sábado, 14 de dezembro de 2013

II ABRACENDO - SOROCABA/SP

Olá pessoal!


Estamos alegres em poder contar para vocês que a segunda edição do ABRACENDO, realizada na cidade de Sorocaba/SP, foi um sucesso!

Para quem ainda não conhece, o ABRACENDO é um projeto do GAPENDI que tem por objetivo levar informação sobre endometriose à população em geral. A ideia é juntarmos o máximo de portadoras possíveis, vestir a nossa camiseta e sairmos pelas ruas distribuindo panfletos que explica sobre esta doença, ainda tão desconhecida! (Confira aqui a primeira edição do ABRACENDO, realizado em São Paulo/SP)


Sabemos da importância da divulgação, pois quase todas nós descobrimos a endometriose tarde demais, justamente pela falta de informação que, aliás, não é só nossa, mas de muitos médicos também!

O evento ocorreu neste sábado (14/12) na Praça Central de Sorocaba, interior de São Paulo. O dia estava ensolarado, tinham muitas pessoas pela praça e foi possível distribuirmos vários panfletos.







Foi legal ver a receptividade do público em querer nos ouvir e pegar nosso folheto! Muitas pessoas nunca tinham ouvido falar da endometriose, mas ficamos surpresas por conversar com várias mulheres que não só conheciam a doença, como eram portadoras!

Um destas mulheres nos chamou mais a atenção quando nos contou sua história com a Endometriose. Foi dona Maria Zelina, de 54 anos! Ao receber o folheto, ela logo disse: Eu sou portadora há mais de 20 anos, sofri de dores e fiquei de cama muitas vezes". Maria Zelina também foi vítima da falta de informação. Ela só descobriu a doença quando estava com 34 anos e, infelizmente, a endometriose já estava extremamente avançada. Atualmente, Maria Zelina está na menopausa, não teve filhos, e de vez em quando, ainda continua sentindo dores! É mais uma guerreira entre nós!


















Nosso trabalho de divulgação é para justamente impedir que mais mulheres sofram com a endometriose durante tanto tempo, por causa do diagnóstico tardio, como aconteceu com Maria Zelina e a maioria de nós! Não queremos mais que isto aconteça! A endometriose precisa se tornar conhecida entre as mulheres e à população em geral; além, é claro, entre os próprios médicos, para que o diagnóstico seja o mais rápido possível, e o tratamento possa iniciar logo nos primeiros sintomas!



Com certeza, hoje, mais uma vez, fizemos nosso papel de portadoras conscientes, pois sabemos que a divulgação da endometriose é essencial e quanto mais portadoras se moverem por esta causa, melhor será nosso trabalho de formiguinhas!

Você é nossa convidada a participar da próxima edição do ABRACENDO. Fiquem atentas ao blog e também aos nossos grupos no Facebook para descobrir quando o evento chegará na sua cidade!

Participem, vamos divulgar sobre a Endometriose!

Luciana Diamante
Marília Gabriela
Equipe Gapendi
gapendi@hotmail.com




Um comentário:

  1. Gente, vamos trazer estas ações pra Minas! Tenho uma família de portadoras (eu, mãe e avó) e todos sabemos e apoiamos essas ações para disseminar informações sobre a doença. Até mesmo meu marido que é músico, tem dado uma atenção bacana em certos momentos das suas apresentações pra falar sobre o assunto com o público e indicar procurar o grupo. Podem contar com a gente por aqui.

    ResponderExcluir