sexta-feira, 4 de abril de 2014

HISTÓRIA DA NOSSA AMIGA JANETE PEREIRA

Olá!!!

Hoje nós vamos contar a história da nossa amiga Janete Pereira!! Ela, assim como muitas de nós, sempre sentiu cólicas fortes e incapacitantes no período menstrual mas que sempre foram negligenciadas pelo então seu médico. Depois de muito sofrer com elas e também com a dificuldade para engravidar, a Janete foi submetida a duas videolaparoscopias que não acusaram nada!
Importante ressaltar que ela não recebeu o video da sua cirurgia, coisa que nós do GAPENDI sempre alertamos!!! É imprescindível que a mulher receba o CD ou as fotos com as coisas que foram feitas na sua cirurgia. Isso nos dá segurança e certeza do que de fato foi feito no centro cirúrgico.  Até porque isso é um direito nosso!!! Portanto, meninas, exijam o laudo junto com o CD ou as fotos da sua cirurgia!!
Pensam que a história termina aqui?! Não mesmo!! Vale a pena ler e conhecer um pouco da história da nossa amiga!! Acreditamos que muitas vão se identificar!!

"Sempre tive cólicas horríveis desde minha primeira menstruação, mas como a gente sempre escuta dos mais antigos, que é hereditário, que quando tiver filhos passa a gente cresce com isso. Mas as cólicas pioraram quando resolvi tentar engravidar, já com dois anos de casada, isso foi em 2006. Desde então confiei nesse médico que achava que me ajudaria, este me aconselhou a parar as pílulas e aguardar no máximo até um ano e meio que era normal para quem toma anticoncepcional por muito tempo. 
No começo de 2008 começaram meus exames, já que até ali nada de gravidez, e, eu sempre reclamando de fortes cólicas, principalmente depois que parei com as pílulas. Cólicas que faziam eu perder dia de serviço, chegava até desmaiar e claro o final era sempre hospital...isso foram vários meses, ai  o tal medico, após vários e vários exames, sugeriu a minha primeira videolaparoscopia como diagnostica.


Fiz a video no final de 2008 e pra minha surpresa nada de endo, nada de anormal, já havia feito vários exames do meu marido e tudo ok com ele, o que nos levou a pensar que de fato o problema era comigo.
Bom, após tudo isso, esse tal médico achou melhor me encaminhar para o Centro de reprodução humano na Unicamp. Mais uma batalha, de idas e vindas, fui diagnosticada como Infertilidade sem causa e consegui entrar no plano de I.A. ( inseminação artificial ). Conseguimos a nossa primeira tentativa em outubro de 2011, lembrando que, dentre esse tempo, fora as cólicas que continuavam, tive vários episódios de infecções urinarias, renais, e nada de achar a causa.
Bom, a primeira tentativa nada! A segunda foi em janeiro de 2012....naaada...e outra infecção urinaria, mais um mês de tratamento e a última tentativa da I.A. em maio de 2012! Essa já sai na certeza de que não daria certo mesmo, pois a dor que senti na hora foi horrível nem a médica que fez entendeu a dor que estava sentindo, resultado, ao levantar da maca, senti que estava tudo acabado.O trajeto de volta pra minha casa nesse dia foi o pior de todos, vim chorando de Campinas a Limeira e tendo sempre ao meu lado me dando apoio meu marido, minha metade, não sei se aguentaria tudo isso sem ele.



