segunda-feira, 30 de junho de 2014

A PARTICIPAÇÃO DO GAPENDI AO “MOVIMENTO FERTILIDADE – DIREITO DE VIDA” E A PARCERIA COM O PROJETO “TRATAMENTO DE INFERTILIDADE PARA TODOS”




Como anunciamos na postagem anterior, ocorreu ontem, em São Paulo, o lançamento do “Movimento Fertilidade – Direito de vida”, promovido pela ONG “Orientavida”. O evento contou com as importantes participações de Patricia Figueiredo (Coordenadora Nacional das Ações de Saúde Feminina da Orientavida), do Dr. Newton Busso (médico ginecologista, presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da FEBRASGO) e da Deputada Federal Mara Gabrilli. 

O GAPENDI também esteve presente para demonstrar todo nosso apoio e empenho nesta luta: a luta para que tenhamos tratamento de infertilidade para todos! 

Fabíola Rocha, Dr. Newton Busso e Luciana Diamante
Deputada Federal Mara Gabrilli e Fabíola dando seu depoimento

Tivemos o depoimento de nossa amiga e participante do Gapendi, Fabíola Rocha, portadora de endometriose que vem lutando contra a infertilidade há alguns anos.

Fabíola já realizou 5 FIVs, gastou em torno de 80 mil reais e ainda continua na luta, pois não conseguiu seu tão sonhado “positivo”. Ela nos revelou que todo salário que recebe, utiliza para pagar as tentativas de FIV, mesmo tendo Plano de Saúde!

O apoio de Fabíola e seu marido 
Assim como ela, sabemos que muitas mulheres com endometriose e que necessitam dos tratamentos de infertilidade, estão gastando o que têm e o que não têm para dar prosseguimento ao seu tratamento (sim, porque o tratamento para engravidar faz parte do tratamento da endometriose) e também para terem o direito de gerar um bebê!

Para falarmos um pouco em números, segundo a Organização Mundial de Saúde no Brasil, 1 em cada 10 casais apresentam problemas de fertilidade. Isto revela que aproximadamente 278 mil casais brasileiros têm dificuldades para gerar um filho.

Vale lembrar que, como dissemos na postagem anterior, a infertilidade é considerada como uma doença! Portanto, supõe-se que os tratamentos para a mesma deveriam ser acessíveis a todos, tanto através do SUS quanto através dos Planos de Saúde! “Deveriam”, mas não são!

E olha que os tratamentos existem! E muitos! E estão em constante estudo! Ouvimos e lemos quase todo ano sobre as novas pesquisas nesta área da infertilidade! Avanços, novas tecnologias, novos métodos! Ou seja, existe muito investimento no campo da infertilidade. Mas, nós perguntamos: Para quem são estes avanços? Quem se beneficia deles? Os valores são acessíveis a todos, ou a uma pequena minoria?

Sabemos a resposta para estas questões, aliás, quem sofre com a infertilidade conhece muito bem a “DOR NO BOLSO”, sabe o quanto dói fisicamente, emocionalmente e financeiramente realizar uma FIV, por exemplo! Isto para não falar na total inacessibilidade aos avanços nesta área, como por exemplo, em relação aos exames genéticos nos tratamentos de fertilização (PGD, FISH, a-CGH, SNP com apoio parental, entre tantos outros métodos e exames modernos) que muitas vezes são necessários, porém impossíveis de serem realizados pelo altíssimo custo.

Está na hora de mudarmos esta realidade! Para isto, precisamos nos unir! Pois, esta não é a luta só de um grupo, de uma ONG, de uma entidade... Não! Esta é uma luta de todos que sofrem com a infertilidade! Por consequência é uma luta das portadoras de endometriose também, afinal nossa doença é uma das principais causadoras de infertilidade entre as mulheres. Aliás, quando fundamos nosso grupo, desde o início, tivemos também o cuidado de colocar a “infertilidade” no nosso nome, por conhecermos e vivermos de perto esta realidade.
Por isto é que acreditamos e oferecemos nosso total apoio a estas iniciativas: Movimento Infertilidade – Direito de Vida e ao Projeto Tratamento de Infertilidade para Todos. O GAPENDI está pronto para divulgar e chamar todas as portadoras de endometriose para também participar desta luta! Vamos mostrar quem somos, o quanto sofremos e o quanto merecemos ter um tratamento digno, de qualidade e acessível!


 E temos mais uma novidade, semana passada fechamos uma parceria com o projeto "Tratamento de Infertilidade para todos" e estaremos juntos em Agosto para mais uma luta nesta causa! Desde já contamos com a colaboração e presença de todas!!

Agradecemos à Priscila Torres (Fundadora e Diretora dos Blogueiros da Saúde) por ter nos convidado a participar do lançamento deste Movimento! Estamos juntas nesta luta!!!

Continuem acompanhando o nosso blog para maiores informações e participem!!!!


Vamos nos unir! Unidas somos mais fortes na luta contra a Endometriose e a Infertilidade!

Até a próxima!!

Equipe Gapendi

Nenhum comentário:

Postar um comentário