quarta-feira, 12 de maio de 2010

ConvivEndo com o Zoladex - Parte II

AprendEndo a enfrentar o Efeitos Colaterais

Não é possível escrever sobre o Zoladex, sem tratar deste assunto chato! Mas, vamos lá! Existem maneiras de amenizar e aprender a conviver bem com estes famigerados "efeitos colaterais".


Logicamente se estamos falando de uma medicação que irá nos causar uma "menopausa química temporária", então devemos considerar que teremos os sintomas que uma mulher neste estágio de seu ciclo reprodutivo apresenta, sendo os mais frenquentes:

1) AUSÊNCIA DE MENSTRUAÇÃO

A intenção desta medicação é suprimir os hormônios que nos fazem ovular e menstruar; desta forma, a endometriose, que é "estrogênio-dependente", tenderá a regredir e a inflamação diminuirá, dando um alívio para as nossas dores.


Porém, como diz a bula: "No início do tratamento com Zoladex, algumas mulheres podem apresentar sangramento vaginal de duração e intensidade variáveis. Tal sangramento representa, provavelmente, supressão do estrógeno e espera-se que pare espontaneamente." Assim sendo, não devemos nos desesperar se "menstruarmos" uma ou duas vezes após a primeira injeção de Zoladex. Isto pode acontecer e tende a desaparecer com o tempo. Caso não desapareça, procure o médico!


*CONVIVENDO COM ESTE SINTOMA: 


Não há o que fazer contra a "ausência de menstruação", afinal ela não é um "efeito colateral" do medicamento, e sim sua "ação esperada". Logo, é preciso ficar atenta caso não ocorra a "ausência de menstruação". Aí sim, deve-se mesmo, como eu disse, procurar o médico!!


2) FOGACHOS OU CALORÕES

É um sintoma bem comum na menopausa, assim sendo, é natural que apareça com mais frequência nas meninas que usam o Zoladex.


Até onde pude aprender, as experiências destes tais “calores e suores" variam em intensidade e freqüência de uma mulher para outra. Não existe um padrão. Para algumas mulheres, pode até ser uma sensação agradável, de um calor ameno, mais concentrado na cabeça, que cai leve sobre o peito e vai embora ser sem notado. Mas, a maioria, sente o rosto e o pescoço vermelhos e a parte superior do tronco, queimando, e se vê obrigada a tirar o casaco ou agasalho no maior frio. (Acreditem, passamos pelos maiores micos com esta história de ficar tirando o casado a toda hora! Chega a ser divertido...para os outros!!!).


Ainda bem que a frequência dos fogachos varia de uma ou duas ocorrências por semana ou até duas por hora. A duração média de cada episódio, segundo inúmeros estudos, é de quatro minutos. A máxima é de dez minutos. Portanto, se durar mais de dez minutos e você estiver em público, cuidado para não ser presa por “atentado ao pudor”, porque dá vontade de ficar pelada!! 


*CONVIVENDO COM ESTE SINTOMA:

- Consulte um MÉDICO FITOTERÁPICO ou peça para seu ginecologista lhe receitar medicamentos à base de fitohormônios -- estrogênios e progesterona extraídos de plantas com propriedades hormonais como a soja, o yam mexicano, o trevo vermelho, que também funcionam, especialmente quando os sintomas não são muito intensos;


- DIETA, ESTILO DE VIDA e ESTRESSE EMOCIONAL parecem influenciar a intensidade e freqüência destes calorões.


- Coma muitas FIBRAS e produtos derivados da SOJA, aquele leite à base de soja, por exemplo, é muito bom!


- Evite o consumo de álcool, de alimentos condimentados ou à base de cafeína. Parece que também é bom evitar o refrigerante e bebidas gasosas!


- Outra boa dica é fazer ATIVIDADE FÍSICA AERÓBICA diariamente. E também evitar estresse por excitação, medo ou ansiedade. Não sei quanto a vocês, mas na vida que levo, é muito complicado ter tempo para fazer atividades físicas. Se você tem a mesma dificuldade, acho que uma boa dica é organizar bem o seu dia, tentando colocar como prioridade sua saúde e bem estar. Tenho uma querida amiga que tem toda razão quando diz que precisamos nos dar um momento para cuidarmos de nós mesmas, ainda que precisemos desembolsar uma graninha!


3) DIFICULDADES PARA DORMIR (INSÔNIA)

Este é um sintoma que tenho que ficar atenta!! Ops, atenta não, tenho que relaxar, pois já sofro de uma insônia natural. Pois bem, parece que a dificuldade para dormir, causada pelo tratamento com Zoladex, pode estar ligada aos incômodos "suores noturnos" ou ainda ser causa de depressão ou ansiedade (eu considero que a ansiedade é a verdadeira vilã).


*CONVIVENDO COM ESTE SINTOMA:

Li em um texto que fazer uma “HIGIENE DO SONO” pode ajudar a amenizar este problema. Aí vai a receita que eles recomendam:


- Fazer a última refeição até as oito horas da noite;
- Preferir pratos leves de fácil digestão;
- Evitar atividade física depois das seis da tarde. O exercício depois desse horário desregula o relógio biológico;
- Pessoas mais notívagas devem deixar a casa ou o ambiente onde estiver na penumbra. A luz reduzida avisa o cérebro para secretar melatonina, o hormônio do sono.
- Dedique-se a atividades agradáveis como ouvir música ou ver um programa na TV, mas fora do quarto de dormir;
- Procure relaxar o corpo em uma poltrona confortável enquanto o sono não vem, vestida com roupa de dormir. Mas só vá para a cama quando tiver sono, realmente.


Gostei das idéias, mas tenho que acrescentar mais um item a esta lista (de minha própria experiência):


- Determine um período, à noite, para DESLIGAR o computador e OBEDEÇA-O!!! Realmente, quem fica muito ligado em computador, internet, não consegue preparar o cérebro para o sono, e daí fica a madrugada inteira "lutando" para permanecer "plugado", ao invés de se render ao sono!


4) DIMINUIÇÃO DA LIBIDO E MUDANÇAS SEXUAIS

Este sintoma me assusta!!! Bom, por causa da queda de hormônios causada pelo Zoladex, podemos experimentar um ressecamento vaginal que pode dificultar o ato sexual, tornando-o doloroso, e aumentar o risco de infecções urinárias. Também pode acontecer do nosso apetite sexual, vulgo Tesão, diminuir.

*CONVIVENDO COM ESTE SINTOMA:

Fiz uma descoberta!!! Lendo um texto, descobri que não é bem assim!! Quer dizer, é certo que o efeito da medicação possa nos causar um ressecamento, mas não quer dizer que não possamos ficar lubrificadas!! Isto mesmo!!! Parece que apenas "demoramos" mais tempo para ficarmos lubrificadas. Assim, a recomendação é:



- REALIZE EXERCÍCIOS PÉLVICOS que aumentem o fluxo sanguíneo desta região do corpo: talvez a Acupuntura, seja ótima idéia. Mas, caso não queira gastar, a prática da masturbação e o orgasmo também podem auxiliar para a melhora da lubrificação vaginal.


- Como a nossa capacidade de lubrificação com o uso do Zoladex se torna mais lenta, devemos INFORMAR NOSSOS PARCEIROS que precisamos de um maior tempo de manipulação para que possamos ficar lubrificadas!!! Então, dá-lhe "longas preliminares"!


