quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

RESPONDENDO ÀS SUAS DÚVIDAS!


Boa tarde, pessoal! Como estão?

Uma pergunta rápida para vocês: Quem aqui tem alguma dúvida a respeito da Endometriose??? Creio que todas nós, não é?

Observando e acompanhando nosso blog, percebemos que ao longo destes 3 anos recebemos muitas, mas muitas dúvidas sobre diferentes assuntos relacionados à Endometriose e também à Infertilidade. Estas dúvidas surgiam tanto aqui, em nosso blog, através dos comentários das postagens, como também, mais recentemente, através dos nossos grupos no Facebook.

E não é prá menos! A Endometriose é uma doença que traz mais dúvidas que respostas, por isto falamos tanto que ela é enigmática!

Mas, que tal começarmos a desvendar um pouco esta doença tão complicadinha? Para isto, nada melhor que contar com o apoio de um médico especialista em Endometriose, não acham?

Resolvemos, então, selecionar algumas perguntas e convidamos um especialista para respondê-las! Como são muitas dúvidas, estaremos sempre publicando quatro a cinco perguntas por postagem, assim fica mais fácil de ler e entender!

Na postagem de hoje, quem está "RespondEndo" é o Dr. Edvaldo Cavalcante, médico ginecologista especialista em Endometriose e cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscopia e cirurgia robótica). Ele também é membro da World Endometriosis Society, da American Association of Gynecologic Laparoscopistis e da AAGL - Advancing Minimally Invasive Gynecology Worldwide.

Importante lembrar que todas as informações contidas aqui são apenas informativas e não substituem em hipótese alguma a consulta com o seu médico.

------------------------------------------------------------*-----------------------------------------

1) Se eu tirar meu útero e os ovários, ficarei curada da Endometriose?

Dr. Edvaldo Cavalcante: Antes de mais nada, cabe ressaltar que o melhor tratamento para a endometriose não é a retirada do útero ou dos ovários. Se fôssemos pensar em uma atitude tão drástica como esta, é lógico que apenas a retirada dos ovários levaria a uma melhora clínica da endometriose, mas as suas consequências poderiam ser ainda piores. Colocaria a mulher em um estado de menopausa (os ovários são responsáveis pela produção dos hormônios femininos) com  todas  as  suas  consequências.  

2) Quem tem "escape", mesmo tomando AC contínuo, pode piorar da Endometriose?

Dr. Edvaldo Cavalcante: Essa hipótese poderia ser possível, se a causa da endometriose fosse apenas a menstruação retrógrada (refluxo do sangue pelas tubas uterinas para cavidade abdominal). Como a causa da endometriose ainda é incerta, não podemos afirmar com certeza que o escape levaria a piora da endometriose. Há outros fatores associados à gênese dessa doença, como: fatores genéticos, imunológicos e hematológicos.   Vale lembrar que há pacientes em amenorreia absoluta com uso de AC com piora clínica da endometriose.

3) Qual o melhor tipo de parto para a portadora de Endometriose: cesário ou normal?

Dr. Edvaldo Cavalcante: Não existe nenhuma relação entre a endometriose e a escolha da melhor via de  parto. Portanto, a escolha do parto, cesário ou normal, caberá ao médico e à paciente no decorrer do pré-natal.

4) Quais são os sintomas da Endometriose nos nervos? Como descobrir?

Dr. Edvaldo Cavalcante: Quando uma lesão de endometriose está associada a algum nervo, o principal sintoma é a dor. A depender da  localização da lesão, podemos encontrar maior ou menor intensidade da dor. Segundo alguns estudos, lesões localizadas em Septo-retovaginal, por estarem mais próximas das fibras nervosas, geralmente se manifestam com maior intensidade de dor que as lesões peritoneais ou ovarianas, respectivamente.