Dai em diante, as dores pioraram, meu intestino simplesmente parou, mesmo tendo o intestino preso, sentia que algo estava errado. Já desanimada, voltei ao tal ginecologista de sempre ele achou melhor me encaminhar para um especialista e ver o que estava acontecendo. Procurei então um gastro que já solicitou de cara uma colonoscopia e para minha surpresa e graças a Deus tudo normal. As dores continuavam, ter relação então já era um sacrifício, pois além das dores sangrava muito, todas às vezes. E eu sempre escutando do tal medico isso é normal, mulher tem que acostumar com cólicas, suas dores são uns dos 150 sintomas das cólicas, você não tem endometriose, isso não é endometriose e pior de tudo foi escutar dele que deveria me cuidar psicologicamente, pois tudo isso era stress e do meu psicológico por não conseguir engravidar.....sair arrasada do consultório. 
Resolvi procurar outros médicos e nada sempre o mesmo papinho. Acabei por desistir um tempo, esquecer pois já achava que era psicológico mesmo. Comecei então eu e meu marido a fazer acupuntura e realmente o medico conseguiu aliviar um pouco minhas dores, resolvemos fazer um tratamento para o casal. Mas, em dezembro de 2012 tive uma forte infecção de rim e que foi pro sangue que fez com que eu e meu marido passássemos o natal no hospital. Procurei um nefrologista fiz vários exames e pra minha surpresa nada, tudo normal e ele pediu para eu voltar no meu medico e disse que era para pedir ao medico que verificasse a possibilidade da endo.


Em janeiro de 2013 voltei ao tal medico e relatei tudo e ele resolveu partir para uma segunda video, porém, insisti várias vezes para que ele pedisse uma ressonância, já que era o único exame q ainda não tinha feito e escutei dele que não era necessário no meu caso e que esse exame era muito perigoso pra mim e que era melhor não fazer, novamente acreditei nele, já que ele me conhecia há oito anos. 
Bom, após ter a confirmação de que não tinha mais nada da infecção renal ele marcou a video para maio desse ano, vou eu e meu maravilhoso marido passar novamente por todos os preparativos para internação, dia 09/05/13 já no quarto recuperando da anestesia que me causa uma enxaqueca terrível, entra o tal medico falando com meu marido que ocorreu tudo OK e que NÃO TINHA NADA DE ENDOMETRIOSE, fiquei decepcionada com a resposta mas ao mesmo tempo aliviada. Ele falou ainda que tirou algumas aderências e alguns pólipos no colo do útero e que no dia seguinte iria me dar alta. Meu marido, sempre ao meu lado, me acalmou e disse que estaria tudo bem daqui pra frente e que nosso sonho logo logo iria se realiza. Passados dez dias voltei ao consultório dele para retirar os pontos e perguntei sobre a biopsia dos pólipos e me assustei ao ouvir dele que não havia tirado nada e eu insisti que tinha uma laudo que deveria me dar. Aiii que ele foi lembrar o que tinha feito. Desse momento senti que não deveria ter feito essa video e muito menos ter confiado tantos anos nesse que se dizia um especialista nessa área da endo e video. Sai do consultório já chorando de raiva. 
Voltei pra casa e falei para meu marido que ira esperar um mês para ver o resultado da video e já iria procurar outro medico. Dito e feito, menos de um mês as dores voltaram, o sangramento piorou principalmente na relação e só por desencargo liguei para esse tal medico e fui obrigada a ouvir dele " que era tudo normal, pois a video era recente para eu ter paciência que ira passar". Mais uma vez chorei muito e estava com medo de entrar em depressão, mas graças ao meu marido e meus pais e familiares sempre me apoiando eu conseguia me controlar. 