- Outra boa dica é o uso de LUBRIFICANTES VAGINAIS à venda nas farmácias ou “sex shop”. Falando nisto, lembrei daquele programa de TV a Cabo, chamado “Talk Sex with Sue Johanson” que é apresentado por uma senhorinha de cabelos brancos que entende tudo sobre sexo, sabem qual é? Pois bem, ela estava apresentando os diferentes modelos de lubrificantes vaginais (não existe só KY no mercado não) e explicando que existem alguns à base de silicone, que duram mais e lubrificam melhor. Quem sabe não vale a pena testar??


- Quanto à diminuição da libido: Imagino que VOLTAR A TER CRIATIVIDADE, "fazer coisas inusitadas", "testar posições do Kama Sutra", “ir a Sex Shops” possam ser idéias legais para lembrarmos que gostamos sim e muito de fazer amor!!! Não precisamos nos privar disto durante o uso do Zoladex, mas também temos que pedir compreensão dos maridos, quando realmente não tivermos a menor vontade de nada!


5) TRISTEZA E DEPRESSÃO

O que dizer?!?! "Ai, caramba, tem isto também?" Bom, contando que a Endometriose em si já nos causa momentos de tristeza e depressão, vamos considerar que estamos acostumadas a ter estes sintomas, porém, é importante lembrar que com o uso do Zoladex, tais sentimentos poderão ficar mais à flor da pele, já que as alterações emocionais também estão ligadas com a falta de certos hormônios... Maldito estrogênio!!!!


Vocês sabiam que o estrogênio, apesar de ser nosso vilão, tem um papel muito importante no organismo feminino? Por exemplo, é ele quem facilita a produção daqueles famosos "neurotransmissores": a serotonina e a acetilcolina, que atuam sobre o bem estar em geral!!


Então, já viram a equação bombástica:


Ser portadora de Endometriose + Tratamento com Zoladez + Sumiço do Estrogênio = "Sai da frente que eu vou me jogar desta ponte!!!!!"


Brincadeiras a parte, a depressão e a tristeza, sejam por causas químicas ou emocionais precisam ser tratadas e existem algumas formas que podemos enfrentá-las:

*CONVIVENDO COM ESTE SINTOMA:

- ADEUS SEDENTARISMO: Levanta esta poupança da cadeira e vai praticar Exercícios Físicos!!! Sem desculpas. Nem que for para contar quantas vezes você movimenta a vassoura, ou quanto tempo fica lavando a louça, sei lá! Outro exemplo: deixa o carro 1 km longe de onde você quer ir; vai de escada, ao invés de pegar elevador... Tem tantas pequenas ações que podemos fazer para "mexer o esqueleto". Nem preciso dizer que está comprovado cientificamente que as atividades físicas ajudam a liberar os neurotransmissores que nos farão nos sentir bem, além disto, ajudam também a diminuir a ansiedade!

- APRENDA A RELAXAR: Se você se sentir mal humorada e com aquela tristeza sem fim, ao invés de afogar suas mágoas acendendo um cigarro (que você já deveria ter largado há mais tempo) ou tomando aquela cervejinha gelada (que engorda, viu?), considere a opção de aprender a relaxar. Como? Através de exercícios de respiração, da prática de Ioga, Meditação, ou simplesmente indo a um local calmo e tranquilo (sugestão em SP: Parque do Ibirapuera) para sentar na grama, olhar para o céu e respirar aquele ar, enfim: relaxar, sem se drogar! Bom, esta dica é boa até para quem não tomou o Zoladex, afinal cigarro e bebida em excesso não faz bem prá ninguém!!


- PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA: Se a depressão bateu forte e decidiu que não vai te deixar nem com "reza braba", apele para a ajuda profissional! Não é nenhuma vergonha procurar um psicólogo (nós não mordemos!!! hahaha) e eu acho fundamental termos uma "escuta" diferente para quando contamos nossos problemas. É diferente de conversar com um amigo, pois geralmente, quando contamos para um amigo nossa tristeza, ele te responde contando a dele!!! Aff!! Tudo o que uma pessoa triste não quer é ouvir a tristeza dos outros! Nossos amigos não fazem por mal, mas são amigos, não profissionais. Um profissional vai te dar um espaço só seu e você não precisará saber dos problemas dele (se ele te contar, demita-o!).


6) GANHO DE PESO

Tudo, menos isto!! Puxa vida, tenho que contar para vocês que de todos os sintomas que o Dr. Edvaldo poderia ter me alertado, este foi o que ele mais chamou a atenção: “Cuidado para não engordar! Faça um regime!”


Ai, que medo! Depois de ouvir aquelas (sábias) palavras, saí do consultório sem um pingo de fome!! E apesar deste ser o meu maior desafio, e talvez, o de muitas de nós, não posso deixar que este terrível efeito colateral vire o meu “elefante” (no sentindo de tornar o problema maior do que ele é).


Creio que o Zoladex por si só não vai me engordar. Mas, a seguinte equação pode ser bem verdadeira:


Zoladex + Sedentarismo + Fast Food = ELEFANNNTE!


Então, o segredo está em modificar esta conta, assim:


Zoladex + Atividade Física + Dieta Adequada + Força de Vontade = GISELE BÜNDCHEN!!!


(Ta bom, não é prá tanto, mas vocês me entenderam!)


*CONVIVENDO COM ESTE SINTOMA:

A velha história:


- ATIVIDADE FÍSICA, de preferência aeróbica;


- DIETA ADEQUADA. Acho ótima idéia consultar um nutricionista!


- NÃO ENTRE EM PARANÓIA! Acho que precisamos nos alimentar bem, mas nada de ficar fazendo jejuns prolongados, ou se empanturrando de sorvete e depois vomitando! Por favor, heim? Já basta o Zoladex para enfrentarmos, não vamos querer lidar com uma bulimia, anorexia ou mesmo uma compulsão nervosa! Assim, se o peso já é um problema para você, como é para mim, minha sugestão, é buscar ajuda profissional, para não “desbirutarmos” de vez!


- FORÇA DE VONTADE. Prá mim, esta é a dica mais importante. “Se eu quero, eu consigo”, claro que isto depende do nosso esforço e de uma ajudinha “divina”, não é mesmo? Não devemos perder a fé, jamais!

Para finalizar:

Para que todas saibam: escrevi este texto para que eu conseguisse por em prática todas as dicas que julguei serem importantes. Hoje, passados 5 meses da data da aplicação do Zoladex, posso dizer que minha força de vontade valeu a pena. Durante todo o tratamento, cuidei da minha alimentação (quase plantei um pé de soja no meu quintal), fiz exercícios físicos regulares, cultivei amizades e recebi muito carinho e apoio da minha família e do meu marido. O resultado: emagreci 12 kgs, controlei minhas emoções, namorei bastante e fiz uma coleção de leques!!!


Espero que este texto possa ajudar muitas outras meninas que precisarão passar pela experiência do Zoladex!


Importante: Este texto é meramente informativo. Busque sempre a orientação do seu médico.

231 comentários:

  1. Olá!
    Meu nome é gabrielle, tenho 21 anos e tenho endo.
    Fiz vídeo em setembro/2009 e tomei 3 doses da zoladex 3,6 e uma de 1,8 (a última em março/2010).
    Agora só esperar o resultado de tudo.
    Deus está conosco sempre!

