quarta-feira, 7 de maio de 2014

ESPECIAL DIA DAS MÃES: Conheça a história da Endomamãe: Thaila Fernandes

Hoje vamos conhecer mais uma história de superação: da carioca e participante do GAPENDI, Thaila Fernandes

Assim como muitas portadoras, Thaila descobriu a endometriose quando parou de tomar o anticoncepcional para tentar engravidar. Após passar por muitos médicos que não souberam diagnosticá-la, ela finalmente descobriu o motivo de sua infertilidade: uma endometriose severa! 

Mesmo ouvindo dos médicos que só engravidaria através da FIV, ela não desanimou. Correu atrás de um médico especialista para fazer seu tratamento e, quando parecia que tudo iria dar certo, acabou passando por uma experiência que nenhuma tentante quer passar: o aborto! 

Mesmo assim, com o apoio de seu Endomarido, se reergueu e continuou firme e forte em seu objetivo! 

Leiam abaixo, como Thaila conseguiu realizar o seu sonho de se tornar um endomamãe. A história dela servirá como incentivo e esperança à muitas tentantes!




"Meu nome é Thaila, tenho 32 anos e minha historia com a endometriose começou entre o final de 2009 e inicio de 2010, quando decidi parar de tomar o anticoncepcional para engravidar. Com isso os meses foram passando e nada de um positivo. Só as cólicas que foram voltando e o ciclo ficando mais forte. Tomava anticoncepcional desde os 13/14 anos, pois sempre tive cólicas fortes e os médicos que fui, na época, passaram um anticoncepcional para regularizar o fluxo, que tomei até então. Realmente as cólicas diminuíram e por meses até sumiram. Mas, hoje sei que tinha endometriose desde então, e que o anticoncepcional serviu para mascarar os sintomas durante anos.

Quando foi em meados de 2011, já preocupada, pois não conseguia engravidar, fui a um ginecologista que tratava também de infertilidade. Ele disse que podia ser normal, mas me passou um exame de histerossalpingografia (que deu normal), ultrassonografia (normal) e me receitou o Clomid + Ovidrel.

Fiquei encucada e não tomei a medicação, já com os exames fui procurar outro ginecologista. Nesta médica, expliquei novamente toda a minha situação e disse que estava há praticamente 2 anos tentando e nada e que voltei a ter cólicas fortes no 1° dia do ciclo. Ela me passou a Ressonância, mas isso já em dezembro de 2011. Fui, então, diagnosticada com endometriose severa e soube que eu só conseguiria engravidar por FIV. Meu mundo parou naquele momento, sai da consulta muito mal, querendo sumir. Ela me indicou uma especialista em vídeo e uma clinica de fertilização, para ver se no meu caso valeria a pena operar antes da FIV.

Fui nessa medica e a mesma disse a mesma coisa, “gravidez só por FIV” e que achava que eu não deveria fazer a vídeo no momento, por causa da reserva ovariana. Disse, ainda, que operava só no particular com a equipe de outro médico e que a minha cirurgia iria sair por volta de uns R$27.000,00. Mediante a isso, marquei uma consulta na Clínica de Fertilização, onde ouvi a mesma coisa, e sai de lá com um orçamento para FIV no valor de R$20.000,00.

Foi aí que, mesmo esgotada emocionalmente, resolvi ir a mais um medico (indicado anteriormente por uma conhecida). Já na 1° consulta ele me acalmou e disse que eu engravidaria sim e sem tratamento, que faríamos uma Videolaparoscopia (já sai de lá com ela marcada) e que tudo se resolveria. Explicou-me que não adiantava fazer uma FIV direto (mesmo que desse certo), pois eu precisava cuidar da minha saúde em 1° lugar, que realmente meu caso precisava de uma cirurgia por Vídeo. Tanto eu quanto meu “endomarido” (que foi e vai comigo em todas as consultas) saímos de lá muito confiantes e vimos que ainda existem médicos de bom coração, que trabalham por amor à profissão e não ao dinheiro.