A luz começou a brilhar no fim do túnel quando marquei uma consulta com um ginecologista que conheci no dia em que fiz a ultima video e resolvi passar com ele. Este era o medico da minha companheira de quarto e achei ele bem atencioso e resolvi arriscar. Pois ai as coisas começaram a ter uma luz no fim do túnel, já na primeira consulta em agosto deste ano,  depois dele ouvir todo a minha historia de vida ele resolveu me examinar e ai senti que tinha algo de errado, alias, ele sentiu uma pequena formação de um tumor no fundo da pelve ou conhecido como " Saco de Douglas " tentou novamente o toque, mas nessas horas eu já não estava segurando o meu choro de dor. Ele me explicou que poderia ser uma endometriose formada ali e que precisaria urgente começar a tomar o Allurene pois para amenizar as dores eu não poderia menstruar pro um tempo e falou que era pra adiar um pouco mais a minha tão sonhada maternidade mas que depois que terminasse toda a investigação do que era aquilo ele fazia questão de me ajudar ao tratamento da minha tão sonhada gravidez.
Comecei a tomar nesse mesmo dia o Allurene e já me pediu vários novos exames e inclusive a tão sonhada Ressonância Magnética e consegui com que meu plano de saúde autorizasse em menos de três dias  e já consegui agendar na mesma semana da autorização. Já estou na segunda caixa do allurene, já passei por quase todos os efeitos colaterais, inclusive as terríveis dores de cabeça, mal estar, sangramentos, seios inchados e doloridos mas as dores diminuíram 70% e ele não deu previsão de quando vou parar de tomar. Porém agora estou tento fé de que estou no caminho certo. 
Bom, há três semanas atrás fui pegar o resultado da R.M. e não consegui esperar até chegar no medico e abri o resultado ali mesmo no carro saindo da clinica. Meu mundo desabou! Chorei e ri ao mesmo tempo! Estava ali o resultado "Endometriose profunda já com comprometimento de parte do intestino". Comecei a chorar de raiva de ter perdido tanto tempo com o outro tal medico e ri por ter descoberto a causa de todos os meus problemas.
Voltei ao consultório do novo médico, um anjo, e ele me explicou todo o exame e o resultado que eu já tinha lido. Ele foi muito sincero e me disse que teria que passar por uma nova cirurgia só não sabia qual seria agora, outra laparoscopia, laparotomia e já de imediato ligou para um outro medico ali mesmo, amigo dele um especialista em cirurgias de retirada de endo e dono de uma clinica de reprodução humana aqui da região. Explicou tudo para ele e fez uma carta de encaminhamento e já marcou a consulta com esse outro medico o qual também vou chamá-lo de anjo.


Pois bem, consegui a consulta bem rápido, e la fomos eu e meu marido conversar com esse novo anjo e  esclarecer todas as duvidas, riscos pois como o medico disse terei que passar por uma nova video e que precisaria de mais dois especialistas com ele no dia da cirurgia para ver até que grau o meu intestino está comprometido e disse que apesar do risco de uma laparotomia ele vai fazer de tudo para que eu não sai com uma colostomia. Pediu para que eu ficasse tranquila que agora descobriu a causa de tudo. Ele até agora não entendeu  como o outro medico não viu a gravidade dessa  lesão, já que tinha feito duas vídeos.  
Operei pela terceira vez em outubro/13, cinco meses após a segunda vídeo e desta vez, mesmo passando por todos os procedimentos  me senti muito segura e ao final da cirurgia que , graças a Deus foi mesmo por vídeo,  estava tudo ok. A lesão não perfurou o intestino, porém, ela esta no músculo do reto e o medico conseguiu amenizar as aderências e partir para uma quarta vídeo após tratamento com Zoladex. 
Hoje já estou na segunda dose da injeção, me sentindo muito bem, sem dores, voltei a ter uma vida sexual normal, sem dores e sangramento, mesmo tendo alguns efeitos colaterais , digamos chatinhos, mas mesmo assim, sei que é por uma boa causa . Desde então, passo por esse médico “ anjo “ todos os meses para acompanhamentos, e nessa ultima consulta que tive nesse mês de março/2014 ele já me pediu um novo ultrasson e assim que estiver pronto voltarei la e ele ira fazer os exames de toque par a ver se a lesão já estará bem menor e já providenciar a papelada para a  próxima vídeo, que espero ser a última, e também espero que o meu plano de saúde libere sem problemas, já que desta vez será para retirar todas da endo. Vamos aguardar!