    ResponderExcluir
  2. Gabrielle! Bem-vinda ao nosso blog! Com certeza Deus está conosco e tudo dará certo para vc! Se quiser, participe também da nossa comunidade no orkut "Endoamigas de São Paulo", estamos todas lá para trocarmos experiências e nos apoiarmos!! Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha namorada fez uso do zoladex por seis meses a partir de maio de 2009, a ultima injeção foi em outubro de 2009. A endometriose está controlada e a medicação foi um sucesso, porém estamos em agosto de 2010 a libido dela ainda não voltou. Estamos preucupados e um pouco desestimulados a continuar o relacionamento pois mesmo sem querer, acaba existindo uma cobrança, afinal ficar tanto tempo sem o calor de quem se ama é muito dificil.
    Precisamos de ajuda.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Samuel! Pelo que entendi, sua namorada já voltou a menstruar após o uso do Zoladex, não é mesmo? Se ela ainda não voltou, é melhor que aguarde a volta da menstruação para que as taxas hormonais se normalizem e os efeitos colaterais diminuam. Se a menstruação retornou e ela continua sem libido, saiba que a libido não está somente ligada aos hormônios, mas também às questões emocionais. Por exemplo, se sua namorada estiver triste, deprimida e/ou preocupada, isto poderá afetar-lhe a libido. Você pode tentar apoiá-la, sem cobrar, esperar o tempo dela, e enquanto isto, pode preparar momentos românticos, com um pouco de criatividade, para aquecer o relacionamento. É bom lembrar também que se ela estiver em uso de algum anticoncepcional após o Zoladex, isto é outro fator que pode influenciar. E daí valeria a pena uma consulta com o ginecologista! Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá,meu nome é Elisangela,tenho 32 anos e mãe de uma linda menina de quase 10.Descobri um endometrioma no ovário esquerdo em fevereiro/2010,após 1 ano de tentativas para engravidar novamente sem sucesso.Em março/2010 fiz uma ooforectomia unilateral(retirada do ovário).Fiz uso 3 Zoladex 3,6 a ultima dose em 18/06/10.Sofri com todos os sintomas possivéis e imaginaveis que essa droga provoca.Até o momento não menstruei,mais percebi que 80% dos sintomas já não existem mais.No inicio desse mês fiz uma ultra e alguns outros exames que indicaram esta tudo bem Graças a Deus!!! Estou aguardando normalizar a minha menstruação e assim tentar engravidar mais uma vez.Torçam por mim.bjs

    ResponderExcluir
  6. Elisangela! Se depender da nossa torcida, vc já está grávida!!! Espero que já tenha voltado a menstruar e que esteja "treinando" direitinho nos dias férteis!
    Quando engravidar, não deixe de vir nos contar!!! beijosss

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Glayce, em Julho/09 fiz uma video e realmente tinha endometriose no meu ovario esquerdo, Graças a Deus foi retirado os focos e preservado o ovario. Com isso fiz tratamento com o Zoladex e tomei a ultima em Julho/10. O que dizer deste tratamento? Que tudo vale a pena para ser mãe, agora estou esperando menstruar, sei que vou conseguir engravidar, quando eu menos esperar vai acontecer..Apesar dos calores, daquela agulha, eu estou feliz e estou me sentido uma mulher mais forte e sei que Deus está conosco nesta caminhada. Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu nome é Patricia, em abril deste ano eu fiz uma vídeo que constatou que tenho endometriose grau II. Comecei o tratamento dia 31 de agosto (esperei chegar a medicação do SUS), usei no primeiro mês Acetato de Leuprorrelina 3.75 mg, mas no segundo mês não teve mais, aí mudei para Zoladex 3.6 mg. Agora falta só mais uma dose no final desse mês. Estou muiiito feliz porque sinto que meu sonho de engravidar e ser mãe está mais perto agora.
    Que Deus abençoe nossos ventres em nome de Jesus!
    bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valquiria svp oii,que bom,vc esta preste a realizar o seu sonho,tbm faço tratamento com a zoladex isso a cada tres meses para mim é horrivel,mas é para o meu bem bj

      Excluir
  9. Olá...
    Meu nome é Márcia, fiz uma video em Março/2010 e descobri ser portadora da endo de grau II, comecei usar zoladex em Agosto/2010, vou tomar a ultima dose o mes que vem Nov/2010, porem estou um pouco preocupada, pq comeceia a sentir umas dores no ovario direito igual a que sentia quando fiz a video para tirar o cisto do ovario esquerdo, estou com tanto medo de não ter resolvido nada o sofrimento nesses quatro meses de Zoladex o duro que meu médico só tem horario para 18/11...alguem sentiu isso fazendo o uso da injeção?? E como vai ser agora que acabou, não pretendo engravidar por enquanto, alguem sabe qual é o procedimento para a endo não voltar sem ter que engravidar?
    Aguardo um contato.
    Obrigada
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Márcia! Bom, eu também sentia algumas dores durante o uso do Zoladex, mas isto pode acontecer e não significa que a cirurgia não tenha dado certo. As minhas dores eram leves e aconteciam de vez em quando. Fiz um ultrassom e nada constatou. Às vezes, o que acontece é que passamos tantos anos sentindo dores que podemos guardar uma "memória de dor" e vez ou outra sentimos mesmo sem motivo para isto! Esta foi a explicação que um conhecido médico me deu! Acredito nele, pois creio que nossa cabeça também interfere muito nesta questão de dores. Por isto, fique tranquila, tente fazer exercícios físicos, alimentar-se bem, talvez fazer acupuntura ou alguma outra terapia alternativa que te faça sentir-se bem e ajude a diminuir a ansiedade! Depois do Zoladex, se você não deseja gravidez, existem dois caminhos: ou fazer uso de AC contínuo ou usar o DIU de progesterona (MIRENA). Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo carinho e pela atenção.
    Beijos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  12. olá meninas...
    a minha endo é de grau II, qual o grau de de vcs?

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcinha...
    A minha é de grau IV. Quanto mais tempo deixamos passar sem tratamento, pior a endometriose vai ficando, pois trata-se de uma doença progressiva! Cuide-se direitinho para não deixar a danada avançar! Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Oi...
    Já estou tratando, dia 03/11 tomo minha ultima injeção de zoladex e depois vou ver com o medico qual o procedimento para que ela não volte mais.
    OBS: Não sei se já tem esse serviço no blog, mas gostaria de sugerir um espaço para deixarmos nossos depoimentos e conversarmos mais com as outras meninas da comunidade. Se já existe, pode me falar como faço para ter acesso?
    Obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marcinha! No nosso blog ainda não temos este espaço de interação, porém mantemos um contato diário através da comunidade das "EndoAmigas de São Paulo" no Orkut. Lá é possível trocar experiências, tirar dúvidas e também fazer amizades! É muito bom quando podemos falar com alguém que entende o que estamos passamos na luta contra a Endometriose, não é? Se você tiver Orkut, venha fazer parte do nosso grupo. Aqui vai o link:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=87243809

    Beijosss!!

    ResponderExcluir
  16. bom dia tenho tres ampolas de zoladex 3,6mg para vender R$300,00 barato para diminuir o prejuizo comprei seis para a minha esposa mas so prescisou de duas quem se interessar favor entrar em contacto via email budagustavo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. olá meninas td bem?
    tive a minha primeira experiencia com zoladex hoje ....
    to empolgada
    tenho uma grande duvida que esqueci de perguntar para o médico...as vezes gosto de tomar uma cervejinha será q posso as vezes ou nem por decreto....rs
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Já li que não se deve abusar do álcool durante o uso do Zoladex, por causa dos sintomas causados, como os fogachos.
    Parece que diminuir o consumo de álcool, nicotina, café e chá ajuda a atenuar os calores.
    Assim, fica valendo a máxima: "Consuma com moderação"!!!

