terça-feira, 17 de setembro de 2013

ResponENDO: Pergunte ao Doutor!!


Olá!!!

Estamos recebendo bastante emails para a sessão "RespondEndo: Pergunte ao Doutor", sinal de que vocês estão gostando!!!  Estamos tentando encaminhar para nossos médicos parceiros e publicar aqui no blog com mais frequência! Por isso mesmo, hoje, nossa postagem traz o nosso médico parceiro do GAPENDI Dr. Edvaldo Cavalcante, ginecologista especialista em Endometriose da Clinica Paulista de Cirurgia Ginecológica.

Essas perguntas foram enviadas tanto para o nosso e-mail quanto deixadas nos nossos grupos no Facebook!! Nesse post, vamos tirar dúvida entre o Qlaira e o Allurene; bem como responder se é normal quem tem endometriose sentir tanta dor nas pernas e na lombar!

Uma pergunta que chegou pelo e-mail questiona a ligação da Enxaqueca com a Endometriose. E outra sobre a ingestão de anticoncepcionais a base de Progesterona e o avanço da Endometriose. Por fim, uma pergunta que vemos com muita frequência nos grupos: "Quem já fez videolaparoscopia e cauterizou focos da endometriose, tem possibilidade dela voltar?"

Lembrando que cada caso é um caso e a avaliação médica é fundamental para um bom tratamento! Nenhuma das respostas contidas aqui no blog não descartam a necessidade de procurar um médico especialista em Endometriose. 

Quem desejar ter sua pergunta respondida por um dos  médicos especialistas parceiros do nosso grupo, entre em contato conosco através do e-mail: gapendi@hotmail.com 


1 - Qlaira tem o mesmo efeito do Allurene?

Dr. Edvaldo Cavalcante: Não, Qlaira é um anticoncepcional com dois  hormônios,  Estrogênio (Valerato de estradiol) associado com  Progesterona (dienogeste). O Allurene possui apenas a progesterona dienogeste e segundo o fabricante não pode ser usado como contraceptivo.

2 - Suspender a menstruação através da ingestão de anticoncepcionais, principalmente, a base somente de Progesterona, evita com que a endometriose profunda avance?
  
Dr. Edvaldo Cavalcante: Na realidade, a administração do anticoncepcional de uso contínuo com progesterona, possui duas finalidades distintas: inibir o ovário na produção cíclica de hormônios e consequentemente diminuindo o estímulo hormonal no tecido endometriótico e atuar diretamente no tecido endometriótico, inibindo o seu  crescimento.

3 - É normal a endometriose causar dores lombares e nas pernas?

Dr. Edvaldo Cavalcante: O processo da dor é complexo, e podemos sim observar dores em locais distantes do foco de endometriose.  Por isso que  em certos  casos há grande dificuldade de correlacionar o local exato da origem da dor.

4 - Enxaqueca tem ligação com a endometriose? Já existe algum estudo sobre o assunto?

Dr. Edvaldo Cavalcante: Há estudos  que observaram maior prevalência de  enxaquecas em mulheres com endometriose. Segundo o estudo a seguir com 20.220 pacientes com endometriose e 263.767 controles sem endometriose. Analisou-se a prevalência de enxaqueca nestas mulheres. Os resultados revelaram que pacientes com endometriose eram mais propensas a sofrer de enxaquecas em relação aos controles. (PLoS One. 2012;7(3):e33941. doi: 10.1371/journal.pone.0033941. Epub 2012 Mar 19.)
Em outro estudo, com 108  mulheres, observou-se que a  enxaqueca é comum em mulheres com dor pélvica crônica, independentemente da endometriose. A forte associação sugere uma fisiopatologia comum. (Fertil Steril. 2011 Mar 1;95(3):895-9.)
           
5 - Quem já fez videolaparoscopia e cauterizou focos da endometriose, tem possibilidade dela voltar?

