sexta-feira, 4 de julho de 2014

RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR - COM O ESPECIALISTA DR. ALEXANDER KOPELMAN


Você já se perguntou se o seu ganho de peso poderia estar relacionado com a endometriose? Será que nossa doença nos faz engordar?

E aquela barriga inchada que ficamos parecendo de grávida? Porque acontece?

E, ainda, aquele cansaço, dores nas pernas, nas costas e enjoos que às vezes sentimos? Será que podem ser causados pela endometriose?

Estas e outras perguntas serão respondidas hoje na volta da sessão “RespondEndo: Pergunte ao doutor!”. Desta vez, temos um novo médico colaborador do GAPENDI, o especialista em endometriose, Dr. Alexander Kopelman.

Ele também vai explicar como devem ser tratados os tão conhecidos e temidos Endometriomas de ovário, vai falar se existe diferença entre o Cerazette, Gestinol e Allurene, uma dúvida muito comum entre as portadoras! Além de explicar um pouco sobre a relação entre a Síndrome do Intestino Irritável e a Endometriose Intestinal.

Lembrando que as perguntas respondidas nesta sessão foram feitas pelas próprias portadoras, tanto nos grupos do GAPENDI (no Facebook), quanto na nossa fanpage “Endometriose Online” e também nos comentários do nosso blog!

A ideia é termos as respostas de um médico especialista e deixarmos publicado para que todas possam ler e se informar cada vez mais sobre a nossa tão enigmática doença! 

Porém, é importantíssimo lembrar que as respostas aqui não substituem, em hipótese alguma, a consulta com o seu médico! O acompanhamento com um especialista em endometriose, é primordial para o sucesso do seu tratamento!

Leiam tudo com atenção e informem-se!! Afinal, a informação é a nossa maior arma contra a endometriose! E é um dos objetivos principais do GAPENDI: informar de maneira correta!

-----------------------------------------------------------------------

1) O Cerazette ou o Gestinol têm o mesmo efeito do Allurene?


Dr. Alexander: O Cerazette e o Gestinol já foram estudados no tratamento da endometriose e mostram resultados muito satisfatórios semelhantes aos do Allurene. Ainda não existem estudos bem feitos comparando esses três medicamentos para que possamos concluir qual é o mais eficaz no tratamento da endometriose.

2) Ter endometriose faz engordar?

Dr. Alexander: A endometriose não provoca ganho de peso. Entretanto, as formas mais graves da doença podem levar a quadro depressivo ou de ansiedade e essas doenças podem provocar aumento de peso. Algumas medicações utilizadas no tratamento da endometriose podem provocar, em algumas mulheres, tendência a engordar.

3) Eu sinto muitas dores nas pernas, cansaço, dor nas costas e enjoo. Isto pode ser por causa da endometriose?

Dr. Alexander: Esses sintomas não costumam ser causados pelos focos de endometriose diretamente, mas podem fazer parte do quadro geral da doença, principalmente quando as dores estão afetando severamente a qualidade de vida da mulher.  Nesses casos a dor pélvica causada pela endometriose pode levar a depressão, ansiedade e distúrbios do sono, que cronicamente podem desencadear sensação de cansaço e dores por todo o corpo.  É importante lembrar que esses sintomas podem estar associados há dezenas de outras doenças, que precisam ser descartadas antes de pensarmos na hipótese de endometriose, principalmente em mulheres que não tem os sintomas mais típicos da doença, como cólicas menstruais, dor às relações sexuais e infertilidade.

4) Apareceu no meu exame de USG um cisto de "endometrioma". Ele desaparece só tomando medicações ou é preciso fazer uma cirurgia?

Dr. Alexander: O endometrioma de ovário dificilmente desaparece apenas com tratamento medicamentoso, ou seja, para eliminá-lo é necessário procedimento cirúrgico.  Isso não quer dizer que todas as mulheres com esse tipo de cisto ovariano precisam ser operadas. Algumas mulheres sem sintomas podem conviver com ele e fazer um acompanhamento cuidadoso através de ultrassom transvaginal para verificar se o cisto não está crescendo. É preciso individualizar bem cada paciente com história, exame físico e de imagem. Só assim podemos definir o melhor tratamento.

5) Quais são os sintomas da endometriose intestinal? Como é possível saber se estou com endometriose intestinal ou se é alguma outra doença do intestino?