    ResponderExcluir
  19. oi tenho 30 anos a4 anos tento engravidar de novo pois tenho filho de 7 anos em depois de muito sofrimento descobri a endometriose tomei 3 zoladex 10.8 a cada 2 meses a ultima foi em agosto minha medica falou que vou menstruar em novembro e que já posso tentar engravidar gostaria de saber se alguma de vcs engravidaran depois do tratamento e antes de menstruar pois estou sentindo dores por favor me respondão

    ResponderExcluir
  20. oi tudo bem estou aqui pra dizer que ontem procurei outro medico e ele me disse que meu tratamento estava errado tomei 3 zoladex 10.8 a cada 2 meses e tinha que ser a cada 3 meses e também ter feito cirurgia primeiro e que o remédio me intoxicou e eu ia demorar para engravidar ele me passou cicloprimogyna para ajudar a mestruar alguem por favor ja tomou este remedio e mestruou logo

    ResponderExcluir
  21. Ola meninas, fiz tratamento durante um ano com o zoladex 3,6 mg, eu tenho miomas não endometriose e o medicamento foi muito efetivo, reduziu o mioma em 70%, e o útero também.
    Tomei a última injeção em agosto/2010 e a minha menstruação desceu aproximadamente 60 dias depois (eu achei que ia demorar bem mais), no dia 25/outubro, e agora em novembro ainda não tive sinal dela, alguém sabe se a menstruação fica irregular depois do uso do medicamento?
    Para quem ainda está em tratamento, minha experiência foi bem tranquila, tive queda de cabelo e calorão nos primeiros meses, mas depois o meu organismo se acostumou e os calorões foram ficando mais espaçados, pratiquei atividade física no mínimo 4 vezes por semana durante este ano e regulei a alimentação, ganhei apenas 1,2kg, que perdi assim que terminei o tratamento...agora ficamos na torcida pra tudo dar certo.
    Bjs, espero que me depoimento dê forças a vocês

    ResponderExcluir
  22. Olá, amiga! Obrigada por seu depoimento! É normal sim o ciclo voltar irregular após o uso do Zoladex. Você poderá ter ciclos mais longos ou mais curtos, até que tudo se normalize novamente. Entretanto, se a menstruação insistir em não aparecer, vc precisará fazer um teste de gravidez, ou então falar com seu médico! bjssss

    ResponderExcluir
  23. Paula, realmente! O Zoladex 10,8 é válido por 3 meses. E na verdade, a recomendação de uso para o Zoladex é de até 6 meses. Isto quer dizer: duas doses de 10,8mg (a cada três meses) ou 6 doses de 3,6mg (a cada 28 dias). Vc tomou duas doses em um curto espaço de tempo. Alguns médicos passam medicação para ajudar seus ovários a trabalharem novamente. É preciso ter persistência. Mas, fique tranquila, e siga as recomendações médicas, e logo sua menstruação retornará! bjsss

    ResponderExcluir
  24. tenho endo de grau 3 e 4 grau,vou comercar a tomar o zoladex dia 29/11/10,dizem que doi muito e verdade?meu medico disse que tenho que tomar 9 de 3,6mg.e normal?sera que quando acabar vou engravidar?espero que sim,pois e meu sonho.adorei o blog espero resposta.bjos...

    ResponderExcluir
  25. Oi, Viviane!!

    Obrigada por sua postagem! Na verdade o Zoladex é uma injeção que pode assustar, por causa do tamanho. Ela é dada na barriga e existem meninas que tomaram sem qualquer anestésico antes. Elas relatam sentir uma "pancadinha", rápida e que passa logo. Minha dica, se vc tem medo de injeção, é pedir para não ver a agulha e se possível, pedir que o médico utilize um anestésico antes da aplicação, assim vc não sentirá nadinha! Quanto à dosagem: normalmente se recomenda que o tratamento com Zoladex não ultrapasse de 6 meses. Isto é, 6 injeções mensais de 3,6mg (ou duas injeções trimestrais de 10,8mg). Os estudos mostram que não há maior eficácia em se utilizar o Zoladex por período maior que 6 meses. Porém, isto vai de cada médico. Se tiver dúvidas, converse direitinho com seu médico! E quanto à engravidar: bom, cansei de ver casos de meninas que conseguiram engravidar após o Zoladex, você pode ser mais um caso de sucesso, viu? Bjsss

    ResponderExcluir
  26. Olá, tive que fazer cirurgia e por fim fiquei sem meu ovário esquerdo. Depois de todo pós operatório (que não foi fácil) tive que tomar Zoladex 10.8 em outubro e já engordei 12 quilos e normalmente tenho os calorões, dores de cabeça e enjoos matinais. Em janeiro tenho a segunda e última dose. Queria saber se esses efeitos aumentam na segunda dose ou se ficam estáveis e se quando terminar o tratamento eu vou conseguir emagrecer (pq ta difícil). Pensei em fazer massagem estética mas uma amiga disse que foi proibida pelo medico, alguém sabe se é verdade ou perguntou isso para o medico? Se alguém puder me responder...katia_aquino@ig.com.br
    Bjsss, Katia

    ResponderExcluir
  27. Olá meninas !! Sempre acompanha aqui esse blog e é bem legal...! Sou Lais, tenho 27 anos e estou tentando engravidar desde 07/2009. Depois de sofrer com colicas terriveis desde os 13 anos(pq os gineco achavam que eram "normal")- só depois descobri que normal não era sentir tantas dores, a ponto de tomar buscopan na veia, desmaiar e assim melhorar as cólicas. Fiz tratamento com Zoladex em Out. e Nov. /2010, mas não me adaptei, senti muitos sintomas terriveis, enxaquecas,fogachos, diminuição da libido, além de muitas alterações de humor do nada....resolvi com meu gineco dar uma parada neste remédio. Ele até receitou cerazette de uso continuo, mas queria tentar engravidar... será que eu só tendo usado o zola por 2 meses, sem video consigo engravidar??!! Tenho endo grau II.

    Beijos a todas !!!:)