Dr. Edvaldo Cavalcante: Quando opta-se em  cauterizar as  lesões de  endometriose  ao invés de retirá-las, provavelmente haverá maior chance de  retornar a doença. Há lesões que apresentam maior penetração (profundidade) e não tem como saber se houve destruição de todas as células


Até a próxima!!!

Equipe GAPENDI
Luciana Diamante
Marília Rodrigues

21 comentários:

  1. gostaria de saber sobre a endometriose no peritonio si atrapalha engravidar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga!!! Vamos ta encaminhando sua pergunta para um dos nossos médicos especialista, ok?!!
      bjao

      Excluir
  2. fiz a videiolaparoscopia e deu endometriose grau 1 no peritonio isso atrapalha engravidar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga!!! Vamos ta encaminhando sua pergunta para um dos nossos médicos especialista, ok?!!
      bjao

      Excluir
  3. tenho 36 anos fiz a vídeo laparoscopia e cauterização tomei a injeção zelodez 10,8 jase faz 6 meses e minha mestruação nada o medico falou que jamais posso engravidar pelo método mornal sou fumante pode aumentar as fumante a endometriose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga!!!
      As vezes a menstruação demora para descer após o uso do zoladex 10,8. Mas tenha certeza de que em breve ela chegará.
      Sobre você jamais engravidar pelo método normal, você tem as duas trompas? Seria interessante saber como estão as trompas.
      Sobre a questão do uso do cigarro, vamos encaminhar sua dúvida para um dos nossos especialista, certo?
      bjao

      Excluir
  4. Olá meu nome é Luciene tenho 30 anos. Há 4 anos tento engravidar sem sucesso, e há 3 anos foi descoberto 5 miomas, sendo um subseroso de 7cm. E tb endometriose profunda. Foi então que o cirurgião ginecológico me mandou tomar Zooladex 10,8. Tomei 3 doses. Só que ela não diminui nada o mioma maior, o menor sumiu. Daí partimos para cirurgia de Laparotomia Exploradora no dia 17/08/2013. Onde foram tirados 3 miomas, mais ficou 1. Daí no dia 20 comecei a tomar allurene. Só que li a bula e estou confusa. O allurene eh pra controlar a Endometriose, só que isso não vai aumentar o tamanho dos miomas? E depois que parar vou conseguir engravidar? Pois desde já tem 11 meses que não tenho menstruação por conta da Zooladex, e agora o allurene

    ResponderExcluir
  5. Oi, tenho endo profunda e suspendi o anticoncepcional para tentar engravidar pela primeira vez. Foi ótimo ter de volta meu período fértil, mas queria saber quais são riscos que eu estou correndo? Faço bem em tentar? Tenho 30 anos e sou recém-casada. Só agora eu comecei a sentir fortes dores durante o ato sexual. Volto ao tratamento? Meu médico só me fornece respostas vagas e não consigo me decidir.

    ResponderExcluir
  6. oi sou ana Paula tenho endometriose profunda preciso mt da ajuda do dr. Edvaldo como faço pra entrar em contato com ele?

    ResponderExcluir
  7. oi sou eu aa Paula qro saber se o dr. pode me ajudar a fazer a cirurgia o mais rápido possível pois não aguento mais o resultado da minha ultra transvaginal com trato intestinal foi este: conclusão endometrioma em ovário direito espessamento de ligamento uterossacro a direit(endometriose profunda) endometriose intestinal cisto simples em ovário esquerdo processo aderencial entr ovários e útero processo aderencial entre ovário direito segmento retossigmoide e útero ovários de dimensões aumentadas nodlo intestinal (cm) 3,4+1,2+8,1 cm porcentual acircunferencia de alça acometida 50% por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom sou a Kelly, tomei Allurene por 5 meses, já faz um mês que parei e até agora nada de desce a menstruação por favor se alguém já passou por isso me ajude, ou eu posso ter engravidado, pois a única coisa que percebi depois que parei com o remédio é que os meus seios estão inchados. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa tarde!

      Meu nome é Vanessa e eu sei que esse comentário já tem tempo, mas como foi? Estou passando por essa situação de não descer a M. com 1 mês sem Allurene depois de 6 meses e achar que estou grávida. É uma tortura psicológica pensar assim.
      Obrigada.

      Excluir
  9. Ola meu nome e Joice tenho 26 anos tento engravidar a 5 anos e a 4 meses descobri q tenho endometriose, minha medica passou pra mim tomar Q-laira durante 3 meses sem parar...segui as instruçoes dela...o ultimo comprimido q tomei foi a 21 dias atras, e ate agora minha mesntruaçao nao veio...com 15 dias de atraso fiz um exame de sangue e deu negativo para gravidez...o q pode esta acontecendo??? Sera q pode me ajudar..estou em panico!!!! obrigado

    ResponderExcluir
  10. Christina
    Boa noite galera! tenho 47 anos, desde agosto de 2011 descobri que tenho endometriose e vários miomas no útero, fui em alguns médicos e todos diziam que teria que fazer histerectomia total, bom desisti desses médicos todos dos Sus por sinal. Comecei a pagar um plano de saúde e então, comecei tratamento com zoladex por um 6 meses depois o médico me passou allurene, tomei uns 3 meses, mas não estava adiantando, os miomas estavam crescendo, só não sentia as dores, inchei um pouco sim, mas nada fora do normal durante esse tratamento, dai meu médico falou em histerectomia e me deu todo o direito de ter uma segunda opinião, então procurei outro médico indicado, por uma amiga, ele fez histerectomia com esse médico mas segundo ela, ele não queria fazer histerectomia, só faria se fosse em último caso…fui nesse médico fui super bem atendida, levei todos os exames que fiz, ele já na primeira consulta marcou a cirurgia para a retirada dos miomas e tb o ovário esquerdo que estava com endometriose, mas ele me deixou bem explicado que só faria histerectomia se por acaso os miomas tivessem alguma artéria que os alimentava, pois não tem como parar o sangramento e assim sendo, a histerectomia seria o mais viável… fui confiante que tudo daria certo, apesar da minha idade, eu não queria fazer histerectomia, a cirurgia foi realizada em 30/05/14, estou ainda de repouso e graças a deus não tive nenhuma hemorragia e ele disse que retirou o ovário esquerdo e retirou todos os miomas, a cirurgia foi aberta; tipo cesárea, fui no retorno para retirada dos pontos e ele me passou para tomar o allurene continuamente para sempre.Bom…. graças a Deus espero que agora essa doença não volte.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostaria de saber sobre endometriose ligamentar (ligamentos redondos e no utero-sacro). Será que posso engravidar normalmente?

    Obrigada!

    Aguardo Retorno

    ResponderExcluir
  12. Há quase um ano descobri que tenho endometriose. Fiz uma vídeo e iniciei tratamento com Allurene. Semana passada encerrei o tratamento e agora, viu tentar engravidar. Alguém sabe me dizer quanto tempo demora pra vir a menstruaçao após o medicamento?

    ResponderExcluir
  13. qual a sua opinião sobre o uso de allurene no tratamento pré-operatorio de mioma

    ResponderExcluir
  14. Olá! Quanto tempo após a pausa do Allurene a menstruação deve vir? Faz três semana que interrompi o tratamento e nem sinal dela...apenas inchaço e sensibilidade nos seios. =|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá estou na mesma situação de vcs,estou tomando á 01 ano depois da ultima parada, e a menstruação nao vem a 3 semanas, estou com os mesmo sintomas, o que é?

      Excluir
  15. olá, meu nome é kelly tenho 20 anos e descobri a endometriose profunda á 02 anos. desde então tomo o allurene parando 01 vez por ano,faz 21 dias que eu parei e minha menstruação ainda não veio,estou com sintomas de gravidez mais o teste deu negativo, é normal demorar tanto tempo para a menstruação vir? não estou sentindo colicas,e é muito estranho pq sintia colicas tds os dias mesmo tomando o allurene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kelly sua menstruação veio? Eu tomei só um mês de allurene e a 20 dias parei e ainda não veio.

      Excluir