ela deixou claro que precisou fazer a FIV porque “não tinha tempo de tentar engravidar naturalmente” (Portal do R7).  Como ela mesma não assumiu ter problemas com a endometriose, não podemos mais fazer esta afirmação, apenas deixa-la na lista de “rumores”.

ALGUMAS FAMOSAS INTERNACIONAIS 


A) MARILYN MONROE, foi uma atriz, modelo e cantora americana.


Marilyn pode ser considerada uma das famosas com endometriose mais conhecidas entre as portadoras. Isto porque quando procuramos "famosas" com endometriose no Google, a história dela sempre aparece!
Como todos sabem, Marilyn Monroe tinha apenas 36 anos quando morreu. Ela nunca teve filhos, embora tenha ficado grávida várias vezes. Ela sofreu aborto espontâneo em todas as suas gestações e, em pelo menos uma delas, teve uma gravidez tubária devido à endometriose grave. Há um boato de que ela entrou para a cirurgia com um bilhete colado na barriga, na altura do seu estômago, suplicando com os médicos para que não removessem seus órgãos reprodutivos. Embora haja muito mistério em torno de sua morte, muitos pensam que está indiretamente ligada à sua endometriose. A doença fez com que ela se tornasse viciada em analgésicos que por sua vez, agravava os seus problemas psicológicos. Em 1954, foram leiloados os exames de "raio X" que ela fez pelo valor de 54.000 mil dólares!

B) WHOOPI GOLDBERG, 58 anos, é uma atriz e comediante americana, cantora e compositora, ativista político, autora e apresentadora de "talk show" 

Ela descobriu que tinha endometriose na década de 70. Tomou medicações para fazer o tratamento. Ela tem uma filha, Alexandria, nascida em 1973.

C) PADMA LAKSHMI, 44 anos, é uma modelo, atriz, apresentadora e escritora indiano-americano.


Padma faz parte (como co-fundadora) da Fundação de Endometriose da América. Ela sofreu com a dor por mais de 20 anos e, antes de ser diagnosticada com endometriose, sempre ouvia que suas dores eram "imaginação da sua cabeça". Foi durante uma cirurgia que foi revelado que ela tinha dois cistos em cada um de seus ovários. Mesmo assim, Padma conseguiu engravidar de sua filha, Krishna, em 2010.

D) DOLLY PARTON, 68 anos, é uma cantora e compositora, atriz e autora. 


Foi durante uma turnê, em 1982, que ela foi levada para um hospital para fazer uma histerectomia parcial devido a endometriose.  Mais tarde, ela enfrentou um período de depressão e pensamentos suicidas por não ser capaz de engravidar.

E) HILLARY CLINTON, 67 anos, foi a 67a. secretária de Estado dos Estados Unidos.  


Por causa da endometriose, ela teve problemas para conceber seu único filho, Chelsea, nascido em 1980.

F) EMMA BUNTON, 38 anos, cantora, apresentadora de televisão e atriz britânica. Ela ficou conhecida por fazer parte do grupo pop Spice Girls. 


Foi diagnosticada com endometriose aos 25 anos e quando ouviu do médico que poderia ter dificuldade em engravidar, ficou muito assustada. Mesmo assim, ela engravidou e teve dois filhos, Beau, nascido em 2007 e Tate, nascido em 2011.

G) JILLIAN MICHAELS, 40 anos, é uma personal trainer americana e personalidade da mídia. Ela participa do programa "The Biggest Loser" que é exibido no Brasil através do canal de TV a cabo da Discovery Home & Health


 Jillian luta contra a infertilidade devido à endometriose ter bloqueado as suas trompas, mas ela tem dois filhos, Lukensia e Pheonix, um ela adotou e o outro é filho de seu parceiro. Ela diz que descobriu muito cedo que tinha endometriose e, também, ovários policísticos.

H) SUSAN SARANDON67 anos, é uma atriz norte-americana. 