Feito os exames necessários para a Vídeo, operei dia 14/08/2012. Segundo o meu médico, a coisa estava feia, tudo aderido, mas graças a Deus não precisei tirar um pedaço do intestino. Porém, tinham endometriomas nos dois ovários, no ligamento uterosacro, peritônio e aderências em todos os lugares (trompas, ovários... enfim tudo grudado mais intestino).
Depois da Vídeo, o ginecologista me deu de 4 a 6 meses pra tentar, caso não conseguisse entraria no Zoladex. Em janeiro de 2013 nada de gravidez, teria que tomar o Zoladex, porém tomei uma decisão por conta própria: não tomaria o Zoladex e ficaria o ano de 2013 tentando, pois mesmo sabendo do risco da endometriose voltar, a vontade de ser mãe era ainda maior!



Foi quando em abril veio o tão sonhado positivo, mais no inicio de Maio, tive um sangramento e uns 10 dias depois (fiquei de repouso absoluto, tomando medicação pra segurar), mas mesmo assim tive um aborto espontâneo (com 8 semanas). Fiquei arrasada, nesse tempo todo só sabia chorar e rezar para nada acontecer. Porém, essa foi a vontade de Deus e vi que ainda não era meu momento. E como sempre, o meu ginecologista me fez enxergar de outra forma, ele disse que isso serviu pra provar que eu era sim capaz de engravidar normalmente e que não desistiria de mim. Isso me deu mais força para continuar tentando.

Foi quando em novembro de 2013 veio outro positivo. Hoje já estou com 30 semanas a espera do meu milagre: Pedro. Sei que a minha luta com a endometriose não acaba por ai, que apenas venci uma batalha dessa guerra, mas que ainda tenho uma vida inteira pela frente para combatê-la. Assim que meu filho nascer, volto a focar nela, e assim continuar meu tratamento.

Mas o que queria falar pra vocês é: Não desistam. Tudo acontece no tempo certo, tempo esse que não somos nós que escolhemos. Deus sabe o que faz, e não da um fardo maior do que podemos carregar. Temos que aceitar e entender a vontade de Deus e nunca perder a fé. Além de seguir com o tratamento e procurar sempre um ginecologista especialista que te passe confiança. Nem que para isso tenhamos que trocar de medico umas 1000x!"


Agradecemos imensamente à Thaila por dividir conosco sua história de superação e luta! Vale lembrar que mesmo grávida, Thaila não deixou de colaborar para a divulgação da endometriose. Esteve presente em todos os eventos do GAPENDI feitos no Rio de Janeiro, inclusive no último AbracEndo, onde também participou nos ajudando a distribuir panfletos para conscientização da Endometriose! Com certeza, ela é um grande incentivo e exemplo de força e determinação para todas as tentantes!

E não percam! Amanhã teremos mais uma linda e emocionante história de uma endomamãe muito especial! Vocês vão se emocionar!

Até lá!

Equipe Gapendi
Luciana Diamante
Marília Gabriela


5 comentários:

  1. Linda história! Thaila, parabéns por sua persistência!! E GAPENDI obrigada por nos trazer estas histórias tão incentivadoras! Beijos e forças para todas nós! Vamos conseguir ser mamães!!

    ResponderExcluir
  2. Linda historia.me emocionei.pois estou vivendo a msm situaçao.fiz video em dez/2013. E as colicas nao passaram.e dores lombares incapacitantes.tomei 3 cxs de alurene.e nd. Meu medico indicou tentar engravidar , mas no primeiro mes de tentativa surgiu um cisto de corpo luteo q doi horrores.agora meu medico sugeriu tomar Zoladex. Porem estou com medo. Parabens pela gravidez. Que Deus os abençoe como Familia.

    ResponderExcluir
  3. Que bela historia! Que so vem pra nos acrescentar e nos dar a certeza que pra Deus nada é impossivel e que nao devemos nunca desanimar!!!!

    ResponderExcluir
  4. linda história... fiquei com bastante esperança agora :)

    ResponderExcluir