sábado, 11 de junho de 2011

MENSTRUAÇÃO: A NOSSA GRANDE VILÃ!

Visita indesejada, chata, inconveniente, mal cheirosa e muito dolorosa... eis aí nossa grande vilã: a menstruação!

Existem muitos debates sobre menstruar ou não menstruar, mas o fato é que mulheres com endometriose NÃO devem menstruar e ponto final.

Há um motivo para isto e neste texto, vamos tentar entender porque a menstruação é a nossa grande vilã.

I - CONHECENDO NOSSO CICLO MENSTRUAL


Lembra-se quando você ouviu pela primeira vez sobre o Ciclo Menstrual? Certamente foi através de um professor, em alguma aula de Biologia, daquelas bem difíceis! Infelizmente, a teoria não mudou e tentar entender o ciclo menstrual continua complicado! Mesmo assim, vamos tentar explicar abaixo como tudo acontece, da forma mais simples possível, pois é importante conhecermos como o nosso corpo funciona.

O que é o Ciclo Menstrual?

O ciclo menstrual é o nome que damos para todo o período de uma menstruação até a próxima menstruação. A menstruação é uma descamação do endométrio (membrana que reveste a cavidade do útero), acompanhada da saída de sangue através da vagina. Em geral, ocorre mensalmente e marca a vida reprodutiva da mulher, ou seja, durante este período, a mulher é capaz de gerar um filho.

Quando começa o Ciclo Menstrual?

O ciclo menstrual é contado a partir do primeiro dia da menstruação,  isto é, no dia em que começa o sangramento, e não no dia em que termina o sangramento. Isto é importante, pois muitas meninas confundem. Não importa quantos dias você vai ficar sangrando, o primeiro dia sempre será aquele em que você notou a manchinha de sangue na calcinha ou no papel higiênico. A partir daí, a contagem termina um dia antes da próxima menstruação. Geralmente, dura entre 28 a 30 dias, mas existem casos em que o ciclo pode ser menor ou maior. Não há um padrão único, cada mulher tem seu próprio padrão e deve anotar as datas de início e término do ciclo para descobri-lo.


O que acontece durante o Ciclo Menstrual?

Para entender melhor, o Ciclo Menstrual é dividido em três fases:

1a.) Fase Folicular:


Inicia-se no primeiro dia do ciclo: o primeiro dia da menstruação. Neste momento, a Hipófise (uma glandula situada no cérebro) começa a produzir um hormônio chamado FSH - Hormônio Folículo Estimulante - que por sua vez atuará nos ovários, estimulando a produção dos folículos (bolsas de líquido que contém os óvulos). Os folículos começam a crescer mais ou menos a partir do sétimo dia do ciclo. Durante seu crescimento, secreta quantidades cada vez maiores de Estrógeno, um tipo de hormônio feminino. Neste início, vários folículos são estimulados ao mesmo tempo, mas somente um produzirá estrógeno suficiente para inibir a produção de FSH e fazer com que os outros folículos "murchem". Portanto, apenas um folículo será o dominante e irá liberar o óvulo. O estrógeno produzido por este folículo, irá preparar o corpo da mulher para uma possível fecundação, fazendo o endométrio engrossar e se desenvolver dentro do útero, preparando-se para receber o embrião.

2a.) Fase Ovulatória:


Geralmente, ocorre no meio do ciclo. Aquele folículo dominante, ao produzir altas doses de estrógeno, induz a uma grande liberação de um outro hormônio, também produzido pela hipófise, chamado LH - Hormônio Luteinizante.  Quando ocorre o “pico de LH” (momento de maior produção deste hormônio) acontece a liberação do óvulo pelo folículo, ou seja, a Ovulação. Desta forma, o LH é o responsável pela ovulação, o que quer dizer que se não houver esse “pico de LH”, não há ovulação.

