terça-feira, 10 de maio de 2011

A PREVENÇÃO DA ENDOMETRIOSE (VÍDEO)

Prevenção. Esta palavra nunca sai de moda, até porque "Prevenir é melhor que remediar". Não é verdade? É sim, sem dúvida!

Não é à toa que, todos os anos, nosso Governo se preocupa em lançar campanhas para prevenção de doenças graves, como o Câncer de Mama, AIDS, Dengue, entre outras.

Mas, e para a Endometriose, a nossa doença grave, será que existe Prevenção?

Existe, mas apenas a Prevenção Secundária. Quer dizer, não é possível prevenir o surgimento da endometriose, já que as causas são desconhecidas, mas é possível evitar que ela avance. E, evitando-se a progressão da doença, o tratamento tem muito mais eficácia, aumentando a qualidade de vida das portadoras.

Sendo a Endometriose uma doença PROGRESSIVA, conseguir detectá-la no início é super importante.

De forma geral, toda mulher que menstrua está sujeita a desenvolver a endometriose, ou seja, pode surgir desde a primeira até a última menstruação!

Isto nos faz pensar que a endometriose pode começar logo na adolescência. Isto mesmo! Nas primeiras experiências como "mocinhas", lembram? 

Acredito que muitas mulheres, diagnosticadas por volta dos seus 25-30 anos, com Endometriose nos graus III e IV, provavelmente começaram a desenvolver a doença na adolescência, porém os sintomas passaram despercebidos ou camuflados naquela frase tão conhecida: "- Quando casar, passa!"

Mas, como foi dito, a endometriose pode aparecer em qualquer momento da idade reprodutiva da mulher. É preciso estar sempre atenta aos sinais e sintomas da doença!

Vale lembrar que o principal sintoma que pode se manifestar logo na adolescência, e em qualquer outra fase, é a Cólica Menstrual

O Vídeo abaixo vai falar justamente sobre isto. Ele foi criado para alertar as meninas adolescentes, bem como as mulheres adultas, sobre a importância do diagnóstico precoce em endometriose, como forma de prevenir o progresso da doença.



Assistam e divulguem!

É muito importante!

4 comentários:

  1. Lú esse video me causou várias sensações ...., saudade de quando eu era adolecente .... lembrar do dia que mestruei a primeira vez .. saber de quanto fui ingenua em confiar no médico , de não ter naquela epoca alguem capaz de me alertar de forma que eu pudesse correr atrás da minha fertilidade , lembrei do dia que me casei ... do dia que tentei engravidar ... da tristeza e frustação ... Parabéns pelo video ficou muito lindo como se fosse uma amiga me alertando naquela epoca era tudo o que eu precisava nesse periodo da minha vida ...! O tempo já passou ... mais ainda dá prá ajudar muitas meninas ...!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Sil!! O video nos faz recordar de tudo que passamos e vivemos e de como a endometriose foi tomando conta da nossa vida sem percebermos.
    Também espero, de coração, que o vídeo sirva de alerta para muitas meninas, especialmente as que sentem fortes cólicas durante o período menstrual! É preciso investigar, pois se for endometriose, quanto antes iniciar o tratamento, melhor! Quanto a nós, vamos continuar na luta, claro!!!
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  3. Meninas, o vídeo foi simplesmente perfeito! Amei!! Adoro este blog, têm me ajudado muito!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, amiga! Ficamos muito felizes em saber que estamos atingindo nosso objetivo de ajudar, informar e apoiar! Beijos!!

    ResponderExcluir