sexta-feira, 11 de junho de 2010

TESTE DE DIAGNÓSTICO DA ENDOMETRIOSE


Apesar de ser uma doença cada vez mais diagnosticada, a Endometriose ainda é uma completa desconhecida entre as mulheres. Este desconhecimento atrasa o tratamento da doença e pode complicar ainda mais os sintomas, causando muitos prejuízos à saúde da mulher.

Por isto bolamos um "TESTE DE DIAGNÓSTICO DA ENDOMETRIOSE" para que todas as mulheres que não tem certeza de ter a doença, mas apresentam sintomas relacionados à Endometriose, possam descobrir a real necessidade de buscar ajuda médica especializada.

Basta responder "SIM" ou "NÃO" para as perguntas abaixo:


Pergunta I: Você sente dores pélvicas (cólicas fortes) durante o ciclo menstrual?

Pergunta II: Você têm notado que suas cólicas estão aumentando de intensidade e não melhoram nem com o uso de analgésicos comuns?

Pergunta III: Suas dores pélvicas começam antes do fluxo menstrual e se prolongam mesmo após o término do período?

Pergunta IV: Você já desmaiou, sentiu náuseas, teve diarréia ou precisou ser atendida em Pronto Socorro por causa de uma cólica menstrual ou dores pélvicas?

Pergunta V: Você sente dores durante as relações sexuais?

Pergunta VI: Você tem problemas de infertilidade feminina? (Está tentando engravidar há mais de 1 ano e meio sem sucesso?)

Pergunta VII: Durante o período menstrual, você sente dores ou desconforto para evacuar ou urinar?

Pergunta VIII: Durante o exame de toque ginecológico, você sente dor similar à cólica do período menstrual?


Resultado:

Se você respondeu "SIM" para pelo menos 2 ou mais questões, é recomendável que marque uma consulta com um ginecologista especialista em Endometriose para investigar a possibilidade de ser portadora da doença.

LEMBRE-SE: Nossa melhor arma contra a Endometriose é a Informação! Se você tem dúvidas sobre a Endometriose ou se desconfia que possa ser portadora da doença, marque com urgência uma consulta com um especialista e tire todas as suas dúvidas!



EndoAmigas de São Paulo

14 comentários:

  1. Gostei muito do teste ! e da nova postagem em nosso blog !

    ResponderExcluir
  2. Adorei o teste, posso usá-lo em meu blog? Sou do RJ e quero aproveitar a semana aqui pra divulgar!
    Bjs,

    http://mulherfaladeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. no meu caso o médico desconfiou da endometriose pelos sintomas, dores qdo ovulava, terríveis cólicas qdo menstruava, ele mandou fazer o CA 125 (exame de sangue) deu alteração, daí fiz a laparoscopia, retirei o cisto endometriose e foi feita a biopsia, confirmou o q o médico achava q fosse.... a "endometriose", estou tentando engravidar pela primeira vez na vida, quem sabe sou sortuda e fico logo de primeira né? rs, venho contar a vcs, beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Amiga!!! Obrigada por seu comentário! Olha, nada é impossível. O fato de ter endometriose não quer dizer que não sejamos capazes de engravidar! Existem muitos casos de sucesso e vc pode ser mais um!!! Quando engravidar, venha nos contar para ficarmos mais animadas!!!! Beijão!!

    ResponderExcluir
  5. olá, dando continuidade ao meu depoimento do dia 14/06, voltei, tô tão sem chão, me consultei com um especialista em endometriose, fiquei tão down, poxa, ele me disse que terei que tratar pelo resto da minha vida até a menopausa, que a endometriose mesmo depois da laparoscopia pode me deixar infertil, que devo partir para uma FIV, eu não tenho condições. Eu sei que não devo desanimar pq depois da cirurgia que fazem 2 meses eu nem tentei pra valer no dia fertil, mas fiquei tão mal, meu marido disse que não devo sofrer por antecedência, mas é tão difícil. Af só queria desabafar um pouco, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, amiga! Desculpe a demora em responder! Poxa, sabemos exatamente como se sente! Na realidade a endometriose é uma doença crônica, ainda sem cura e que precisa mesmo ser acompanhada/tratada até a menopausa, que é quando ficamos sem o grande vilão da doença: o estrogênio. Mas, não fique desanimada, pois mesmo sendo difícil engravidar, não é impossível, e como eu disse, existem muitos casos de meninas com endometriose avançada que se trataram, fizeram cirurgia, usaram o Zoladex (ou outras medicações) e engravidaram. Você tem que controlar sua ovulação e "treinar" nos dias férteis, sem desanimar! E confiar em Deus, pois é Dele que vem nossa força! Fique sempre à vontade para desabafar no nosso cantinho. Quando demoro a responder, é porque também estou triste com a doença,por isto te entendo perfeitamente! Fique firme! Beijossss