3a.) Fase Lútea:


Marca a segunda metade do ciclo. Após a ovulação, o folículo se transforma numa estrutura chamada corpo lúteo, e passa a fabricar, além do estrógeno, o hormônio Progesterona, que vai terminar o preparo do endométrio para a implantação do embrião. Mais ou menos entre o sexto e o oitavo dias após a ovulação, o nível de progesterona no sangue atinge o máximo, e a medida deste hormônio no sangue, se for baixa, é causa de infertilidade. Ainda não se conhece com toda a precisão o dia da implantação do embrião: parece acontecer de cinco a dez dias após a ovulação. Se não ocorre implantação, então a progesterona e o estrógeno param de ser fabricados pelo corpo lúteo, seu nível diminue no sangue, o que faz o endométrio se desprender do útero, iniciando nova menstruação, ou seja, um novo ciclo menstrual. Isto continuará acontecendo até que a mulher entre na chamada Menopausa, quando cessam a produção destes hormônios.

II - O CICLO MENSTRUAL E A ENDOMETRIOSE


Afinal, porque não podemos menstruar? O que o ciclo menstrual tem a ver com a Endometriose?



Bom, como já explicamos neste blog, o endométrio deveria ser originalmente encontrado apenas dentro do útero, pois sua função é a de ser um "ninho" para o futuro embrião. Entretanto, por razões desconhecidas, algumas células ou fragmentos deste endométrio são encontrados em outros órgãos, fora do útero, causando a Endometriose


Estes focos podem estar presentes nos ovários, tubas uterinas, ligamentos que sustentam o útero, na área entre a vagina e o reto (septo retovaginal), na superfície externa ou na musculatura do útero (adenomiose) e no revestimento da cavidade pélvica (peritôneo). Em alguns casos, também pode atingir outros órgãos, como a bexiga, intestino, vagina, colo do útero, vulva e cicatrizes cirúrgicas abdominais.




 O problema é que durante o ciclo menstrual, estes focos de endométrio fora do útero, também sofrem a ação dos hormônios (estrógeno e progesterona) e irão se comportar como se estivessem dentro do útero. Em outras palavras, estes focos crescem, se desenvolvem, ficam cheios de sangue e depois descamam. Porém, este sangue não tem para onde sair e fica acumulado dentro do abdomen causando muita inflamação, dores e aderências.


Resumindo: todas as vezes em que uma mulher com endometriose menstrua, estes focos de endométrio grudados fora do útero, também "menstruam", causando inflamações cada vez maiores e muitas complicações. Por este motivo, o tratamento principal para a doença é suspender a menstruação, de forma que impeça o crescimento dos focos já instalados, ou daqueles focos que não puderam ser retirados na cirurgia.


Isto quer dizer que se retirarmos o útero ficaremos curadas da doença?



Absolutamente, não! O que faz o endométrio crescer e descamar são os hormônios fabricados pelos ovários, portanto, retirar o útero de nada adiantará, pois os focos de endometriose continuarão respondendo à ação destes hormônios, independente ou não da presença do útero. Por outro lado, se o útero e os ovários forem retirados, a mulher entrará em menopausa, o que poderá acarretar outros problemas, ainda mais se a paciente ainda for muito jovem.


E quando há o desejo de engravidar?


É claro que quando há o desejo de engravidar, não se deve parar de menstruar, pois a gravidez só é possível quando existe a atuação dos hormônios, permitindo a ovulação e a preparação do endométrio. Entretanto, para as mulheres com endometriose, o ideal é tentar engravidar após realizar um tratamento para a doença, pois assim reduz-se a inflamação, aumentando as chances de gravidez.


Vale lembrar que não é recomendado que uma paciente com endometriose passe muito tempo menstruando para tentar engravidar. Geralmente, após o tratamento (cirúrgico ou medicamentoso) sugere-se que tente a gravidez por 6 meses (isto quando tiver certeza de que as tubas uterinas estão desobstruídas e livres de aderências) e, caso não consiga, a recomendação é partir para as técnicas de Reprodução Assistida.


E se não existir o desejo de engravidar?


Quando não existe o desejo de gravidez, o tratamento será sempre suspender a menstruação, o que poderá ser feito de diferentes maneiras, como veremos em uma próxima postagem!


Desta forma, como brincamos no vídeo da "EndoChata", a menstruação é a "feijoada" da Endometriose, pois quanto mais vezes menstruamos, pior a doença fica! Por isto, o diagnóstico precoce é tão importante!