Dr. Alexander: Devemos suspeitar de endometriose intestinal quando uma mulher passa a sentir desconforto para evacuar, principalmente se esses sintomas se intensificam durante o período menstrual. Mais raramente pode ocorrer sangramento ao evacuar, mas é preciso cuidado para diferenciar o fluxo menstrual que pode dar a impressão de que vem do trato gastrointestinal.  Existem outras doenças intestinais que causam sintomas semelhantes, como a síndrome do cólon irritável. Para se diferenciar uma situação da outra é preciso avaliação clínica e exame ginecológico, o que quase sempre permite diferenciar a origem verdadeira do problema.
Vale a pena lembrar que algumas mulheres com endometriose intestinal não apresentam sintomas, dificultando o diagnóstico. Nesses casos o diagnóstico costuma ser realizado através de exame ginecológico, ultrassom transvaginal ou ressonância magnética.

6) Tenho muitos gases e minha barriga fica sempre inchada. Fiz a cirurgia para endometriose, mas continuo com estes problemas. O que pode ser?

Dr. Alexander: Cerca de 70 % das mulheres com dor pélvica tem mais de um problema causando os sintomas. Muitas vezes, por exemplo, observa-se a associação endometriose e síndrome do cólon irritável. Nesses casos a mulher pode realizar uma cirurgia para endometriose e permanecer com sintomas intestinais como inchaço abdominal, desconforto e até cólicas. Nesses casos ela deve ser avaliada por gastroenterologista que pode ajudar a tratar a síndrome do cólon irritável.
Essa situação mostra a importância de uma equipe multidisciplinar, com gastroenterologista, nutricionista, psicólogas e fisioterapeutas para combater uma doença tão complexa como a endometriose.

-----------------------------------------------------------------------

Sobre o Dr. Alexander Kopelman:

Formando pela Escola Paulista de Medicina, o Dr. Kopelman possui mais de 10 anos de experiência no tratamento da endometriose, além de dor pélvica crônica, cirurgia por Laparoscopia e Histeroscopia. Recentemente foi convidado a coordenar o mais novo Centro de Endometriose em São Paulo no Hospital Santa Catarina.

Ele também é responsável pela Equipe de Videolaparoscopia para Urgência Ginecológica do Hospital Santa Catarina e pela Unidade de Laparoscopia do setor de planejamento familiar da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. Além de atender em seu consultório particular.

Agradecemos imensamente à disponibilidade e gentileza do Dr. Alexander por aceitar participar desta sessão do nosso blog, sendo o nosso mais novo colaborador! Com certeza, já está sendo de grande ajuda a todas nós, portadoras, que necessitamos conhecer melhor a doença que enfrentamos! Ele ainda responderá outras questões que publicaremos, em breve, no blog!

Acompanhe-nos! Torne-se uma seguidora do nosso blog!

E se você tiver dúvidas sobre a endometriose, escreva prá gente: gapendi@hotmail.com. Se a sua pergunta for selecionada, aparecerá publicada aqui no blog!

Você também pode publicar sua dúvida e/ou sua experiência com a endometriose no nosso grupo, no Facebook. Onde, também, poderá conversar com outras portadoras! Basta clicar no link abaixo e solicitar sua participação!


Quem quiser entrar em contato ou marcar uma consulta com o Dr. Alexander, seguem os endereços dos locais aonde ele atende:

CENTRO DE ENDOMETRIOSE DO HOSPITAL SANTA CATARINA
Av. Paulista, 200 – Bela Vista – São Paulo – SP
7º andar – Bloco B – ao lado da Medicina Fetal
Telefone p/ agendamento: (11) 3016-4113


CONSULTÓRIO PARTICULAR:
Rua Leandro Dupret,115 – Vila Clementino – São Paulo - SP
Próximo ao Hospital São Paulo
Telefone p/ agendamento: (11) 5082-2911


Até a próxima!

Equipe Gapendi

4 comentários:

  1. Obrigada! Sempre é bom poder contar com esclarecimentos, nos deixar " antenadas"e bem informadas sobre as duvidas que inevitavelmente temos.
    Mais uma vez obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fiz tratamento com Allurene por 4 meses, durante o tratamento me senti muito bem, as terríveis dores passaram e a qualidade de vida voltou, depois a doutora passou gestinol, voltou tudo, as dores terríveis, prostração.Tive que volta a fazer o uso do Allurene. Pra mim o Gestinol não deu resultado.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que alguém me respondesse, por favor.
    Fui diagnosticada de endometriose, sentia dores intensas e constantes durante a menstruação. Tomei por muito tempo GESTINOL 28, hj não faço mais uso do medicamento e tb não sinto mais dores, só um pequeno incômodo no primeiro dia. Seria possível eu estar liberta desse mal? Por favor me respondam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata. Que bom não apresentar mais dores. Infelizmente, a endometriose não tem cura, mas tem controle que é conseguido através do tratamento. Não há como saber se você está livre ou não da endometriose, somente com exames específicos para ter certeza. Mas, como está sem dores, já é um grande alívio, basta agora fazer acompanhamentos periódicos com seu ginecologista e prestar atenção neste incômodo que você cita. Boa sorte em seu tratamento.

      Excluir