    ResponderExcluir
  7. Olá. Parabéns pelo blog. Alem de educativo, ele é alto astral, ao contrário de vários que condenam a portadora de endometriose a levar uma vida horrorosa. Só queria fazer um comentario sobre o teste. O fato de dar negativo, nao significa que a mulher nao possui a doença. Sei que meu caso é exceção pois nao sinto dor e consegui engravidar mas nao sou a única. Descobri a doença num US de rotina que minha medica pede anualmente (tinha presença de dois cistos no ovário direito). Apesar de outros indicadores nao apontarem a doença, optei por fazer uma vídeo que confirmou: endometriose grau II. A competencia da minha medica e a minha "coragem" em tentar uma cirurgia diagnostica me permitiram descobrir a doença cedo e evitar o pior. Quero deixar claro a importância de se fazer um acompanhamento anual com ginecologista, inclusive com Ultrassom para nao descobrir a doença tarde demais. E lembrando que mesmo sem sintomas, temos que seguir o tratamento a risca. No meu caso, pílula de uso continuo desde 2007.

    ResponderExcluir
  8. Oi, amiga! Vc tem razão! Muitas mulheres tem endometriose, mas não sentem dores. Infelizmente esta nossa doença é toda enigmática, do começo ao fim! E pensar numa prevenção, desde a adolescência, é mesmo muito importante!!! Obrigada pela sua participação!!! Beijosssss

    ResponderExcluir
  9. Oi, adorei esse post, e tambem gostei bastante do pequeno teste :3 Ele já é de grande ajuda, para aquelas mulheres que sentem dores, e que responderem "SIM" para todas as questões. O fato de que muitas mulheres nao sentem nada, só faz com que tenhamos mais cuidado com essa doença,´seria otimo poder pedir um exame desses pros gines só pra ter certeza que está tudo bem! Mas, nem todas temos meios de conseguir isso(a falta de um plano de saude ou dificuldade financeira), a falta de preparo(proficionalismo e atenção) do medico tambem atrapalham muito!

    Beijos EndoAmigas.Amanda R.(Belém-PA)

    ResponderExcluir
  10. respondi sim a quatro questoes do teste. será que tenho esta doença? tõ com medo.

    ResponderExcluir
  11. Meninas, já desconfiava há algum tempo que tenho endometriose: sinto cólicas terríveis o mês inteiro e mesmo durante os 3 anos que usei implante para suspensão da menstruação, sentia cólicas. Fui a uma ginecologista aqui na minha cidade, Paraty, mas achei que ela não estava muito segura em relação ao que devo fazer. Ela me disse que não adianta fazer ultra, somente uma ressonância me daria uma resposta definitiva. Falou também em histerectomia total.
    Tenho 38 anos, não penso em engravidar. Gostaria de saber o que devo fazer: alguém tem uma indicação de médico, no Rio ou em São Paulo?

    Não tenho plano de saúde e queria saber se existe algum hospital público trata de pacientes com endo.

    Beijos e obrigada por tantas dicas para uma diagnosticada recente e totalmente perdida no que deve fazer.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu sinto muitas dores durante a menstruação, náuseas e diarreia, em novembro do ano passado eu estava tomando gestinol 28 mas me sentia muito mal, em um certo dia fui levada para a emergência devido ao sangramento que não cessava e as fortes dores, chegando lá eu fiz o transvaginal e o CA 125 (exame de sangue), o primeiro constou que eu estava com um mioma e no segundo exame não constou nenhuma alteração, o medico falou que eu não tinha endometriose e que o mioma era pequeno e provavelmente sumiria com anticoncepcional, passei a tomar Tamisa 20, durante o uso da pilula minhas cólicas cessaram e o fluxo diminuiu, mas logo me casei, estou casada a 7 meses e desde então parei com o anticoncepcional pq quero engravidar, resultado, as cólicas voltaram de forma intensa, náuseas, diarreia, quando vejo relatos sobre os diagnósticos da endometriose fico cheia de duvidas, será que tenho endometriose? Esse exame que eu fiz é seguro?

    ResponderExcluir
  13. OLÁ! SOU ROBERTA, FIZ APLICAÇÃO DA PRIMEIRA DOSE DO ZOLADEX NESTE MÊS, TENHO ÚTERO MIOMATOSO. ESTAVA EM PROCESSO PRÉ CIRÚRGICO PARA RETIRADA DO ÚTERO, MAS COMO MUDEI DE GINECOLOGISTA, ESSE ÚLTIMO SUGERIU O USO DE TAL MEDICAMENTO COMO UMA FORMA DE TENTATIVA PARA NÃO TER QUE FAZER A RETIRADA DO ÓRGÃO. DESDE ENTÃO TENHO BUSCADO INFORMAÇÕES POIS ESTOU MUITO INSEGURA. JÁ LI VÁRIOS DOS RELATOS/COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI. TENHO AINDA MUITAS DÚVIDAS, UMA DELAS É: O ZOLADEX REDUZ A MASSA ÓSSEA DE MANEIRA IRREVERSÍVEL? PERGUNTO ISSO POIS LI NUM OUTRO SITE QUE TRATA DE ALGUMAS DOENÇAS. AGRADEÇO E BOA SORTE PRÁ TODAS NÓS! ABRAÇOS

    ResponderExcluir