Portanto, se você tem endometriose, fique de olho na menstruação! Não deixe o "chico" te pegar!!


Até a próxima!
Luciana T. Golegã Diamante

41 comentários:

  1. Adorei o texto! É confuso mesmo entender o ciclo menstrual, mas aqui no texto consegui entender melhor, são muitos hormônios!!!Agora, eu tomo ac contínuo e não menstruo desde que fiz a cirurgia. Não sinto a menor falta de menstruar!!!! rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Muito importante este texto, principalmente no que diz respeito a não ser a cura a retirada do útero! Eu fiquei muito triste quando um médico uma vez me disse que o melhor seria retirar o útero. Mas, agora vejo que realmente não resolve nada! Valeu pelo texto! Força e luz para todas nós! Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Legal, meninas! É importante mesmo conhecermos nosso corpo, como funciona o Ciclo Menstrual para podermos entender porque não devemos menstruar! E, de fato, retirar o útero nem sempre é a solução da endometriose! Bj

    ResponderExcluir
  4. Fico chateada por ser portadora de endo profunda e anemia falciforme, o que impede o uso de qq AC. Dessa forma, continuo menstruando e sofrendo horrores a cada ciclo, que é curtíssimo, fazendo com que eu menstrue mais de 1x por mes

    ResponderExcluir
  5. Poxa amiga! Você já perguntou ao seu médico sobre o uso do DIU Mirena? Às vezes é uma alternativa para quem não pode tomar AC. O Mirena vai atuar direto no seu útero, não vai circular pelo seu corpo, como o AC. É o único DIU que pode ser indicado para quem tem endometriose, e às vezes, pode ser a solução! Mas, realmente é uma situação difícil. Tem meninas que a única saída é mesmo depender de analgésicos, porém é sempre bom discutir com o médico outras possibilidades! O legal mesmo seria ter uma medicação para tratar a endo e que não trouxesse tantos efeitos colaterais, não é? Espero que você possa melhorar! Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Oi. Eu tive que retirar um dos meus ovarios por conta da endometriose ovariana, sem ter um ovario a produçao de hormonios é igual ou fica menos por conta do ovario q eu nao tenho...sempre tive essa duvida!

    mas eu nao menstruo, é verdade mulheres q tem endometriose nao podem menstruar !!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, amiga! Na verdade, quando retiramos um ovário, o outro faz todo o trabalho sozinho. Você continua produzindo a mesma quantidade de hormônios, mesmo tendo apenas um ovário. Por isto é tão importante suspender a menstruação, pois sua produção hormonal funciona normalmente! Ainda bem que você já não está menstruando! É isto aí! Que tudo dê certo em seu tratamento! Beijossss

    ResponderExcluir
  8. Tenho o grande desejo de engravidar porem não aguento mais sofrer com dores horrendas na verdade é tão dificil pois um sonho fica sendo adiado por causa da dor e do sofrimento... Mas acredito em milagres e sei que Deus vai me ajudar nisso....

    ResponderExcluir
  9. Verdade, Cris! É muito difícil tentar engravidar quando se sente dores! Mas, como você disse, é preciso ter fé, pois se é da vontade de Deus, "endometriose" nenhuma atrapalhará! De todo modo, fique de olho na endo, não é bom ficar muito tempo menstruando, ainda mais quando se está sentindo dores!!! Beijosss e que Deus a abençoe para realizar o seu sonho!

    ResponderExcluir
  10. Oi Meninas!!

    Eu tambem tenho a endochata.Faço exames regularmente e ate agora nemhum exame mostrou nada...graças a Deus. Eu nao estou menstruando mais, já faz algum tempo.
    Cheguei a fazer uma cirurgia a uns 4 anos atras...e esses dias li sobre as aderencias pelvicas e fiquei com medo de ter.
    como eu tomo ac continuo minhas dores melhoraram muitoooo. Eu não sinto mais dores. Se u tivesse aderencia eu sentiria dor mesmo nao menstruando?? ou as aderencias só doem qnd menstruamos?.
    Pq já basta a endo ter aderencias tbm?? ai nao né? Tenho muito medo.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, amiga! O fato de você estar sem dores é muito bom! Sinal de que está conseguindo controlar a "EndoChata"! Em relação às aderências, elas são mais propensas a ocorrer logo após as cirurgias e também quando estamos menstruando. Geralmente, elas doem, mesmo fora do período menstrual. Então, se você está sem dores, é sinal de que o uso do AC está dando certo! O importante mesmo é sempre refazer seus exames de controle, no mínimo de 6 em 6 meses. Fora isto, vida normal!! Beijossss

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Andaira e também sou portadora de Endometriose. Gostaria de um e-mail para que pudesse me comunicar com vocês e pedir auxílio em algumas coisas.

