sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

27 COISAS QUE AS PESSOAS QUE SOFREM COM A INFERTILIDADE QUEREM QUE VOCÊ SAIBA

Olá, tudo bem?

Estamos trazendo hoje um texto bem interessante que foi publicado pelo site BrasilPost e que fala exatamente o que as pessoas que sofrem com a Infertilidade gostariam que outras pessoas soubessem.
Acredito que muitas portadoras de Endometriose se identifique com alguma das citações abaixo, já que sabemos que a Infertilidade é um dos principais sintomas da Endometriose.
A dor provocada pela dificuldade para engravidar é tão dolorosa, para algumas mulheres, quanto as dores físicas provocadas pela Endometriose!! E, quase sempre, a gente se depara com algumas pessoas do nosso ciclo familiar ou de amizade fazendo comentários indelicados e que muitas vezes engolimos com um leve sorriso sem graça no rosto e o choro no coração.
Muitas vezes queremos responder algo, mas a dor é tanta que preferimos o silencio. Embora a gente tenha na ponta da língua várias respostas e comentários que gostaríamos de fazer/falar para algumas pessoas, né?
Pois então, abaixo segue uma lista com 27 coisas que muitas de nós também gostaríamos de falar de vez em quando!! 

Vamos lá?!!

1- "É mais comum do que você imagina; você não está sozinha! Não tenha medo nem vergonha de falar sobre o assunto!"

2- Às vezes, o problema não é conceber, mas sim MANTER-SE grávida, o que é tão (ou mais) doloroso do que não ser capaz de conceber.” 
3. “É absolutamente devastador. Cada teste negativo me fez sentir uma pessoa menor. Por mais que eu quisesse compartilhar minhas histórias e sentimentos, mantive muita coisa em segredo. Ninguém tem a mesma experiência de infertilidade, assim como ninguém tem a mesma experiência de gravidez.” 
4. “Não tem a ver só com idade! Você pode ser jovem e ainda assim ter problemas de fertilidade.” 
5. “Gostaria que todos soubessem que a pessoa pode estar bem por fora, mas por dentro elas se sentem um fracasso como mulher e morrem um pouco cada vez que eles descobrem que ainda não estão grávidas.” 
6. "”Gostaria que as pessoas entendessem a montanha-russa emocional que é a infertilidade.” 
7. “Quem sofre de infertilidade precisa de apoio depois que tem a sorte de engravidar. No instante que você recebe o diagnóstico, todo o processo é tão assustador, e você constantemente se preocupa que algo vai dar errado com a gravidez.” 
8. “A mulher muitas vezes se sente sozinha nessa luta, mas ela é igualmente difícil para o marido.” 
9.  " A infertilidade não nega sua feminilidade ou masculinidade. Depois de dois anos tentando conceber, essa foi a lição que mais aprendi!"
10- “É massacrante, cansativo, difícil para o casamento e muito, muito longo. Também é extremamente gratificante quando você descobre que funcionou; a alegria que você sente é inexplicável.” 
11. “Problemas de infertilidade podem prejudicar o seu relacionamento, e é bom procurar aconselhamento pró-ativo.”
12- " Só porque alguém foi abençoado por ter uma criança não significa que a infertilidade secundária seja fácil de aceitar!"
13- “A infertilidade pode afetar qualquer pessoa, e isso pode acontecer mesmo que o casal já tenha tido um filho. Não julgue.” 
14. “Somos eternamente gratos por nosso filho que sobreviveu, mas tê-la não apaga a dor dos seus CINCO irmãos perdidos.” 
15- " Quero que as pessoas saibam que todos anuncio de gravidez é desesperador. Não porque você não esteja feliz por eles, mas porque você está triste por si mesma!"
16-“Você não precisa ter medo de me dizer que está grávida. Eu consigo ficar feliz por você, independentemente da minha situação.”
17. “A coisa mais difícil durante meus quatro anos de tentativas foi ter amigas que se queixavam 24/7 sobre a sua gravidez, quando na verdade eu queria estar na pele delas.” 
18. “Sim, é uma bênção que uma amiga esteja grávida, mas pode ser extremamente doloroso discutir os sonhos e as esperanças de uma futura mãe enquanto você pensa na sua própria gravidez. Eu chorava histericamente depois de dar os parabéns.” 
19- " Não! Você realmente não sabe o que eu estou passando, e por favor, não me peça para relaxar pois assim vai acontecer naturalmente!"
20- “Guarde suas opiniões você mesmo. Especialmente aqueles como ‘é só adotar’ ou ‘talvez seja a vontade de Deus’. Você não tem direito a uma opinião sobre o assunto. Ponto.” 
21. “Pare de perguntar quando vamos ter um bebê ou um segundo filho.” 
22. “Nunca diga a uma pessoa a relaxar e deixar que as coisas aconteçam, ou que vai acontecer quando eles pararem de tentar – igual à chefe da tia da mulher do sobrinho do primo do seu amigo, que tentou engravidar por um ano. Não é assim que funciona, e isso só dá a entender que de alguma forma a infertilidade é culpa deles, porque eles estão insistindo demais. A melhor coisa a dizer é: ‘Sinto muito que você esteja passando por isso.’
23. ‘Não faça comentários sobre como deve ser divertido (piscadinha) ficar tentando. O sexo para tentar conceber é o pior. O pior.” 
24. “Depois de cinco anos, eu realmente não quero ouvir como você sabe como eu me sinto, porque pra você demorou longos quatro meses. Tentar conceber é tentar conceber, mas infertilidade (e infertilidade secundária) é outra coisa, completamente diferente.”
25- " Quando uma amiga passa por infertilidade, elas não precisam de conselho! Elas só precisam que você ouça, SE estiverem à vontade para falar com você. Se não, tudo bem, também!"
26- “A menos que você já tenha passado por isso, não há muito o que dizer para alguém com problemas de infertilidade. É melhor apenas dar apoio emocional, em vez de explicações, sugestões e motivos.” 
27. “Que suas palavras ‘bondosas’ de esperança ou incentivo nem sempre são bondosas. Às vezes, somente ouvir e estar lá é a melhor coisa que você pode fazer.” 
E ai, meninas, qual comentário você acrescentaria nessa lista?!!!
Até a Próxima!!!!
Equipe GAPENDI
Marília Gabriela Rodrigues
Luciana Diamante

Um comentário:

  1. A infertilidade deixa muita mulher triste.
    Gostei muito do seu artigo, obrigado por partilhar.

    ResponderExcluir