domingo, 26 de dezembro de 2010

NOVAS DESCOBERTAS EM ENDOMETRIOSE

Está aí uma excelente notícia para fechar nosso blog no ano de 2010!

Já postamos esta novidade na nossa comunidade do Orkut, mas achei interessante também postar aqui no blog, pois estamos sempre de olho em tudo que diz respeito aos avanços na pesquisa sobre Endometriose e procuramos sempre divulgar!

Neste mês, recebemos a notícia de que um grupo de médicos - Andrew Morris, Cecilia Lindgren e Zondervan Krina - divulgaram o resultado parcial de uma pesquisa que visava descobrir as variantes genéticas que poderiam estar associadas ao aparecimento da Endometriose. Estes resultados foram publicados numa importante revista cientifica, chamada “Nature Genetics”.

Ao que parece, descobriram que dois cromossomos (1 e 7) podem estar intimamente relacionados ao desenvolvimento da Endometriose, o que daria características genéticas à doença.

Certamente, esta foi uma descoberta importante, mas carece de mais pesquisas até que se chegue à uma conclusão que possa nos beneficiar em termos de tratamento e até de prevenção da doença!

Vamos aguardar e torcer para que isto aconteça logo!

Confiram abaixo a reportagem retirada do site http://www.alert-online.com:

"DESCOBERTAS VARIANTES GENÉTICAS ASSOCIADAS AO RISCO DE ENDOMETRIOSE"


Estudo publicado na “Nature Genetics”


Foram identificadas duas variantes genéticas associadas ao aumento do risco de desenvolvimento de endometriose, revela um estudo publicado no “Nature Genetics”.


A endometriose é uma doença ginecológica comum que afecta cerca de 6 a10 % das mulheres em idade reprodutiva, sendo caracterizada pelo crescimento de células do tecido endometrial, que normalmente só se encontram no revestimento uterino, fora do útero. Este crescimento de placas de tecido endometrial pode causar inflamação e aderências e resultar em dor pélvica, bem como em infertilidade. Contudo, a razão pela qual surgem as placas e como crescem fora do útero ainda não é conhecida.

Em alguns casos, a endometriose só causa sintomas leves que não são diagnosticados, mas em casos mais graves, pode ter um efeito limitativo sobre a vida da mulher. Os tratamentos actuais resumem-se apenas a cirurgia e a medicação hormonal esta última comporta inúmeros efeitos secundários.


Neste estudo, os investigadores do International Endogene Consortium compararam os genomas de mais de 5.500 mulheres oriundas do Reino Unido, Austrália e EUA que foram cirurgicamente diagnosticadas com endometriose e de mais de 10 mil mulheres saudáveis.

Os investigadores, liderados por Krina Zondervan da University of Oxford, EUA, identificaram assim duas novas variantes genéticas que aumentavam o risco de desenvolvimento da doença, particularmente nos estádios moderados a severos.


A primeira variante foi encontrada no cromossoma 7 que se pensa estar envolvido na regulação de genes associados ao desenvolvimento do útero e do seu revestimento. A segunda variante foi identificada no cromossoma 1, próxima do gene Wnt4. Este gene é importante para o metabolismo hormonal e o desenvolvimento do sistema reprodutivo feminino, especialmente os ovários, fazendo com que seja um candidato associado à endometriose.


Em comunicado enviado à imprensa, Krina Zondervan, revela que este estudo mostra pela primeira vez que as variações no ADN tornam as mulheres mais susceptíveis ao desenvolvimento da endometriose. “Agora necessitamos de perceber qual o efeito dessas variações nas células e nas moléculas do organismo”, explicou a especialista, acrescentando ainda estar confiante que os resultados do estudo ajudem no desenvolvimento de métodos de diagnóstico menos invasivos e de tratamentos mais eficazes.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.

5 comentários:

  1. Olá, sou Vanessa de São Paulo, vou fazer uma cirurgia para retirar o cisto, tenho cisto endrometrioma, o cisto do ovário direito esta com 131cm e o esquerdo com7,1cm, estou com muito medo mas confiante, quero muito engravidar, quanto tempo depois da cirurgia será q consigo engravidar? e se posso? estou ansiosa. aqui nesse blog todas nós desabafamos e isso é muito bom, pois tenho vergonha de falar para as pessoas q não consigo engravidar, mas tenho fé q vou conseguir, tenha fé tbm pois a fé move montanhas e Deus vai ajudar todas nós. fiquem com Deus.

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Camila, e moro em São Paulo, descobri há 2 anos que tenho endometriose e tuba uterina E parcialmente obstruída, o convênio não autorizou a cirurgia pela minha médica, então procurei um médico que já fez cirurgia em duas pessoas do trabalho do meu marido. Ele disse que provavelmente o convênio não tenha autorizado pela falta de exames que comprovassem essa necessidade. Então acabei de ver o resultado da RM da pelve e que apresentou endometrioma no ovário esquerdo. Estou tentando engravidar há 3 anos, e finalmente quando saio do consultório com a expectativa de um sonho se realizar, vem esse banho de água fria. Vc acha que agora o convênio vai autorizar a cirurgia? Será que vai demorar muito pra eu engravidar? Tenho 31 anos, e a ansiedade minha, do meu marido e de nossa família me pressiona....estou cansada de dar explicações e justificativas, parece que as pessoas não entendem que não é por falta de vontade. É falta de permissão!!! Bjs e obrigada pelo espaço para o desabafo...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Camila! É importante que vc esteja sendo acompanhada por um médico especialista em endometriose, pois geralmente eles sabem como deve ser feito o pedido de cirurgia para os planos de saúde. Ainda assim, pode acontecer do plano te dar uma certa "dor de cabeça" não querendo autorizar a cirurgia. Se isto acontecer, saiba que é seu direito ter a cirurgia coberta pelo plano e se for preciso, procure um advogado para entrar com uma liminar.
    E fique tranquila. Com o tratamento adequado, é possível sim engravidar!!! Vamos ficar na torcida!

    ResponderExcluir
  4. olá tenho endometrioma e também tenho convenio medico a unimed manaus só que já fui em 3 ginecologista e men um quer fazer minha cirurgia pois todos falam que não estão fazendo esse tipo de cirurgia gostaria de saber se vcs podem me indicar um medico que possa fazer essa cirurgia pela unimed.por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga! Infelizmente a cirurgia para endometriose profunda só pode ser feita por um médico especializado que tenha uma equipe cirúrgica formada. Nem todos os ginecologistas tem experiência suficiente para operar a endometriose profunda, e por isto acabam indicando para outros colegas mais experientes. Pode ser que vc precise se consultar com um médico especialista que não vai aceitar convênio. Este é um outro grave problema que enfrentamos, pois os planos de saúde geralmente não pagam o suficiente para o médico que vai operar este tipo de endometriose.

    Entre no nosso grupo no Facebook, e dê uma olhada no tópico de "indicações de médicos", quem sabe aparece alguma portadora para lhe indicar um especialista em sua cidade!
    Segue link do grupo no facebook:

    https://www.facebook.com/groups/gapendi/

    ResponderExcluir