sexta-feira, 26 de abril de 2013

RESPONDENDO ÀS SUAS DÚVIDAS!


Olá a todos!!!

Sabemos que muitos esperam pelas postagens da sessão "RespondEndo: Pergunte ao Doutor", então preparamos mais cinco perguntas respondidas pela nossa parceria e colaboradora Dra. Luciana Chamié, médica radiologista especialista no diagnóstico por imagem da Endometriose profunda.

Desta vez, vamos saber se um endometrioma, o famoso cisto de chocolate que frequentemente aparece nas portadoras d
e Endometriose, pode se romper durante o ato sexual. E quais os riscos deste rompimento. 

E, será que todas as portadoras de Endometriose necessariamente precisam se submeter à uma videolaparoscopia? Será que é possível engravidar sem precisar fazer a cirurgia ou recorrer à Fertilização In Vitro (FIV)? Com certeza, esta é uma dúvida que muitas "tentantes" apresentam! Nada melhor que ter a resposta de uma especialista, não é mesmo?

Ah! Vc sabia que o exame de Ultrassonografia Tradicional (aquele que os ginecologistas nos pedem como "rotina") não é suficiente para visualizar e diagnosticar a Endometriose? Dra. Luciana explica bem o motivo e ainda orienta a respeito da Ressonância Magnética da Pelve!


E o CA125? Você já deve ter ouvido muito falar deste exame para diagnosticar a Endometriose. Mas, será que é 100% confiável? 


Confiram todas as respostas para estas dúvidas abaixo! Não se esqueçam de deixar seus comentários, e quem desejar ter sua pergunta respondida por um especialista, entre em contato conosco no e-mail: gapendi@hotmail.com

----------------------------------------------*-----------------------------------------------------------



1) Gostaria de saber se o ato sexual pode provocar a ruptura de um endometrioma de ovário, mesmo se o cisto for grande! Outra questão, se houver a ruptura deste cisto, quais as consequências para a mulher?

Dra. Luciana Chamié: Sim , isso pode acontecer, dependendo da intensidade da penetração associada a compressão do abdome.  As consequências são variadas, desde quadros assintomáticos, dores abdominais de intensidade variada, aderências entre os órgãos adjacentes entre outras.



2) Todas mulheres diagnosticadas com endometriose precisam fazer a videolaparoscopia? E quanto à gravidez, será que consigo meu bebê sem precisar recorrer à FIV ou depois do meu tratamento é possível conseguir "normalmente"?


Dra. Luciana Chamié: Não existe uma “receita de bolo” para o tratamento de endometriose. Cada paciente ou casal deve ser tratado individualmente  levando-se em consideração aspectos como idade, a presença de sintomas, gravidade da doença, reserva ovariana, etc.. A laparoscopia com a retirada completa dos focos de endometriose é considerada como a modalidade de escolha para a eliminação dos focos da doença. Após o tratamento cirúrgico a mulher pode vir a engravidar espontaneamente ou necessitar de tratamento específico de reprodução assistida.  Isso dependerá dos aspectos observados na cirurgia, principalmente em relação aos ovários e tubas, bem como efeitos aderenciais pós-cirúrgicos.

3) Fiz uma Ressonância Magnética da pelve que só apareceu: “sugere endometrioma no ovário direito”. Caso tivesse outros focos da endometriose, apareceria no exame?



Dra. Luciana Chamié: Assim como na ultrassonografia, a RM também é um método operador-dependente, sendo necessário um especialista em endometriose para a sua adequada interpretação. O ideal é sempre realizar o exame em local onde haja um radiologista habilitado para tal. O método possui elevada acurácia para o diagnóstico de endometriose profunda em vários sítios da cavidade pélvica.




4) Porque a endometriose não aparece no exame de ultrassonografia normal?
Dra. Luciana Chamié: Os focos de endometriose profunda são difíceis de serem identificados, sendo necessário um exame ultrassonográfico com preparo intestinal e realizado por um especialista que conheça as particularidades desta doença, tais como distribuição na cavidade pélvica, aspecto dos implantes e técnica de exame. Em um exame sem preparo é possível se fazer o diagnóstico dos endometriomas ovarianos e de lesões profundas em algumas localizações, porém os artefatos gerados pelo gás e conteúdo em alças intestinais pode ser prejudicial para o adequado mapeamento dos focos da doença.




5) É possível o exame de CA 125 dar "normal" e eu ter endometriose como o médico me afirmou com toda certeza?


Dra. Luciana Chamié: Sim, com certeza. Na minha experiência, avaliando pacientes com endometriose nos últimos 10 anos, uma grande parcela das pacientes com lesões apresentou Ca 125 normal.


Até a próxima!



Marília Gabriela
Luciana Diamante

9 comentários:

  1. Quem ja fez videoaparoscopia e cauterizou focos da endometriose,tem possibilidade dela voltar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza, a endometriose sempre pode voltar. Muitas mulheres passam por 2, 3, 4 cirurgias e a endometriose ainda assim torna a voltar. Deve-se ter um bom acompanhamento junto com seu cirurgião e seu ginecologista, e saber quais remédios e quais procedimentos para evitar. Mas mesmo evitando de todas as formas, às vezes ela volta.

      Excluir
  2. Qdo se teve um endometrioma muito grande é provável q obstrua as trompas ou pode acontecer de não prejudicá-las ? Obg

    ResponderExcluir
  3. estou gostando de participar deste grupo minhas duvidas estão sendo esclarecidas

    ResponderExcluir
  4. Adorei poder "saber mais" sobre a Endometriose!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber sobre um especialista no rio de janeiro sobre endometriose intestinal e/ou profunda. Se aceitar o plano da unimed melhor ainda. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. O q e endometriose dr,estou fazendo um tratamento para engravidar.a minha videohisterescopia utero fechado o dr me disse q eu tenho q fazer a video cirurgica,sera q e endometriose me ajuda por favor.fiz laqueadura a 14 anos atras e quero engravidar.tenho 35 anos.

    ResponderExcluir
  7. Ola, tenho 29 anos e fui diagnosticada com endometrioma há uma semana. Estou com dois cistos no ovário direito, de 1,3 cm e 1,5 cm. Pelo resultado dos exames, um deles se rompeu há um mês. O medico sugeriu apenas o uso do anticoncepcional de 28dias. E voltar a fazer os exames daqui a 6 meses. Isso é o suficiente? É possível os cistos "murcharem" e irem embora? Vou poder engravidar depois disso? Obrigada! Abcs

    ResponderExcluir
  8. Ola, tenho 29 anos e fui diagnosticada com endometrioma há uma semana. Estou com dois cistos no ovário direito, de 1,3 cm e 1,5 cm. Pelo resultado dos exames, um deles se rompeu há um mês. O medico sugeriu apenas o uso do anticoncepcional de 28dias. E voltar a fazer os exames daqui a 6 meses. Isso é o suficiente? É possível os cistos "murcharem" e irem embora? Vou poder engravidar depois disso? Obrigada! Abcs

    ResponderExcluir