    Meu e-mail é: andaira.fonseca@gmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Andaira, tudo bem? Você pode nos escrever para o e-mail: endoamigassp@ig.com.br

    Vou lhe enviar um e-mail também, ok?

    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. olá meu nome é Èrika,tudo bem?Gostaria de me comunicar com vcs e pedir ajuda para sanar algumas dúvidas,também tenho endometriose e estou mal ,pois onde moro não há um médico especializado no assunto.Meu email é erikademourafelipe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Érika. Tudo bem? Vou lhe enviar um e-mail para que você tenha o nosso contato! Ok?

    ResponderExcluir
  16. olá...descobri a 2 anos q tenho endometriose...sofro muito com dores, principalmente quando menstruo, gostaria que me adicionassem no meu msn que é deiadodudoa@hotmail.com abração

    ResponderExcluir
  17. Oi, amiga! Eu te adicionei no meu msn, mas se quiser, também pode nos escrever para o e-mail: endoamigassp@ig.com.br

    Se você tiver um perfil no Facebook, também trocamos muitas informações no nosso grupo: Procure por este link: "ENDOMETRIOSE - ENDOAMIGAS DE SÃO PAULO" http://www.facebook.com/?ref=home#!/home.php?sk=group_172811946092470

    E também pode participar da nossa comunidade no Orkut, aonde trocamos muitas informações e fazemos amizades: "ENDOAMIGAS DE SÃO PAULO" http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=87243809

    Beijosss

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, eu também tenho endometriose, septo-reto vaginal profunda. Descobri no ano passado, a minha médica queria me operar na mesma semana. Eu disse não, morri de medo. Eu busquei tratamento paliativo e acreditem estou SEM DORES. Eu fiz acupuntura que inclusive regulou meu ciclo, tirou a cólica. Também, tomei remédios homeopáticos e fitoterápicos. Eu fiz exame esse ano e diminuiram os tamanhos dos focos, as trompas estão livres. Meninas, tenham fé em Deus, mentalizem que vão se curar. Eu não sinto mais aquelas dores pélvicas horrorosas e olhem que as que tive foram péssimas, fui parar em hospital tomando soro na veia. Eu sempre desmaiava de cólica, vomitava, tinha diarréia, era horrível.. hj em dia, eu tomo chá de canela com arruda para a cólica.. desce muito, como se estivesse limpando.. e nada de dor. Eu acredito sim, na cura pela natureza, ainda mais depois que li uma reportagem que passou na BBC de uma médica chinesa que cura endo com 9 ervas. Temos que ir à luta..
    bjo fiquem com Deus..

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, eu também tenho endometriose, septo-reto vaginal profunda. Descobri no ano passado, a minha médica queria me operar na mesma semana. Eu disse não, morri de medo. Eu busquei tratamento paliativo e acreditem estou SEM DORES. Eu fiz acupuntura que inclusive regulou meu ciclo, tirou a cólica. Também, tomei remédios homeopáticos e fitoterápicos. Eu fiz exame esse ano e diminuiram os tamanhos dos focos, as trompas estão livres. Meninas, tenham fé em Deus, mentalizem que vão se curar. Eu não sinto mais aquelas dores pélvicas horrorosas e olhem que as que tive foram péssimas, fui parar em hospital tomando soro na veia. Eu sempre desmaiava de cólica, vomitava, tinha diarréia, era horrível.. hj em dia, eu tomo chá de canela com arruda para a cólica.. desce muito, como se estivesse limpando.. e nada de dor. Eu acredito sim, na cura pela natureza, ainda mais depois que li uma reportagem que passou na BBC de uma médica chinesa que cura endo com 9 ervas. Temos que ir à luta..Não tenho dores nas relações sexuais mais tb.
    bjo fiquem com Deus..

