quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR ESPECIAL NUTRIÇÃO



Olá!!

Ano Novo com muitas novidades no blog do Gapendi e esta é só a primeira!
Estamos com uma super estréia! A partir de hoje, além dos nossos médicos parceiros que vocês já conhecem, estamos contando também com a participação da Juliana Couto, que é portadora, nutricionista e também se especializou em tratar as portadoras de Endometriose.
Para nós, essa parceria será muito válida, pois cada vez mais temos dúvidas acerca de alimentação e endometriose. Vire e mexe surge, em alguns dos nossos grupos, alguma dúvida sobre da rotina alimentar da portadora ou então surge na mídia reportagens sobre algum alimento que favorece ou agrava a doença.
Nada melhor do que a gente contar com uma nutricionista, que também é portadora e que conhece bem os nossos conflitos, dores e dificuldades enquanto mulher com endometriose, aliada ao conhecimento da sua graduação em relação aos alimentos e benefícios da nutrição para nós, portadoras. 
Hoje a Juliana estará respondendo um pouco sobre como a nutrição pode favorecer a portadora de endometriose, também vai explicar sobre quais os alimentos devemos evitar e quais são os nossos aliados. Vai abordar o uso da soja e do omega 3, que sempre vemos com frequência perguntas sobre essas duas alimentações nos grupos. E por fim, será que uma alimentação errada de fato contribui tanto para as dores e o aumento dos focos de endometriose?

Lembrando que nenhuma das perguntas aqui respondidas dispensa a consulta com o nutricionista e/ou médico especialista!! Lembre-se que cada caso é um caso e o tratamento com a equipe multiprofissional é indispensável.


1- Como o nutricionista pode ajudar a portadora de endometriose? Uma alimentação errada pode contribuir no aumento dos focos ou das dores?
  
Juliana Couto- O nutricionista, que conhece a fisiopatologia da endometriose, pode ajudar os portadores dessa patologia a minimizar e, até mesmo reduzir, a sintomatologia e as adesões causadas pela doença. Uma alimentação inadequada contribui e muito, com as dores e o avanço da endometriose.


2-  Quais alimentos devem ser evitados pelas portadoras de endometriose?

     Juliana Couto- De forma bem objetiva: lactose, glúten, soja, gorduras  saturadas e carboidratos simples.


3- É verdade que a soja faz mal para quem tem endometriose?
   
Juliana Couto- Sim. A soja possui um composto conhecido como fitoestrógeno que “alimenta” os focos da endometriose.


4- Ouço muitas portadoras falando que usa Omega 3 por conta da endometriose. Posso ta usando sem consultar meu médico ou orientação do nutricionista? Quais os benefícios de fato que tem? Posso encontrar o Omega em alimentos?
   
Juliana Couto-O ideal é que o uso do ômega 3 seja avaliado por um médico ou nutricionista, pois o mesmo é contra indicado para quem apresenta problemas de coagulação. O ômega 3 apresenta benefícios sobre processos inflamatórios, e devemos considerar a endometriose como uma doença extremamente inflamatória. Podemos encontrar o ômega 3 em peixes como a sardinha, atum e salmão mas, para portadores de processos inflamatórios, o ideal é a suplementação.


5- O que não pode faltar na alimentação de uma portadora?
    
Juliana Couto- Ômega 3, hidratação (água), se houver focos no intestino, o uso de simbióticos é imprescindível e fibras (solúveis e insolúveis).



Caso tenha alguma dúvida relacionada à alimentação e endometriose, nos envie por email para gapendi@hotmail.com, que a Juliana estará respondendo e postando na nossa sessão: "RespondEndo: Pergunte ao Doutor!"

Equipe Gapendi
Marília Gabriela
Luciana Diamante

7 comentários:

  1. ESTOU FAZENDO USO DO CÁLCIO E OMEGA TRÊS HÁ TRÊS SEMANAS.
    ESTOU FAZENDO UM BOM USO?
    ESSA MADRUGADA TIVE UMA CRISE SÉRIA E FUI PARAR NUMA EMERGÊNCIA, HÁ MUITO TEMPO NÃO ME ATACAVA..
    TENHO ENDOMETRIOSE PROFUNDA NO INTESTINO E TRATO COM ANTICONCEPCIONAL DE USO CONTINUO....
    FICO NO AGUARDO.
    OBRIGADA E PARABÉNS PELA INICIATIVA E POR QUANTO ESSAS ENQUETE NOS AJUDA.

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia desconfiado que a lactose fizesse mal amo suco de soja vou parar de tomar

    ResponderExcluir
  3. SOU PORTADORA DE ENDOMETRIOSE GRAU IV INOPERÁVEL..MAS CONTROLADO COMPLETAMENTE COM CERAZETTE; EU NÃO TOMO LEITE E SUBSTIUÍ POR ADES ( LEITE DE SOJA+ FRUTA), MESMO ESTE É DESACONSELHÁVEL? TB HÁ ALTOS ÍNIDICES DESSA SUBSTÂNCIA NESSE TIPO DE BEBIDA? PRECISO PARAR DE TOMAR????A UNICA COISA QUE POSSO "AFIRMAR" COM RELAÇÃO A ALIMENTOS E BEBIDAS, SEMPRE QUE TOMO ( OU TOMAVA PQ PAREI) DE TOMAR COCA-COLA, SENTIA ALGUMA DOR...LEVE, MAS SENTIA..PORISSO PAREI DE VEZ COM COCA-COLA..MAS O LEITE DE SOJA NUNC AME CAUSOU MAL " APARENTEMENTE"

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Fiquei um pouco confusa, pois li uma matéria informando que a endometriose, como está relacionada com o estrogênio, consumir soja seria bom, devido ao alto teor de genisteína e dadzeína, o que seria recomendada. Estes dois fito estrogênios impedem que o organismo absorva as outras formas de estrogênio mais prejudiciais que circulam no sangue. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Estou investigando um endometrioma no ovário direito, e sinceramente, ao receber o diagnóstico entrei em pânico, por num primeiro momento pensar que era um tumor, após o médico me acalmar e me explicar o que é este endometrioma, estamos também investigando um possível hipertireoidismo, pois além das cólicas extremas, fora do período menstrual, tenho calores excessivos, ciclos menstruais irregulares, muita diarreia, dor abdominal todos os dias e estou perdendo peso.
    Sabe me dizer se a Endometriose tem alguma relação com alterações da Tireoide?
    E esses Endometriomas tem tratamento sem necessidade de intervenção cirúrgica?

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Tenho dores fortes e suspeita de endometriose intestinal. Em duas tomografias pélvicas, numa constatou um borramento próximo ao intestino e fui tratada de diverticulite durante vários meses. Preciso fazer a vdl, mas gostaria de fazer primeiro a ultra endovaginal com preparo intestinal. Porem, em minha cidade não fazem. Poderiam me indicar clinicas e médicos especialistas em endometriose em Brasilia - DF ou Campinas SP, de preferencia que atendam pela unimed para que eu possa continuar os tratamentos?

    Parabéns pelo blog. Espero que possam ajudar a mim e a outras muitas mulheres, pois não é fácil ficar com dores e não achar uma solução para as mesmas.

    ResponderExcluir
  7. Juliana Couto você faz consulta por teleconferência? Estou procurando uma nutricionista especializada em endometriose mais não encontrei em minha cidade.
    Talita

    ResponderExcluir