Olha, com o apoio do meu marido, resolvemos que vamos encarar mais essa cirurgia e mais, como o medico mesmo disse que após tudo isso, ele vai fazer uma reunião com a gente e que conforme for,  me encaminhar para a realização do nosso sonho, já que até la terei meus 40 e poucos anos e devido a idade só com a F.I.V. ou de repente Deus me abençoe naturalmente. Mas tenho fé em que se Deus  colocou esse dois profissionais na nossa vida e que apesar da decepção do outro tal medico, que com a justiça seja divida ou não, ele vai responder por todo meu sofrimento . Eu ainda tenho esperança de que tudo isso um dia será passado, que Deus escreve certo pro linhas tortas e que na vida da gente nada acontece por acaso e a minha hora é agora.
Hoje, posso assim dizer que estou mais calma, com medo, mas ciente de que logo logo tudo ira se resolver e que o importante é termos sempre o apoio da família e nunca desistir por mais difícil que seja a caminhada, por mais desanimador que ela nos mostre Deus sempre está presente pois ele nunca nos desampara.
Quero agradecer novamente ao Grupo GAPENDI por essa oportunidade e que num futuro próximo possamos ter a cura definitiva dessa doença tão terrível que atinge nós mulheres."

Agradecemos muito a Janete por compartilhar conosco a sua história de força e perseverança!!
Se você também quer nos contar a sua história de luta com a doença, escreva e mande para o gapendi@hotmail.com
Teremos o maior prazer de publicar aqui no nosso blog!!

EQUIPE GAPENDI
Marília Rodrigues
Luciana Diamante

5 comentários:

  1. Eu tenho endometriose, descobri em 2012 , tinha q ter feito cirurgia mais na epoca estava me divorciando e não pude usar o convênio. Ainda não vfiz a cirurgia e como sabem meninas todos os meses vivo as mesma coisas sinto febre, dores e vomito tudo q como....isso me prejudicou muito, princupalmente meu casamento mais na vdd acho q estava ao lado da pessoa errada...mais desejo a nós muita fé em Deus e acreditar no proposito dele..hoje vejo q foi melhor pois não cuido nem de mim direito...sempre tive diário e gostei de escrever e escrevo poemas....e até brinco q Deus não me deu a graça de ser mamãe pq no meu corpo de fértil eu só tenho a mente....rsrs por que só quem tem pra saber a dor que é não só fisica mais a alma tmb. Bjuuh a todas as mulheres q vivem nessa luta...

    ResponderExcluir
  2. A mesma coisa aconteceu comigo, mas a minha médica de anos sabia q eu tinha endo e sempre disse q eu teria q conviver com as fortes dores, q era algo normal e que não tinha jeito. Ela tb nunca quis pedir os exames de RM e ultrassom com preparo intestinal, pois dizia q não teríamos nenhuma novidade e q já sabíamos a causa das minhas dores. Até que depois de 6 anos, uma cirurgia aberta e uma video, tomei coragem e mudei de médico... esse novo médico de cara já pediu todos os exames possíveis e imaginários, oq tb me deixou muito confiante e feliz. Após os exames, descobri q minha endo é profunda e que além dos ovários, ela tb está em duas partes do intestino... agora após 6 meses de descobrir qual o real motivo e grau da minha endo, estou em momento de decidir oq fazer... operar e correr todos os riscos de uma cirurgia grande ou tentar engravidar e ter q suportar as dores que são severas... mesmo com essa decisão, eu sou grata a Deus por ter colocado o Dr. Rogers Camargo Mariano em meu caminho, esse médico é muito humano e carinhoso, ele realmente ama oq faz... recomendo!!! Um bjao e muita força a todas endoguerreiras!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais você pode nos informar o contato do Dr. Rogers e/ou onde ele está atendendo?

      Excluir
  3. Só consigo chorar, pois ver um caso tão parecido com o meu dói profundamente! Médicos despreparados inclusive na especialidade na qual estudam é muito triste! Também fiz uma video na qual somente foi constatado aderências, entretanto, após uma FIV mal sucedida, um simples ultrassom com um excelente profissional detectou e me deu o diagnostico mais temido: endometriose profunda com comprometimento do intestino. Agora vou voltar à minha médica para ver qual serão os procedimentos a serem adotados! Muita força para nós!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de receber os contatos dos médico e ajudarão Janete pois tenho o.mrsmo problema
    esimao@ymail.com

    ResponderExcluir