sexta-feira, 7 de março de 2014

ENDOMETRIOSE E O GAPENDI NO SITE UOL




Olá!!

O site uol trouxe hoje uma matéria muito legal sobre a Endometriose e as ações do grupo GAPENDI neste mês de Março, mês da Conscientização da doença!
É sempre muito bom quando matérias assim surgem, pois além de divulgar a doença, leva também muita informação para aquelas mulheres que simplesmente desconhecem a Endometriose mas sofrem com todos os sintomas, por achar que sentir cólica é algo normal!
O titulo da reportagem trás justamente isso, que cerca de 53% da população feminina, aqui no Brasil, desconhecem o que é a doença! O que acaba sendo algo assustador se pensarmos que se trata de uma doença feminina!
A matéria fala mais : "Em Porto Alegre, por exemplo, 68% das mulheres não sabem o que é a endometriose, enquanto em Manaus esse número sobe para 82%. Em São Paulo e Brasília, 52% disseram nunca ter ouvido falar na doença. Na contramão, em Recife, 72% das mulheres afirmaram já ter ouvido falar sobre o assunto, seguido por Curitiba e Salvador (64%) e Rio de Janeiro (54%)."
Outra coisa que chama muito atenção na reportagem é um outro estudo que revela que " embora a maioria dos profissionais conheça os principais sintomas (78%) e saiba como identificar a endometriose (82%), 67% dos médicos acreditam que os centros disponíveis para tratamento da doença não são capazes de atender à demanda brasileira e 93% gostariam que houvesse mais centros de tratamento.
E quando foram perguntados quais os maiores desafios para o diagnóstico precoce da doença: " 49% dos profissionais responderam 'falta de tratamento específico' e 'dificuldade de acesso aos recursos e exames para diagnóstico preciso' da doença."
Por isso mesmo, o GAPENDI faz constantemente trabalho de divulgação da doença, seja nas nossas redes sociais ou nos eventos que realizamos em algumas cidades. 

Nossa vontade é de promover um AbracEndo em cada capital, no minimo, porém, como somos um grupo sem fins lucrativos acaba que temos as nossas ações um pouco reduzidas. 
E contamos com a ajuda de vocês na divulgação da doença, com compartilhamentos dos post que fazemos na nossa Página " Endometriose Online", dos textos que escrevemos aqui no blog, com a presença nos nossos encontros e palestras!
O trabalho é de formiguinha mas juntas podemos mudar um pouco da realidade da Endometriose no nosso país!! Para quem ainda não está sabendo, o GAPENDI está fazendo algumas ações neste mês de Março, voltando para a divulgação e informação acerca da doença! Mas vale lembrar que as nossas ações acontecem durante todo o ano!
Segue o link da matéria completa para que vocês possam ler! Vale a pena perderem um tempinho, pois está muito interesse! Pois além desses dados, trás também uma parte onde fala do nosso grupo e das nossas ações!! 
Mais uma vez agradecemos ao pessoal da UOL por abordarem a Endometriose de uma forma tão clara e por nos mostrar esses dados interessantes!

EQUIPE GAPENDI
MARÍLIA RODRIGUES
LUCIANA DIAMANTE



Um comentário:

  1. Há cinco anos descobrir que tenho endometriose, mas ainda não conseguir fazer a cirurgia ,mas tenho muito medo de não poder engravidar...

    ResponderExcluir