quinta-feira, 7 de novembro de 2013

RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR!!

Olá Pessoal!!!!
A coluna "RespondENDO: Pergunte ao Doutor!" de hoje trás, mais uma vez, a Dra. Melissa Cavagnoli tirando as dúvidas relacionadas a Reprodução Humana.
Um dos grandes terrores das portadoras de endometriose são as Aderências!! E no caso da FIV, será que ela atrapalha o processo, dificultando assim a gravidez?
Outra dúvida muito frequente é em relação ao uso de medicações como Allurene e Zoladex. Será que essas medicações aumentam as chances da Fertilização dar certo?!
Muitas vezes, ouvimos meninas no grupo falando que a endometriose voltou ou piorou bastante depois de se submeter ao processo de reprodução humana, até que ponto isto é verdade?!!!
Por fim, Dra. Melissa vai tirar dúvidas sobre o processo da inseminação artificial nas portadoras de Endometriose e sobre o processo da doação de óvulos nas pacientes com endometriose!
Se você tem dúvidas e gostaria que elas fossem respondidas aqui no blog, manda para o nosso email: gapendi@hotmail.com
Lembrando que, de forma alguma, isso descarta a necessidade de procurar um médico especialista na doença! Cada caso é um caso e a avaliação médica é fundamental para um bom tratamento!!!



1) As aderências pélvicas dificultam a FIV ou não tem influência?

Dra. Melissa Cavagnoli- Normalmente as aderências pélvicas dificultam a gravidez espontanea pois alteram a função das trompas. Na FIV, não tem muita influência, a menos que exista uma aderência que altere a localização ovariana e possa dificultar o acesso ao ovário na hora da coleta dos óvulos, porém isso é mais raro.

2) É verdade que tomar Allurene ou Zoladex pode aumentar as chances da FIV dar
certo?

Dra. Melissa Cavagnoli- A principio, nem o Allurene nem o Zoladex aumentam as chances de engravidar na FIV. Essas medicações são indicadas nos casos onde a paciente tem dor, para melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. O tratamento hormonal supressivo não está indicado no caso de pacientes com endometriose que desejam engravidar.

3)Tomar hormônios para Indução de Ovulação ou FIV pode fazer minha Endometriose voltar ou piorar?

Dra. Melissa Cavagnoli- Quando a paciente faz um tratamento de FIV ou indução da ovulação, ocorre aumento dos níveis de estrogênio, porém esse aumento é por um período curto de tempo. Porém, o fato de a paciente ficar muito tempo tentando sem conseguir engravidar pode fazer com que a endometriose piore em função de ela não estar nem grávida nem em tratamento para conter a evolução da doença.

4) A Inseminação Artificial pode ser indicada para quem tem Endometriose?

Dra. Melissa Cavagnoli- Depende do grau de endometriose, da idade da paciente, do espermograma e da função das trompas. Se a paciente tiver trompas normais, tiver menos de 35, endometriose leve e o espermograma for normal, pode-se tentar a inseminação. Lembrando que as taxas de gravidez com inseminação são inferiores as taxas de gravidez com FIV.

5) Tenho 25 anos e sou portadora de Endometriose. Preciso fazer uma FIV, mas não tenho condições financeiras. Ouvir falar que posso ser doadora para o tratamento ficar mais barato. É verdade? Posso doar óvulos, mesmo tendo Endometriose?
Dra. Melissa Cavagnoli- Pacientes de até 35 anos que tem boa reserva ovariana podem doar uma parte de seus ovulos em troca do custeio de parte do seu tratamento pela pessoa que irá receber os óvulos. Porem, pacientes com endometriose tendem a ter uma reserva ovariana menor e uma qualidade de óvulos um pouco menor em relação a pacientes que não tenham endometriose. Então, normalmente não seria uma boa opção nem pra quem vai doar (pois a pessoa pode acabar ficando com um numero pequeno de óvulos maduros para si mesma) nem para a pessoa que vai receber, pois a taxa de gravidez é um pouco menor. Mas cada caso tem que ser avaliado separadamente.
__________________________________________________________________
*Sobre Dra. Melissa Cavagnoli:
Médica Ginecologista da Clinica Genics
Contatos: (11) 5051-7047 e 5051-7059

Até a Próxima
Equipe GAPENDI
Marília Gabriela Rodrigues
Luciana Diamante

Nenhum comentário:

Postar um comentário