    ResponderExcluir
  20. meu nome é Patrícia, esqueci de pôr meu nome no comentário anterior.

    ResponderExcluir
  21. Oi, amiga! Bem-vinda ao nosso blog! Seu relato é a mais pura verdade... nossas emoções interagem com nosso corpo e vice-versa. E em se tratando de endometriose, isto faz todo sentido. Temos um texto aqui no Blog dedicado somente aos Tratamentos Naturais para a Endometriose. O importante, como você bem lembrou, é termos atitude positiva, sermos bem orientadas e acompanhadas por um bom médico, e ficarmos sem dores. Muitas pacientes combinam os dois tratamentos: a medicina tradicional e a medicina alternativa. Porém, o importante é confiar no médico e adaptar-se bem aos tratamentos. Conseguindo isto, já é um grande avanço, não é verdade? Fico feliz por saber que vc está conseguindo "domar" as dores da endometriose e acho importante seu incentivo para todas nós! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  22. ola fiz uma cirurgia recentemente, aonde tive a retirada o endometrio ovario e trompa esquerda qual a chance de eu mestruar se o dia dele aparecer ele não veio ainda

    ResponderExcluir
  23. Amiga, após a cirurgia, pode demorar para o ciclo menstrual ficar regulado. Entretanto, se você está com muito tempo de atraso, vale a pena fazer um teste de gravidez. Se der negativo, então é aconselhável ligar para seu médico para que o mesmo a oriente, peça exames hormonais e de imagem e te passe uma medicação para menstruar, se for necessário! Espero que dê certo! Beijossss

    ResponderExcluir
  24. Olá meninas!Me chamo Nina e tenho endometriose desde os 15 anos de idade(pelo menos foi quando descobri) Fiquei gravida aos 15 e so depois do parto foi que descobri essa porcaria de endometriose! Passei varios anos tentando controlar a mesntruação ate que casei novamente e ai fiquei louca pra ter mais filhos,mas um medico especialista disse que eu nao teria mais chance de engravidar,pois minha endometriose estava muito avançada e que so tinha uma solução:: histerectomia . Mas eu nao tive coragem e continuei tentando engravidar ,mesmo sem tomar nada.Resultado: tive gemeos que estao com 4 anos e uma menina de 1 ano e meio! agora sim quero fazer a histerectomia completa! Pois nao aguento mais as dores e o incomodo da endometriose! Tem dias que minhas pernas e o utero parecem que vao estourar de tanta dor,alem do sagramento intenso e as colicas insuportáveis,minhas relaçoes dsependendo da epoca se tornam quase impossiveis pois nao aguento o incomodo! Fiz videolaparoscopia 4 vezes pra tirar as aderencias é um inferno! Fiz tratamento com Deprovera ,mas sempre engordo bastante! Agora decidi,vou arrancar tudo! Espero que assim eu fique livre desse mal!(Detalhe eu ja estou com 38 anos e co0m 4filhos) Mas que ainda é novinha e nao tem filhos e deseja,tente outros tratamentos e veja no que vai da!Boa sorte a todas! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Nina! Que bom que você conseguiu engravidar e ter seus filhos! São realmente bênçãos e milagres de Deus. Sobre a histerectomia, às vezes é mesmo uma opção, porém é preciso lembrar que para a endometriose parar de evoluir a histerectomia tem que ser total, isto é, com a retirada dos ovários também, o que a fará entrar na menopausa precocemente. Assim, também é bom discutir com o médico como você irá administrar os efeitos colaterais da menopausa, especialmente a perda óssea, pois geralmente mulheres que tem endometriose, podem não conseguir fazer a Reposição Hormonal, pois isto "ativaria" os possíveis focos que porventura permaneceram em sua pelve. Então, é bom conversar sobre isto com o médico também, né?? Espero que dê tudo certo e que vc possa ficar sem dores e sem o tormento que é esta nossa doença!!! Beijosss