Para diagnóstico do possível comprometimento de alguma fibra nervosa, vale a investigação minuciosa da queixa  clínica e de todas as suas manifestações. Os exames de imagem podem ser úteis para a orientação diagnóstica. A cirurgia por videolaparoscopia pode confirmar o comprometimento da fibra nervosa. Podemos exemplificar abaixo o nervo hipogástrico livre e comprometido por fibrose:


Nervo Hipogástrico Direito Livre


Fibrose (nódulo) em N. Hipogástrico esquerdo antes da cirurgia terminar



 Nervo Hipogástrico Esquerdo sem Fibrose após término da cirurgia

5) Quanto tempo, em média, o corpo leva para formar novas aderências e/ou fibroses após um procedimento cirúrgico? Elas desaparecem com algum tipo de medicação? Todas as pessoas que fazem cirurgia, formam aderências?

Dr. Edvaldo Cavalcante: A cavidade abdominal é revestida por uma fina membrana denominada peritônio. O processo de aderência se inicia juntamente com o processo de cicatrização. A partir de uma resposta do peritônio às diferentes agressões como: infecção, irritação química e trauma direto (cirurgia), desencadeando uma resposta inflamatória local. As aderências não respondem (não desaparecem) ao uso de medicação e são  formadas na grande maioria das cirurgias, com intensidade variável. Presentes em até 93% das laparotomias (cirurgia convencional) e menos frequentes nas cirurgias por videolaparoscopia. Algumas estratégias podem ser utilizadas na prevenção das aderências: alguns cuidados na técnica operatória e o uso de algumas barreiras físicas de proteção (barreiras mecânicas sólidas, barreiras bioabsorvíveis em forma de gel ou filmes)


------------------------------------------------------------------------*--------------------------------------------------

Se você tem dúvidas e gostaria que fossem respondidas por um médico especialista, envie-nos um e-mail para: gapendi@hotmail.com

Até a próxima!

Marília Gabriela
Luciana Diamante




10 comentários:

  1. Meninas, excelente conteúdo, parabéns!!! Agradecemos ao médico pela disponibilidade e pelo trabalho desenvolvido. (sugiro a correção do nome do médico para Cavalcante***) Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrs Já arrumamos o nome! Um pequeno erro de digitação!

    Grata!!!

    beijoss!!

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMO CONTEÚDO, MUITO PROVEITOSO, CREIO QUE SANOU A DÚVIDA DE MUITAS DE NÓS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi ótima esta ideia para que todas n´s possamos tirar nossas dúvidas a respeito dessa enfermidade que acomete muitas mulheres....Adorei gente...Bjos

      Excluir
    2. Oi Meninas!! Que bom que gostaram!!! Caso tenham dúvidas, mandem para gente que enviamos para nossos colaboradores!! bjao

      Excluir
  4. Parabéns!São tantas as dúvidas mas a cada dia atravéz do grupo(Gapendi)vamos sanando e também atravéz de contatos,conversas entre portadoras da endo no site para mim foi ótimo,pena não ter encontrado esse grupo antes pois sofro a anos e passei por muitos médicos e muitos nunca solucionaram minhas dúvidas..mais uma vez PARABÈNS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dri!!! Agradecemos as palavras!!! Nosso objetivo com o blog e os grupos é ajudar cada vez mais e evitar, justamente isso, que outras tantas mulheres sofram pela falta de informação correta!! bjss

      Excluir
  5. Quanto tempo demora para o ciclo mestrual voltar depois de ter tomado 2 doses de zoladex 10.8?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, esse tempo demora muito de organismo para organismo. Depois da última aplicação da injeção, você deverá ficar cerca de 3 meses sem menstruar ( que é normal por conta da medicação). Depois desse terceiro mês, sua menstruação pode descer normal a qualquer momento. Porém em algumas meninas ainda demora um pouco para o ciclo voltar ao normal. Bjss

      Excluir
  6. Olá boa tarde,

    Gostaria de saber se, uma vez diagnosticada a quase dez anos, com endometriose e adenomiose, feito a video duas vezes, e a histeroscopia uma vez, tratamento com Cerazete por quase sete anos e Zoladez por nove meses, atualmente com DIU Mirena e sentindo dores tenebrosas, é possível que ainda tenho essa doença. Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir