domingo, 27 de fevereiro de 2011

INSENSATO CORAÇÃO OU INSENSATA INFORMAÇÃO?

Em primeiro lugar gostaria de dizer que é lamentável precisar publicar um tópico como este. Mas, depois do que estamos vendo na novela global "Insensato Coração", ficou difícil não protestar!

Como muitos sabem, "Insensato Coração" traz em seu enredo a história da personagem "Carolina Miranda", interpretada pela atriz Camila Pitanga. Carol, como está sendo chamada, é uma alta executiva, bem sucedida e que sofre de endometriose. Aliás, não creio que "sofrimento" seja uma palavra apropriada neste caso.

Inicialmente, quando soubemos que a Globo traria em sua trama uma personagem com endometriose, ficamos exultantes! Pensamos: "Puxa, até que enfim vão falar sobre a nossa doença, nosso sofrimento, nossas dores, nossas problemas com a infertilidade." Sendo a endometriose uma doença pouco conhecida, seria ótimo tê-la como tema de uma novela global. Mas....a alegria durou pouco.

Antes mesmo que a novela estreiasse, ficamos surpresas com algumas afirmações feitas pela atriz, Camila Pitanga, na reportagem do Jornal "O Dia Online", de 15/01/2011. Referindo-se à endometriose, ela disse:

(..)“Conheci mulheres com a doença, mas depois que elas têm filho o problema passa. Tenho cenas em que Carol fala das dores”(...)

Ao lermos esta afirmação, sentimos a necessidade de escrever a postagem "Verdades e Mentiras sobre a Endometriose", pois é um grande mito e equívoco afirmar que a endometriose "passa" depois que a mulher tem um filho. A informação correta é que após a gravidez, uma mulher com endometriose tem grandes chances de retorno da doença, especialmente se não fizer nenhum tratamento hormonal pós-gestacional para controle da mesma. Isto acontece porque ainda não se conhecem maneiras de se evitar a recidiva da doença.

Apesar deste equívoco, aguardamos a estréia da novela na esperança de que o autor conseguisse retratar e informar de maneira correta como é o dia a dia de uma mulher com endometriose.

Entretanto, para nossa surpresa, nos deparamos com uma personagem que está muito longe de ser portadora de endometriose. O único sintoma que a Carol apresenta para justificar a doença é o fato de não poder ter filhos.

Está certo! A infertilidade, de fato, é um dos sintomas e também consequência da endometriose. Porém, muitas mulheres tem chances de engravidar; algumas naturalmente, outras precisarão das técnicas de Reprodução Assistida, mas inegavelmente a maioria precisará, antes, de tratamento para a endometriose. A Carol, na novela, não parece fazer nenhum tipo de tratamento, apesar de se dizer portadora da doença.

Além disto, quem convive com a doença ou simplesmente procura se informar, sabe que um dos principais sintomas da endometriose são as dores/cólicas intensas. São raros os casos de endometriose em que não existam dores.

A dor pode ser tão intensa que impede a mulher de realizar suas atividades do dia a dia, como trabalhar, estudar, cuidar da casa e etc. Algumas vezes elas também sentem dores nas relações sexuais, além de dores para evacuar ou urinar.

Enfim, a dor é um dos principais sintomas da endometriose, mas totalmente ignorado pela personagem "Carol". Ela sempre aparece bem, feliz e ativa. Nunca falta ao trabalho, não reclama de cólicas, não visita o ginecologista há um ano e, vejam só, está menstruando durante todo este tempo!

Mas que perigo isto! Oras, com um pouquinho mais de informação, o criador desta personagem, saberia que uma mulher com endometriose NÃO deve menstruar, a menos que esteja tentando engravidar, o que parece não ser o caso da Carol!

Pois bem, para completar as "insensatas informações" passadas pela novela, fomos surpreendidas pelo diálogo entre Carol e sua ginecologista, Sônia, nas cenas exibidas neste sábado, dia 26/02.

Carol descobre que está grávida e indignada pergunta à médica como isto foi acontecer. Achamos importante transcrever o diálogo aqui, pois sentimos a necessidade de corrigir a informação totalmente equivocada que foi passada aos telespectadores a respeito da endometriose, vejam:

Carol: - (...) eu sempre achei que eu não pudesse ter filhos, eu sempre convivi minha vida inteira com isto. Todos os médicos que eu consultei, e não foram poucos, você sabe bem, todos me disseram que com a minha endometriose eu só poderia engravidar se fizesse Fertilização In Vitro, como é que eu poderia esperar uma coisa destas?

Sônia: - Carol, os médicos estão com a razão! Eu também te disse isto! E se aparecer uma outra paciente aqui nas mesmas condições, eu vou dizer o mesmo. Acontece que no seu caso é muito raro engravidar, mas aconteceu!

Carol: - Mas como, Sônia? O que que mudou?

Sônia: - Às vezes o quadro regride! E você ficou muito tempo sem vir aqui! Deve ter acontecido alguma alteração (...)

O quadro regride? Como assim? Pelo que dá para entender, a Carol passou um ano menstruando e a doença regrediu, por isto ela engravidou! Não, não! Isto está totalmente errado. A endometriose é uma doença PROGRESSIVA. Sem tratamento, ela avança, piora e dificulta ainda mais a gravidez.

Nossa preocupação, enquanto grupo que se dedica a informar sobre esta doença, é que as portadoras, e também seus familiares, concluam que a endometriose não é uma doença séria e não precisa de tratamento. Mas, é justamente ao contrário!

A endometriose é muito séria, requer cuidados, tratamento, cirurgia e as portadoras precisam de apoio e carinho dos familiares e dos médicos para conseguir lutar contra os cruéis sintomas desta doença.

Nosso grupo, EndoAmigas de São Paulo, e outros grupos de apoio às portadoras, lamenta muito a maneira como a novela está informando sobre a endometriose. Muitas aqui passam horas estudando e conhecendo a doença, a fim de que possam transmitir as informações corretas e auxiliar várias portadoras. Lutamos para que a doença seja tratada com a devida importância, e gostaríamos de pedir aos responsáveis por esta novela para se informarem melhor, ao invés de transmitirem tantas asneiras a respeito da nossa doença!


Fiquem atentos, não sejam "insensatos"! E se precisarem, estamos aqui para ajudar!

EndoAmigas de São Paulo

Confiram a cena neste link:

15 comentários:

  1. É um absurdo tanta falta de informação para uma emissora como a rede globo. Se faz necessário uma mobilização por todas as portadoras de endometriose acerca de como a doença tem sido abordada na novela.
    Nós bem sabemos o qto sofremos com essa doença. Dores constantes, inúmeras cirurgias, infertilidade, limitações nas coisas mais simples do dia dia...
    Não existe a doença regredir menstruando...
    Deixo aqui a minha indignação!!! Precisamos fazer alguma coisa. Bjss Lu

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Portugal penso que a novela ainda não passa! Mas de facto o relato que fazem confirma a insensatez do autor da novela. Bastava ele ter feito algumas pesquisas para saber como a actriz deveria interpretar esse papel como ele realmente é vivido por nós: Mulheres que de facto têm Endometriose!
    Lamento que tenha sido assim e espero que a novela em vez de alertar a população para um problema grave não vá ter um efeito contrário desvalorizando mais a doença!
    Abraço aqui do grupo de Portugal

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês, meninas!!! Obrigada pelas mensagens. Temos que fazer nossa parte e esperamos que a Globo faça a dela!
    Amigas de Portugal: espero que esta novela nem chegue aí!!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente lamentável!!! Anos da nossa luta pela divulgação da doença são jogados no lixo em apenas poucos minutos e o pior: em rede nacional! Não podemos ficar caladas... o mínimo q a globo deve fazer é se retratar em rede nacional, no horário nobre.

    ResponderExcluir
  5. realmenete so quem sofre desta doeça sabe o que passamos. acredito que se ficassemos em cima deles ( rede globo ) poderemos ter um pedido de desculpas.
    vamos nos mobilizar.

    ResponderExcluir
  6. Oi, que bom q vcs existem para imformar, quando ví o capitulo da novela achei um absurdo,quanta falta de informação sobre a doença. sou portadora de endo e sei o quanto essa doença é terrivel, acho q estão tratando a doença como uma certa dose de banalização, achei uma falta de respeito e sensibilidade com as mulheres q sofrem desse mal. abraços

    ResponderExcluir
  7. é um absurdo mesmo! Depois que vi esse capitulo da novela. Enviei um e-mail a globo dizendo que eles nao sabem do que estão falando. Nós, portadoras da endometriose, sabemos que nao podemos ficar um ano sem visitar o médico e muito menos 1 anos menstruando normalmente. E ainda tive que ouvir da minha família. Vc viu na novela, ela engravidou. Ninguem merece.

    ResponderExcluir
  8. concordo com a colega ouvi a mesma coisa da minha família e no dia da cena estava de cama com muita dor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu como portadora de endo também fiquei feliz ao saber que uma novela iria tratar da doença, mas me decepcionei logo com as cenas falsas que mostram. Cheguei a procurar algum e-mail na globo em que eu pudesse falar que endometriose não é nada do que eles mostram, mas não encontrei... se alguém conseguir falar com a globo e com os autores, seria muito bom. É por causa dessas informações medíocres que continuamos sofrendo preconceitos de amigos, familiares e até de médicos que dizem que nossas dores não são tão intensas como relatamos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O que eu achei ruim foi falarem de uma forma que as pessoas que não conhecem essa doença, achassem que toda portadora de endometriose nao pode ter filhos. Mas não é bem assim. A verdade é que existem portadoras que não poderão ter filhos mesmo, mas há outras que conseguem engravidar sim, umas com mais dificuldade outras nem "tanto"...