    ResponderExcluir
  26. Oi amigas td bem? eu ja tomei gestinol 28 por quase 2 anos, mas comecei a ter escapes e troquei pelo elani 28 durantes os 4 meses td certo....agora comecei a ter escapes novamente e um pouco de colicas tbm. eu tenho endometriose e como vcs sabem quem ter endometriose NAO pode menstruar né?
    Fora o elani 28 e o gestinol 28 tem outros ac que serve para cessar a mesntruaçao? porque parece que nao estou me adaptando ao elani 28. obrigada pela ajuda. Bianca

    ResponderExcluir
  27. Boa Tarde...minha mae fez uma histerectomia mas o Dr. deixou um ovario. o fato dela ter retirado o utero ela vai entrar na menopausa mais cedo do que o normal?

    ResponderExcluir
  28. Olá, amiga! Bom, a menopausa acontece quando os ovários param de trabalhar, isto é, de produzir os hormônios. O útero é um órgão que "obedece" aos estímulos hormonais, logo, retirar apenas o útero, não faz a mulher entrar na menopausa. O que causa a menopausa, seria a retirada de ambos os ovários, ou a própria idade da mulher, seguindo o curso natural do corpo, ok? Beijosssss

    ResponderExcluir
  29. Oi, Bianca! Infelizmente não existe nenhum AC que seja 100% sem efeitos colaterais, como estes sangramentos. Entretanto, é bom lembrar que este sangramento que ocorre durante o uso do AC contínuo é diferente da menstruação. Na menstruação, o endométrio descama, após receber um estímulo hormonal que o fez crescer e se preparar para receber um bebezinho. Ou seja, a menstruação ocorre por estímulo hormonal. No escape, o sangramento é conhecido como "Sangramento por privação de hormônio", ou seja, pela falta do hormônio, e ocorre por causa de uma atrofia do endométrio no útero. Isto, não necessariamente faz a endometriose "piorar", como faria a menstruação em si. Mesmo assim, ter "escapes" é uma coisa que incomoda, e o melhor é tentar encontrar um método que suspenda a menstruação com menos efeitos colaterais possíveis, não é mesmo? Existem no mercado as pílulas combinadas (de estrogênio e progesterona) que dão menos efeitos colaterais, e que são estas que vc está usando (Gestinol e Elani), mas tem também a pílula só de progesterona, que é a Cerazette, também muito utilizada para portadoras de endometriose. Outra opção é o DIU de progesterona, o Mirena, com um custo um pouco mais alto, mas com a vantagem de durar cinco anos e como não passa pela corrente sanguínea, como um comprimido, tem menos efeitos colaterais. Mas, tudo isto depende de mulher para mulher. Algumas se dão bem com um método, outras com outro. O ideal é visitar o médico e perguntar-lhe qual seria a melhor opção para você. Às vezes, é preciso ter paciência, pois no começo sempre há um período de adaptação do corpo ao método que está sendo utilizado. Espero que consiga achar a melhor opção! Beijoss

    ResponderExcluir
  30. Boa noite!Quando eu tinha 15 anos,passei por uma cirurgia para retirar um cisto de ovário e tive o meu ovário esquerdo retirado também.Hoje estou com 26 anos e tenho uma filha de 3 anos...Gostaria de saber se entrarei mais cedo na menopausa pelo fato de ter só um ovario e se estou numa corrida contra o tempo para ter mais um filho?Por favor esclareça minha duvida!desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Diana! Bem vinda! Fique tranquila. Você não entrará na menopausa mais cedo por só ter um ovário. Muito pelo contrário! Vc só tem 26 anos, é super jovem, e se não tiver nenhum outro problema associado, não vejo porque não possa engravidar novamente! Ok? Converse com seu médico sobre isto, assim ele pode esclarecer melhor todas as suas dúvidas! Beijossss

    ResponderExcluir
  32. Oi meninas!

    Gostaria de saber se mesmo tomando anticoncepcional continuo o gestinol 28 é possivel ter TPM? as vezes fico muito irritada e emotiva e sempre me pergunto se é tpm ou não, já que tpm vem antes da menstruaçao e eu não menstruo.