Ela foi diagnosticada com endometriose em 1983 depois de sofrer de dor, sangramento e desmaios. Disseram-lhe que se quisesse ter filhos, teria que fazer uma cirurgia. Também foi receitado que utilizasse como tratamento pílulas anticoncepcionais e analgésicos. Ela conseguiu ter três filhos; uma filha, Eva, nascido em 1985, e dois filhos, Jack, nascido em 1989, e Miles, nascido em 1992.

I) ELISABETH OAS, 39 anos, é uma atriz americana. 


Ela foi diagnosticada com endometriose em 2009, quando começou a sentir dores muito fortes após sua segunda gravidez. Ela também sofre com  cistite intersticial  e disfunção do assoalho pélvico. Para conscientizar as pessoas a respeito das dores pélvicas, Elizabeth fundou, junto com outros profissionais, um programa de rádio chamado "The Pelvic Messenger" que discute questões que envolvem a dor pélvica crônica, doenças, síndromes e tratamentos.

J) CYNDI LAUPER60 anos, é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. 

Ela teve seu filho, Declyn, com 44 anos. Seu livro de memórias diz que "ela se tornou famosa, quando estava gravemente doente com endometriose".

K) PAMELA ANDERSON, 46 anos, é uma modelo e atriz canadense. 


Enquanto filmava "Barb Wire", Pamela  entrou em colapso no set de filmagens e foi levada às pressas para o hospital. Ela havia sofrido um aborto espontâneo e teve que passar por tratamento para endometriose. Ela tem dois filhos, Brandon e Dylan. 

-----------------------------------------------------------------

Na lista de famosas internacionais com endometriose, existem muitas outras mulheres, porém como nem todas são conhecidas entre nós, optei por não colocá-las.

Sobre as brasileiras, se você conhece alguma famosa que tem endometriose e que não entrou nesta nossa lista, comente neste texto, para que possamos sempre atualizá-lo!

Na verdade, eu acredito que existem muitas outras brasileiras famosas que têm endometriose, porém não comentam. É lógico que admitir ser portadora é um direito de cada uma, mas não podemos negar que quando as famosas falam que são portadoras, começa a existir todo um interesse da mídia em investigar melhor do que se trata esta doença e veicular informações a respeito. O que pode beneficiar muitas mulheres que tem os sintomas, mas nunca foram diagnosticadas. 

Porém, vale lembrar que o segredo em relação à doença não parece ser só das famosas. Muitas mulheres (em geral) também não gostam de revelar que têm a doença. Por inúmeros motivos! É claro que precisamos respeitar a decisão de cada uma, porém não podemos negar que quanto mais portadoras estiverem dispostas a contar sua história, compartilhar informações sobre endometriose e ajudar na divulgação da doença, maiores nossas chances de alcançarmos nossos direitos como portadoras de uma doença crônica, ainda sem cura e com muitas dificuldades para conseguir tratamento!

Por isto, quem estiver disposta a contar um pouco da sua jornada sobre a endometriose e, assim, colaborar com o GAPENDI para a divulgação da doença, envie-nos um e-mail com a sua história, para que possamos publicar em nosso blog! Email: gapendi@hotmail.com

Vamos aguardar!!

Até a próxima!
Equipe Gapendi
Fontes: 
www.google.com.br
Imagens: Wikipédia e Google Imagens

2 comentários:

  1. Legal isso,é bem triste estas histórias.Mas se descoberta cedo os médicos tem como nos ajudar,e é sempre importante buscar outras opiniões pois sempre hà controvérsias.Eu Tenho útero septado o primeiro médico que descobriu falou que eu não poderia ter filhos mas eu já estava grávida e nove meses depois eu tive gêmeas!!Eu só fiquei curiosa porque as atrizes dos anos 20,a maioria não tiveram filhos.BJS

    ResponderExcluir
  2. A Atriz Guilhermina Guinle afirmou o programa Caldeirão do Hulck que foi diagnosticada com Endometriose, segue link http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude/guilherme-guinle-revela-ter-sofrido-de-endometriose-conheca-doenca/

    ResponderExcluir