    ResponderExcluir
  28. Vi este blog hoje. Achei sensacional!
    Fiz a video nesta quinta, dia 02/12 e fiquei sabendo que tomarei Zoladex 3,6mg...que carooooo!!!!!! Como não sei por qto tempo, criarei coragem de comprar, mas se tiver mais aplicações, vou ao SUS, que eles fornecem....
    Li os comentários, e como já tomei um semelhante ao zoladex, o Lupron, tive todos estes sintomas. Foi eficaz até demais...
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  29. Olá, Kátia! Realmente o Zoladex é uma medicação que pode facilitar o aumento de peso, porém é possível emagrecer, mesmo ainda sob efeito desta medicação! Você não precisa esperar terminar o tratamento com o Zoladex para começar a emagrecer. Desde já, você pode e deve ter uma dieta leve e saudável, cortando açúcar, gordura, fritura, fast food e abusando de saladas, carnes magras, frutas, legumes, enfim... tudo o que uma "dieta" precisa! Além disto, durante a fase do Zoladex, é absolutamente essencial que se pratique uma atividade física, de preferência aeróbica, como caminhada, ao menos 3x por semana. Você também pode fazer acupuntura para te ajudar a controlar as emoções(ansiedade, depressão) que ficam descontroladas nesta fase, e pode sim, fazer massagem, drenagem linfática, sem problema nenhum. Lembre-se que o Zoladex é uma medicação que nos deixa na menopausa, se vc conhece uma mulher mais velha (a mãe, a tia) que já está na menopausa, vai ver que os sintomas são os mesmos, e nada as impede de praticar exercícios, fazer massagens e todos os outros tratamentos estéticos a que temos direito! Eu mesma aproveitei a época do Zoladex para me cuidar. Acho que nunca fui tão vaidosa quanto quando estava sob efeito desta medicação, e por causa disto, consegui emagrecer! Então é possível, pode ser difícil no início, mas nada que o pensamento positivo e a força de vontade não ajudem! Aproveita a segunda dose para colocar estas dicas em prática! Ah! E seus sintomas vão permancer iguais, talve aumentem os calores, mas aí fica a dica: compre um leque e inclua "soja" na sua alimentação!!!
    beijosssss prá vc!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Lais!!! Que bom que gosta do nosso blog!
    Quanto à sua dúvida... Não é possível, nem prá nós, nem para os médicos, prevermos se uma mulher com endometriose (mesmo tratada) irá ou não conseguir engravidar. A gravidez, que é um milagre divino, fica mesmo por conta da vontade de Deus. E nós, temos que fazer a nossa parte, que é buscar o tratamento para a endometriose! Acredito que você tem muitas chances, pois apresenta Endometriose Grau II, que tem bom prognóstico para gravidez, especialmente com ajuda de técnicas de Reprodução Assistida. No entanto, se deseja tentar a gravidez naturalmente, sugiro que vc realize alguns exames antes, para saber se está apta a tentar. Você pode fazer uma "Histerossalpingografia" (raio X das trompas) para saber se suas trompas estão livres de aderências e focos da endo. Também pode realizar uma "Histeroscopia Diagnóstica", para checar se seu útero tb está "OK". Além disto, é bom realizar exames hormonais para descobrir se está ovulando corretamente. Ah! E claro: é absolutamente obrigatório que seu marido realize um "Espermograma", porque as vezes, achamos que a gravidez não vem por causa da endometriose, mas os homens também podem apresentar problemas com os espermatozóides. Com todos estes exames em mãos, é possível decidir se vale a pena ficar menstruando para tentar o bebê naturalmente. Se tudo estiver em ordem.... "manda ver"!!!! Porque esta é a melhor parte do tratamento, não é? Estamos na torcida por vc!!! Beijosss

    ResponderExcluir
  31. Oi, Helaine! Seja muito bem vinda ao nosso blog! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Realmente, o Zoladex, Lupron e afins são medicamentos muito caros, pois são importados. Mas, o SUS fornece... é só dar entrada com o resultado da sua biópsia, ou o laudo da cirurgia. Agora se não quiser esperar a primeira dose pelo SUS, o jeito mesmo é comprá-la. Porém, era bom saber se precisará de outras doses e já informar ao SUS, pois a segunda dose do Zoladex (na dosagem de 3,6mg) TEM QUE ser tomada 28 dias após a primeira injeção! Então, é bom já saber, para não ter que comprar também a segunda dose, né?
    Desejamos que tudo corra bem para você!
    Beijosss....

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Adorei mesmo o blog! participarei sempre que possível...
    Após ler sobre os efeitos colaterais que já me foram familiares um dia, já procurei nutrólogo e acupuntura. No momento por conta ainda da recuperação da video não posso fazer exercícios físicos. Se precisar de mais um dose do Zoladex, ai vou malhar até!!!
    Sorte a todas!

    ResponderExcluir
  33. Olá...Fiz uma vídeo em Setembro,foi descoberto um foto de endometriose,tomei a Zoladex 10,8 agora em Novembro....estou sentindo os Calorões,meu humor esta terrível...Vêm umas ondas de irritação que sai de baixo rsrs...
    Mas vamos lá...tudo bem...Adorei as dicas para não engordar, fiz matricula na academia e vou voltar para a massagem, pois já engordei um 1k, coisa que não acontecia há meses...
    Queria saber se se alguém tomou esta dosagem?qto demorou para voltar a menstruar?e se alguém engravidou após o tratamento?
    ok bjs e boa sorte a todas
    Ma

    ResponderExcluir
  34. Oi, Ma!! Que bom que está cuidando do seu corpo neste período de Zoladex. Você vai sentir que quando começar a fazer academia, não apenas evitará engordar, mas seu humor também vai ficar muito melhor! Exercícios físicos, neste momento, são muito importantes! E claro, depois também, não é? Quanto às suas perguntas. Bom, eu tomei a dosagem de Zoladex 10,8. Isto foi em Novembro/2009. Fiquei sem menstruar por longos e felizes 7 meses!! Digo "felizes", porque foi um período sem dores! Geralmente, a dosagem de 10,8mg suspende a menstruação por 3 meses, porém, por ser uma medicação que atua diretamente na hipófise, o corpo pode levar até + 3 meses para "perceber" de que não há mais o efeito da medicação. E isto é muito variável. Existem meninas que menstruam logo após os 3 meses e existem meninas que demoram até 1 ano. Em todos os casos, a ansiedade pelo retorno da menstruação sempre irá existir e se estiver "demorando muito" vale a pena conversar com o médico! Conheço algumas meninas que engravidaram após o uso do Zoladex. As chances são altas, especialmente se a cirurgia foi bem sucedida. Também é importante saber se as trompas estão "OK", sem obstrução, aderências... e nunca se deve esquecer de pedir ao parceiro para que faça um "espermograma", só para ter certeza de que ele também está "OK". Espero que tudo dê certo para vc! Bjssss Lu

    ResponderExcluir
  35. Olá meninas, fiz a video em 14 dez e estava com foco de endo aderida a trompa direita. Este foco media 0,4cm. Foi cauterizado, também tenho 3 miomas.. e o médico receitou Zoladex por 3 meses de 3,6mg. Tomei a primeira 3 dias após a cirurgia. Ele é bem caro mas meu plano médico cobriu, como é de alto custo alguns planos fazem cobertura basta mandar o laudo + receita médica por fax ou e-mail para análise. bjsss

    ResponderExcluir
  36. Oi gente! Me chamo Silvana e sofro com dores há muito tempo. Graças a Deus fui diagnosticada e comecei a tomar Zoladex 3,6 mg dia 13 de dezembro, já vou tomar a segunda, fiquei menstruada uns 15 dias. Agora to começando a sentir os efeitos. Amei ter lido este texto, pois me deu força e coragem para lutar. Estou louca pra engravidar!
    Ás vezes to meio pra baixo, ainda mto ansiosa, medo de engoradar ainda mais. Ma depois de hj vou mudar de atitude. Será que tabletes a base de ômega 3 podem ajudar nos calorões?
    Obrigada mesmo, estava precisando achar um fórum assim!
    Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  37. Olá, amiga! Ficamos felizes em saber que nosso blog te incentivou! Temos que nos unir contra esta doença e não deixar que ela nos derrube! O ômega 3 tomado junto com o Zoladex vai te ajudar bastante a diminuir os processos inflamatórios causados pela endometriose. Além disto, auxilia no controle do colesterol e na saúde do seu corpo como um todo! É ótimo sim! Porém, para os calores, o ideal é evitar alimentos muito açúcarados, salgados ou condimentados e consumir muita soja, iogurte, castanha do pará, azeite de oliva e chá verde. Todos este alimentos te ajudarão a combater os calores. Além disto, tente evitar o estresse e praticar exercícios físicos, também são ótimas recomendações para evitar os fogachos! Beijos e que seu tratamento seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  38. OLA MIGUXA!!!! Fiz uso do zoladex 10.8 em agosto de 2009 e so tive um ciclo menstrual e não paro de ganhar peso estou fazendo tudo que é preciso !!!Atividade fisica, alimentação balanceada e ainda nada de perder o peso e do ciclo normalizar sera que o zoladex ainda esta no meu organismo?????bjs e obrigada Vivis