    Obrigada! Beijos e uma boa noite pra vcs!

    ResponderExcluir
  33. tenho endometriose, ja fiz a laparoscopia e descobrir que minha trompa direita esta abstruída.houve tentativa de reverter o caso mas sem sucesso. a partir dai faço tratamento para n menstruar. este site me esclareceu muitas coisas. Claudia

    ResponderExcluir
  34. Olá tenho entrometriose ja fiz a laparoscopia, uma das minhas trompas esta obstruída houve tentativa de reverter o quadro mas nao foi possivel. Hoje teho 30 anos e tomo o gestinol 28 ha dois anos. Porem ultimamente sinto dores de colicas mesmo nao mestruando. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  35. Olá, meu nome é Adriana, ainda tenho dúvidas quanto ao uso de AC contínuo. Uso o Selene. Há problemas de usar por tanto tempo o AC ou não? Também já fiz a Laparoscopia em 2009, fiz tratamento com Zoladex, e fico agora só no monitoramento com exames e usando o AC, mas lendo uma coisa e outra, de males que podem causar, fico na dúvida sobre o uso contínuo. Me ajudem!

    ResponderExcluir
  36. Olá pessoal, sou nova aqui, encontrei o blog por acaso e amei, muito instrutivo para quem tem a bendita Endo. Mas tenho uma dúvida também. Depois de ter feito a laparoscopia em 2009, depois iniciar tratamento com zoladex (tomei dois de 10.8mg), e monitorar sempre com meu médico. Estou tomando selene. E a dúvida é: há algum problema em tomar continuado por MUITO TEMPO? Preciso de pausas para tomar o AC?

    ResponderExcluir
  37. Olá pessoal, meu nome é Janeide realizei uma cirurgia para retirar 01 mioma e 30 dias após tomei zoladex 10.8. Já fazem 7 meses que não menstruo, estou muito ansiosa pois quero engravidar. É normal demorar tanto tempo para menstruar?

    ResponderExcluir
  38. Olá, meu nome é Samira e também tenho endometriose, descobri quando tinha 25 anos, hoje estou com 38 anos e tenho um filho lindo de 11 anos, sou muito feliz por ter conseguido engravidar, mesmo com muita dificuldades Deu me ajudou. não consegui mais engravidar depois do Yan, tenho endometriose profunda reto-septo vaginal, e um cisto emorrágico enorme no ovário esquerdo. Gostaria de saber um pouco mais sobre este assunto. Beijos e boa sorte para todas.

    ResponderExcluir
  39. Olá, meu nome é Samira e também tenho endometriose, descobri quando tinha 25 anos, hoje estou com 38 anos e tenho um filho lindo de 11 anos, sou muito feliz por ter conseguido engravidar, mesmo com muita dificuldades Deu me ajudou. não consegui mais engravidar depois do Yan, tenho endometriose profunda reto-septo vaginal, e um cisto emorrágico enorme no ovário esquerdo. Gostaria de saber um pouco mais sobre este assunto. Beijos e boa sorte para todas.

    ResponderExcluir
  40. Bem, boa dia, meu nome é Nathalia e tenho 18 anos e tenho todos os sintomas da endometriose intestinal, sempre tive e sempre pensei que fosse normal sentir dores ao evacuar quando mestruada, sangue nas fezes quando mestruada e dor no momento da relação e tenho a mesma intensidade de colica mestrual, tenho na intestinal quando estou naqueles dias. Minha mestruação ta atrasada quatro dias e também estou com prisão de ventre, tem alguma coisa a ver?

    ResponderExcluir
  41. Olá, Boa tarde, tenho 23 anos e descobri a 4 meses que tenho dois cistos endometrióticos no ovário direito desde então comecei com tratamento com o gestinol 28, sendo que na 4 cartela eu comecei a mesntruar e já duram 9 dias e as cólicas estão começando a aparecer nada que não de pra suportar, mais encomoda.. Minha médica mandou eu usar Allurene só que até então ainda não encontrei mais vcs sabem se paro de tomar o gestinol por conta desse sangramento tão alto ou espero até pegar o Allurene?? E outra pergunta tenho chances boas pra engravidar depois desse tratamento?? Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir