quarta-feira, 11 de março de 2015

INDICAÇÃO DE LIVRO: "ENDOMETRIOSE" - COLEÇÃO FEBRASGO

Olá a todos!


Como sabem estamos no Mês Internacional da Conscientização da Endometriose, portanto, durante todo este mês estaremos publicando postagens para alertar à população em geral sobre este grave problema da saúde feminina, que atinge mais de 7 milhões de mulheres em todo Brasil, mas é ainda muito pouco conhecida e falada!

Para começar, vamos publicar aqui, uma indicação de um livro, escrito por profissionais brasileiros especializados em Endometriose e que achamos bastante interessante e muito útil para um maior conhecimento acerca desta doença!

É o livro da Coleção Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) com o título: "ENDOMETRIOSE", coordenado pelo professor Dr. Sergio Podgaec e editado pelos professores Etelvino de Souza Andrade e Nilson Roberto de Melo, publicado pela Editora Elsevier.


Como explica o Dr. Baracat, na apresentação inicial: "o livro é composto por 14 capítulos. Neles são atualizados diversos aspectos e facetas da Endometriose. A etiopatogenia e a fisiopatologia da afecção, o quadro clínico, os métodos diagnósticos e os tratamentos clínico e cirúrgico, além de tópicos específicos acerca de adolescentes, sexualidade, adenomiose, a relação da endometriose com o risco de desenvolvimento de câncer e o importante destaque para as perspectivas no conhecimento da doença."

Sabemos que a literatura sobre a Endometriose (em língua portuguesa) é escassa, e portanto livros assim, precisam ser divulgados cada vez mais, não apenas para que as próprias portadoras possam se informar, mas também para que outros médicos possam tomar conhecimento sobre a doença e saber identificar os sintomas em suas pacientes, evitando assim o diagnóstico tardio, tão característico da Endometriose.

Fica a dica!!  Segue link do livro:


Quem desejar ler um trecho do livro, também pode se cadastrar para ter acesso, no link abaixo:

http://bit.ly/1n5VWHE

E aguardem as nossas próximas postagens! Vamos contar tudo o que aconteceu na Palestra: "Eu tenho Endometriose! E agora?" que ocorreu neste último sábado,  07/03, e que foi um sucesso. Traremos todas as informações passadas por nossos palestrantes! Acompanhe-nos!

Até a próxima!

Luciana Diamante 
Marília Gabriela
Equipe Gapendi

Nenhum comentário:

Postar um comentário