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! sou portadora de endometriose fiquei empolgada com a novela q iria falar sobre a doença.... mas qdo assisti o capitulo da novela a decepção foi grande pq não é tão simples assim agora pessoas q não sabem da doença falam e comparam agente com a personagem q td é facil e não precisa de tratamento.....
    A novela ao tratar desse assunto ela não foi feliz
    Por que só quem tem endometriose sabe o q está passando....
    bj

    ResponderExcluir
  12. olá ,meninas eu entendo perfeitamente como vcs ficaram ao ver essa novela como, foi abordado o assunto : eu na época fiz meu comentário aqui no Gapendi e foi o único lugar que fui muito bem recebida e compreedida ,porque até então eu havia publicado em outro site a minha indignação sobre a novela e o jeito que a personagem levava a vida numa boa !!!!!!e simplismente foi apagado achei uma falta de coleguismo, com a pessoa que se diz ser uma portadora,e com o passar de um tempo...vi uma entrevista dessa pessoa,dizendo que ela tem outra cabeça em relaçao a fertilidade ,eu devo respeitar sim as opiniões de cada pessoa só que que na visão dela ....ela diz que a endometriose não é a principal causa da infertilidade eela disse que se não tiver filhos é só ADOTAR .....ai fizeram uma reportagem nas ruas e ai uma cidadã perguntou se a endo parcela na infertilidade ? ai o dr que estava la diz que não .....ela elogio esse Dr e diz que gostou dele ter corrigido a repórter
    então pelo que estou entendendo dessa pessoa ela quer desvincular um pouco isso e diz que só assim seremos reconhecidas e teremos nossos direitos de cidadãs
    1 lugar eu pergunto ? que direito é esse que ela quer?
    2 lugar ela tem condições de fazer uma I.A ou UMA F.I.V ?que não tem garantia nenhuma é claro que sabemos que com persitência se consegue e tambem vai muito da nossa fé
    3lugar ela é casada ? como esta o relacionamento dela quanto a constituir uma Familia ?

    ResponderExcluir
  13. lugar ela ja enfrentou dificuldades tanto na area social, economica finaceira para ter um filho ou até mesmo consegue se ver livre da própria doença ?
    5 pergunta ela ja se deparou com processo de adoção ?pois eu no momento estou tratando da endometriose que descobri a 5 anos atrás
    passei por dua Videolaparoscopias perdi uma trompa esquerda e outra é obstruída e no meu caso seria o método de F.I.V e entrei na Fila de adoção em outubro de 2010 porque eu não via possibilidades de realizar um fiv acompanhada de pisicologos do fórum e ai os processos foram andando até eu realizar a segunda video porque as dores cada vez ficando insuportaveis e meu médico sugeriu de tentar a gravidez por fiv. gastei minhas economias da entrada da nossa casa .. tentei fazer no fim do ano passado em dezembro 2011 e não vigaram os dois embriões que foram transferidos ,tives vários distúrbios hormonais inchei bastante fiquei bastante abalada ,chateada pela frustração ....estou no momento me tratando com endócrinos e lutando novamente me fortalecer pra poder enfrentar novamente a audiência no fórum e passar por outra avaliação pisicolgica ... para mim adotar só que não tem sido fácil pois te colocam na parede eles tentam entrar no seu intimo mais profundo pra saber se vc não vai desistir da adoção, então eu só digo antes de abrir a boca pra falar qualquer coisacomo essa pessoa que foi infeliz dizer que ela não liga pra fertilidade !!! ah!se eu não tiver filhos eu adoto ,pensem porque não é tão simples assim enfrentar aquele batalhão de gente do fórum que é uma humilhação mas eu entendo que isso é pra defesa do menor ,não tiro a razão do estado mas tem que ter estrutura pisicológica ,isto tem afetado sim meu relacionamento porque meu esposo antes aceitava a adoção e agora esta mudando de idéia e pra mim ta sendo uma barra porque estou me sentindo a pior mulher ,na face da terra chegamos a quase ter um surto nervos a flor da pele de tantas asneiras que ouvimos de promotor assistente social ,sei que tenho que fazer ouvido de mercador mas no momento esta sendo difcil lidar com a situação de não ter conseguido o nosso filho com a fiv e a burocracia que faz parte ,mas eu torno repetir se não fosse a endometriose o que seria a minha infertilidade então ??????? estou bastante chateada com tantas balelas que ando ouvindo por ai sites que não estão ajudando em nada se não sabe de nada ou não passou por isso fica quieta que ganha muito mais porque quem fala de mais da bom dia a cavalos !!!!!!eu to muito mais muito P da vida dela achar que é tão simples assim no momento estou tirando licença médica pra poder me espairecer e me cuidar melhor exclui varias coisa da minha vida porque não quero me aborrecer e nem ofender ninguém esta aqui meu desabafo em breve volto quero aqui deixar meu agradecimento em Epecial a Luciana (lulu)Diamante por ter me dado o espaço de me desabafar e tem me ajudado muitoooooo .... estarei aqui sempre que vc tambem precisar minha amiga bjão no seu coração, me desculpem se escrevi de mais se vcs não me entederam talves seja por efeitos de medicaçoes e o nervoso .........

    ResponderExcluir