    ResponderExcluir
  39. Oi, Vivis! Bom, na verdade, não é que o Zoladex nos faz engordar, não é bem isto. É claro que como ele age em nosso organismo nos deixando em menopausa, então naturalmente nosso metabolismo diminui favorecendo o ganho de peso. Se vc está engordando mesmo fazendo atividade física e alimentação correta, pode ser que existam outros motivos que a impeçam de emagrecer. Vale a pena marcar uma consulta com um endocrinologista que poderá orientá-la melhor! Beijossss

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Como postei anteriormente, tomei a dose de zoladex no começo de dezembro, mestruei no mesmo mês, os efeitos colaterais foram bem tranquilos. O ganho de peso foi um conjunto de fatores, repouso pós cirúrgico, festas de final de ano e preguiça de malhar!! hehehe
    Queria dizer que a cirurgia (video para adenomiose) foi um sucesso!! minha recuperação foi ótima! até abusei por me sentir bem. Agora é seguir os próximos passos.
    Como a endometriose nos causa "dores", como postado neste blog, o que devemos sempre pensar é ter acima de tudo qualidade de vida!! não só a gravidez!
    Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  41. OLA !!!! MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO !!!! BJSSSSS VIVI´S

    ResponderExcluir
  42. Fiz um tratamento com Zoladex durante 06 meses em 2002, na época com 29 anos não senti os efeitos colaterais profundamente, até meu cabelo e unhas ficaram mais fortalecidos. Logo após o término, sem nem menos menstruar, eu engravidei direto, de uma linda menina, hiper saudável, maravilhosa que veio ao mundo Victoria. Tive parto normal, tudo maravilhoso.
    Após os 40 dias de praxe já quis engravidar norvamente, cmo medo do retorno e após 08 anos nada mais aconteceu...cheguei a engravidar e perder. Agora estou eu aqui, novo tratamento com Zoladex, com 37 anos e sentindo sim muitos efeitos colaterais. Amenizados por muita força de vontade, exercícios físicos, injeções termogênicas para aumentar metabolismo e não engordar...alem dos já mencionados efeitos colaterais, tive olhos extremamente secos, um pouco de depressão e "preguiça"...
    Espero que tudo aocnteça como a primeira vez, pois este tratamento pra mim será o último...Obrigada pelas dicas.
    Marcia

    ResponderExcluir
  43. Marcia!! Obrigada por compartilhar sua história conosco! Vc, sem dúvida, é uma guerreira, como muitas por aqui!!! Sabe que estes sintomas de olhos secos, depressão e preguiça, podem mesmo aparecer em quem toma o Zoladex. Acho, também, que a intensidade dos efeitos tem a ver com a idade em que tomamos a medicação! E lógico, tudo a ver com a nossa ansiedade também! Espero que o tratamento dê certo e vc seja mais uma vez abençoada!!!! Parabéns pela Victoria! Aliás, lindo nome!!! Beijossss

    ResponderExcluir
  44. bom dia! descobri que tenho endometriose em dezembro /2010 quando fui internada c infecção urinaria. ate entao nem conhecia esta doença. nao sei quando tudo começõu mas acho que tenho ha mais ou menos 08 anos. nunca senti uma colica menstraual apenas muito fluxo sanguineo e um forte incomodo n periodo menstraual. mas nada de dores extremas.agora em fevereiro fiz a laparoscopia coloquei diu mirena e tomei zoladex de 10,8. não me preparei psicologicamente para encarar os efeitos destes medicamentos. e pra falar a verdade a vontade que tenho é d arrancar o zoladex e o o diu de mim.estou fiando c a pele ressecada e cheia de celulite.....mudei bruscamente em apenas 01 mes. nao sei o caso de vcs mas no meu caso nao sei o por uqe do zoladex. minha endometrios eapenas me incomodou c dores em janeiro antes da cirurgia....tomei uma decisao vou retirar o diu e o zoladex. paguei caro e muito caro pra ficar pior....estou depressiva.....com vontade de morrer nao saiu mais de casa.....nao tenho mais vontate de estar viva......vale a pena tudo isto???? e o pior nao tem cura esta endometriose. da meneira ue estou vou adquirir uma doença muito muito pior . nao tenho mais vontade de nada ....apenas preciso estar viva pela minha filha que precisa de mim.......pensei antes d etomar o zoladex.......no meu caso nao valeu a pena.......estarei retirando o mais breve possivel.......boa sorte a todas !!!!

    ResponderExcluir
  45. Olá, amiga! Não sei se entendi direito. Vc está usando o Zoladex e o Mirena ao mesmo tempo? Geralmente estas medicações são usadas separadamente, em momentos diferentes. Geralmente se recomenda o Zoladex para logo após a cirurgia, e só depois que o efeito do Zoladex termina, é que se recomendam outros métodos de controle da endometriose, como por exemplo, o Mirena. É muito difícil "retirar" o Zoladex, apesar de ser um implante que fica na barriga, é complicado retirá-lo, geralmente é preciso aguardar o término do efeito. Já o Mirena, vc pode retirar, até porque o efeito do Mirena pode estar anulando o do Zoladex e vice-versa. Você está sendo atendida por um especialista em endometriose? Isto é muito importante, para que possa ter um tratamento bem orientado. Espero que você fique bem!! Beijossss

    ResponderExcluir
  46. Boa noite! obrigada pela resposta! olhem só....coloquei o mirena no dia da videolaparoscopia que foi em 07/02/11. Tb naão entendi pq meu médico prescreveu o zoladex...contudo como ele é o médico eu comprei e ele aplicou em 21/01/11. Tem como retirar o zoldex sim....terei que fazer uma ultrasonografia...e uma minicirurgia....ainda nao falei a ele que quero retirar os dois. Haja vista ser feriado (carnaval) somente próxima semana. Ele ainda prescreveu 03 doses. Puxa é horrivel vc adiantar um envelheciemento do organismo. Zaldex é uam injeção de envelheciemento precoce e isso está me deixando super depressiva. ver minha pele ressecar....meus seios estão murchando....to sentindo a sensaçaõ de estar murchando tb....inclusive todos estão me achando mais magra...mas a balança está o mesmo peso. Meu medo é de ficar assim....outra pele....outros seios....flacida ....enfim....o zoladex acabou comigo....mas vou fazer de tudo para retirar o zoladex ....inclusive outra cirurgia.....abraços a todas

    ResponderExcluir
  47. Amiga, tomara que dê certo! Infelizmente estas medicações não agem igual para todas as meninas... tem meninas que reagem bem e outras mal, a melhor coisa é ir tentando até encontrar o melhor tratamento para você.
    É verdade, para retirar o Zoladex vc terá que fazer uma micro-cirurgia...será que seu médico vai querer fazer isto? Depois venha nos contar! Beijosss

    ResponderExcluir
  48. bom dia .....claro....avisarei sim......e espero que minha pele volte ao normal.....tomei o zola em 21/02....nao tem nem o1 mes ....mas o estrago foi grande......alguma de vcs voltaram ao normal??? depois do zoladex???? abraços Mariamne

    ResponderExcluir
  49. Então, amiga... eu tomei uma injeção de Zoladex 10,8mg, durante o período em que ela fez efeito, eu adotei uma dieta leve, com bastante soja (que ajuda a amenizar os efeitos colaterais dos calores) e também fiz exercícios físicos 3x por semana. Isto me ajudou a superar todos os efeitos colaterais, e eu fiquei 7 meses sem dores. Não induzi a menstruação e ela voltou sozinha. Não tive maiores problemas com o Zoladex, mas também não tomei nenhum outro medicamento hormonal junto. Acho que isto varia de mulher para mulher. Tem mulheres que não se adaptam e outras que reagem bem. Com todas as medicações para endometriose é assim...cada corpo tem uma reação diferente, por isto é tão complicado o tratamento medicamentoso da endometriose. É uma luta diária, creio que para todas nós!!! Espero que tudo fique bem para você! Beijosss
    Luciana - EndoAmigas de São Paulo

    ResponderExcluir
  50. amigas por favor ajudem minha mãe ela está uma pilha e diz que a culpa de tudo é minha, mas eu só queria ajudar, não sabia que iria causar tanto estresse a ela...a zoladex !!

    Volta ao normal ? ou a pessoa murcha mesmo e não volta mais ??


    Obrigada, beijos a todas e feliz dia da mulher atrasado !

    ResponderExcluir
  51. Oi, amiga! Normalmente volta sim! Quando o efeito do Zoladex termina, tudo volta ao normal: a menstruação retorna e os hormônios também. Basta ter um pouco de paciência e estar sempre sendo acompanhada por um ginecologista experiente. Bjsss

    ResponderExcluir
  52. boa tarde meninas......falei com meu médico e ele falou que nao tem como retirar pq nao tem mais como achar o depot.....mas pra minha felicidade fiz uma ultra quinta-feira e achei o depot do zoladex ta no umbigo.....marquei com ele amnhã espero que ele retire....até mesmopq se ele nao retirar .....eu retiro em casa.....ta bem superficial.......depois volto aqui para falar..........tenho 2 amigas que fizeram laparoscopia para endometrise e nao fizeram nada disso nem ao menos bloquearam a mestruação............abraços boa sorte a todas...............

    ResponderExcluir
  53. É verdade, amiga! Muitas meninas não precisam fazer uso do Zoladex! O tratamento da endometriose é realmente diferenciado para cada mulher! Mas...cuidado ao retirar o implante em sua casa, não tem que fazer um corte na barriga? Não há perigo de infecção? Melhor deixar com o médico, não é? Beijoss e boa sorte em seu tratamento!

    ResponderExcluir
  54. meninas....boa noite...consegui..quarta-feira retiro o zola....estou feliz. A todas que têm endometriose....façam tratamento alternativo se possivel: Floarl, homeopatia, aculpuntura....talvez seja este o motivo de minha endometriose não ter me causado dores. Sempre tomei floral....sempre caminhadas....então façam exercícios se alimentem bem.....equilibrem seu organismo....e todas ficarão curadas. A todas obrigada .....e que Deus abençoe o tratamento de cada uma de vcs. abraços Mariamne

    ResponderExcluir
  55. Ola,meu nome e ADRIANA visitei o blog e gostei mto, fiz uma video laparo em setembro/2010 e comecei a tomar o zoladex 3,6 agora dia 18 de março de 2011,foi tranquilo a injeção doi um pouco,mais da pra aguentar, gostaria de saber se posso tomar uma cervejinhas com as amigas as vezes bjus obrigada.

    ResponderExcluir
  56. Adriana, creio que se não abusar, não há problemas maiores. Mas, nada em excesso, heim?? bjsss

    ResponderExcluir
  57. Endoamigas, graças a Deus eu acho que sou a exceçao a regra, faço uso do zoladex a 5 meses e ao contrario de muitas eu emagrecí,fiquei um pouco,pouco com ressecamento vaginal mas nada que um lubrificantezinho nao resolva, mas o apetite sexual esta o mesmo.Sera que nao vai muito de cabeça? Agora tb vou contar um segredo: Eu fiz uso de um tratamento que eu acho 10.Autohemoterapia.É uma dica.

    ResponderExcluir
  58. Olá, amiga! Com certeza, os efeitos colaterais de qualquer medicamento podem ter a influência da "nossa cabeça", no sentido de torná-los maior do que realmente são. Mesmo assim, estas medicações tem efeitos colaterais diferentes para cada organismo. Eu emagreci 12 kgs tomando Zoladex, mas não foi milagre não, eu resolvi fechar a boca e malhar durante o uso do Zoladex, e o resultado foi este! Acho sim, que a força de vontade conta muito nestas horas, inclusive para enfrentar os efeitos colaterais, não é? Bjsssss

    ResponderExcluir
  59. Lucimara sales
    olá amigas,eu como muitas tenho endo grau 5 desde 2002 em 2004 tive meu bebe o medico disse que não engravidaria e que não precisaria tomar anticoncepcional, fiz uma video em 2005 que o médico so me abriu e fechou sem nada mecher devido estar tudo grudado não dava para saber oq era oq, passei estes anos todos em uso de anticoncepcional continuo e controlou mais no ano passado descobri que estava muito avanssada novamente ai o médico disse que não teria jeito tomar a zoladex seria minha unica chance pois se a zoladez não der jeito ele me encaminharia para o INCA fiquei em panico.Tomei minha primeira injeção dia 28-03-11 estou sentindo um calor danado e uma irritação fora do normal mais nada que não seja superavel.Bem minha situação não é facil pois alem da endometriose eu nasci com uma má formação na coluna(meningocele) e má formção uterina (utero bicorno)vcs devem estar se perguntando hã e dai rsss,o que eu tenho a ver com isso.Quero é dizer que eu não vou dessistir a endo não vai me vencer.Deus me deu oq eu mais pedi que foi meu filho o resto a jente corre atrás.
    Espero ajudar e ser ajudada por vcs pois só assim nos teremos força para lutar...
    lucimara Sales

    ResponderExcluir
  60. Oi, Lucimara! Bem vinda ao nosso cantinho! Não tenha dúvidas de que sua história nos dá forças para querer continuar lutando contra a endometriose. Realmente, Deus foi muito bom contigo, abençoando-lhe com um filho! Agora, veja só: o Zoladex não cura a endometriose, não desfaz aderências e nem elimina os nódulos da doença. Apenas ajuda a controlar a dor e geralmente é usado após uma videolaparoscopia para complementar o que foi feito na cirurgia. Você está sendo acompanhada por um médico especialista na doença? Pois, mesmo estando com muitas aderências, um médico especialista consegue, durante a cirurgia, desfazê-las e retirar os principais focos e nódulos da doença, o que é super importante para o tratamento. Digo isto, pois, depois que você terminar o uso do Zoladex, suas dores poderão voltar do mesmo jeito que antes, já que, pelo que entendi, nada foi feito em sua cirurgia, não é isto? Quando se trata de endometriose, é sempre bom termos mais de uma opinião médica!!! Beijosssss e muita força para vc!

    ResponderExcluir
  61. Olá amigas,sou Lucimara bem eu ja fui nos ditos maiores especialistas em endo do Rio de Janeiro.Mais minha situação não é facil pois devido a má fomação da coluna meningocele sacral, os médicos não querem fazer cirurgia pois o perigo de romper o sacro é muito grande. Oque acontece meu intestino esta grudado na meningocele e esta com muitas aderencias.È tipo assim meu utero esta grudado no intestino que esta grudado na coluna, ai ja viu nè não da para mecher ja fui a uns 15 médicos diferentes e devido ao problema da coluna nimguêm quer pegar o meu caso ai fico pulando de galho em galho esse médico foi o unico que me aceitou.Fico meio sem opção mais devido a opnião a de todos foi a mesma não mecher.Mais sei que tipo assim se ficar o bicho pega se correr o bicho come, mais ainda assim estou feliz meu filho me da forças para continuar ele esta com 6 anos e um anjo enviado por deus para me ajudar.
    bjs fiquem com deus

    ResponderExcluir
  62. Nossa, Lucimara! Então sua situação é realmente mais delicada! O jeito é suspender a menstruação de todas as formas. Depois do Zoladex, vc já emenda com AC (de preferência os que contem apenas progesterona), e assim conseguirá freiar a progressão da endometriose. Estar sempre sendo acompanhada, também é super importante! Muita, muita força para vc!!! Beijosss

    ResponderExcluir
  63. Olá gostaria de saber se há camiseta de divulação sobre a endometriose e como conseguir? Há 3 meses estou tomando as injeções do adorodo Zoladex...

    ResponderExcluir
  64. Oi, Ana! As "EndoAmigas de São Paulo" tem uma camiseta para divulgar a Endometriose sim. Geralmente a fazemos quando temos os encontros. Aguarde nosso próximo encontro para mais informações!
    Ah! E...aproveita o tratamento com o Zoladex...sei que ele é chatinho, difícil, com efeitos colaterais horríveis, mas ficar sem menstruar, é a melhor coisa do mundo! Bjssss

    ResponderExcluir
  65. ola amigas!! meu nome e katia e a pouco descobri q tinha endometriose tenho 42 anos e nao tenho filhos, perdi ha um ano minha primeira e unica gravidez sem entender o q estava acontecendo... agora ja passei pela cirurgia e estou lutando com o sus p conseguir a gosserelina(zoladex) espero q DEUS ME AJUDE E AJUDE TODAS NOS MULHERES Q SOFREMOS MUITO PRINCIPALMENTE C A FALTA DE INFORMAÇÃO. AGRADEÇO MUITO A QUEM CRIOU ESSE BLOG!! MAS SOU DO RIO DE JANEIRO, VCS NAO SABEM ME INDICAR UM LUGAR PARA ME AJUDAR AQUI NO RIO?

    ResponderExcluir
  66. Olá, amiga! Tudo bem? Existe também as EndoAmigas do Rio de Janeiro, você pode entrar em contato com elas, pois elas podem te ajudar com indicação médica! Muita força para você nesta fase do Zoladex, se Deus quiser dará tudo certo! Bjssss

    ResponderExcluir
  67. Meu caso são miomas, tomei zoladex 10,8 em novembro de 2010, decidi por conta própia não tomar a segunda dose, pois os efeitos colaterais foram horríveis, após isso conversei com meu ginecologista e ele falou para esperar a vinda da M para pensar numa possível cirurgia. Acontece que já fazem 7 meses e ela ainda não veio. Sinto que estou ovulando, mesmo sem menstruar, pois vejo aquele líquido tipo clara de ovo. O que será? alguém pode me dizer? Será que é normal ovular antes de menstruar?

    ResponderExcluir
  68. Olá, Glaucia! De acordo com o nosso Ciclo Menstrual, a ovulação ocorre mesmo antes da menstruação. Aqui no blog tem um texto que explica bem direitinho sobre o nosso ciclo menstrual. Procure pelo título: "Menstruação: nossa grande vilã". De todo modo, quando a mulher ovula, duas coisas podem acontecer: primeiro ela pode engravidar e não menstruar. E em segundo, ela pode não engravidar, e menstruar. Como você tomou o Zoladex 10,8, o prazo de efeito da medicação é de 3 meses, podendo se estender por até mais 3 meses. Mas, na prática existem mulheres que demoram até 1 ano para voltar a menstruar, enquanto outras, demoram menos tempo. Um dos sinais de que seus ovários estão voltando a funcionar, é quando os efeitos colaterais causados pelo Zoladex começam a dimunuir. Por exemplo, vc não sente mais os calorões, nem o ressecamento vaginal, nem as variações de humor. O fato de se sentir mais úmida, pode ser sim um sinal de que sua monstra está para dar as caras. Se ela não aparecer ou demorar demais, vale a pena fazer um exame de gravidez (para descartar esta possibilidade)e também exames hormonais, que poderão mostrar se você continua ainda sob efeito da medicação. Alguns médicos também recomendam medicações para ajudar a menstruação a voltar. O importante é sempre estar em contato com seu médico! Beijosss e boa sorte!

    ResponderExcluir
  69. Oi boa tarde... Sou portadora de endometriose a muitos anos,ja fiz cirurgia em 2005 ,agora voltou a endo e estou usando Zoladex, mais ñ estou aguentando de tanto calor e a falta de sono,mais estou tirando de letra ,pq nesses 3 meses de zoladex ñ sinto dor nenhuma e estou emagreçendo.Estou muito feliz pq quqndo terminar as injeçoes vou fazer video para retirar a endometriose.Digo a vcs mulheres que td colaboram par o bem daqueles que aman ao senhor por isso fiquem firme no tratamento no final td vai dar certo .Fiquem na paz .

    ResponderExcluir
  70. Boa noite, fiquei muito feliz em saber que existe este blog e mais tranquila com as informações que encontrei. Após 8 anos com dores intensas, fazendo uma maratona de consultório em consultório médico, neste ano um deles levantou a hipótese de endometriose. Ainda não fiz a video para confirmar, pois não conheço nenhum médico especializado na minha cidade. Atualmente moro em Joinville SC gostaria de saber se existe algum médico especialista para tratar esta doença aqui ou na região.

    ResponderExcluir
  71. Oi, Fran! Seja bem-vinda!! Você tem razão em querer se consultar com um especialista, pois muitos médicos, mesmo sendo ginecologistas, não estão preparados para diagnosticar adequadamente a endometriose, e daí ficamos naquela "romaria" de médico em médico, sem um diagnóstico correto, não é mesmo? Vou tentar descobrir para você indicações de médicos especialistas em endometriose na sua região. E assim que possível, posto aqui! Beijosss

    ResponderExcluir
  72. Gostei bastante do blog. Tenho 27 anos já estou na quarta aplicação do zoladex 10.8, devido a um câncer de mama. Minha mestruação parou já na segunda aplicação. Vc sabe me informar se mesmo sem mestruar, posso engravidar?

    ResponderExcluir
  73. Oi, amiga! Seja muito bem vinda ao nosso blog! Então, o Zoladex é um análogo de um hormônio fabricado em uma região do nosso cérebro chamada Hipotálamo. Este hormônio é conhecido pelas siglas GnRH, que significa: Hormônio liberador de gonadotrofina. A função deste hormônio é estimular a Hipófise para que produza o FSH e LH, que são hormônios que atuarão nos nossos ovários para que os mesmos produzam folículos e promovam a ovulação e a preparação do corpo para uma possível gravidez, através da liberação de outros dois hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona.
    Bom, quando tomamos o Zoladex, esta comunicação entre o Hipotálamo e a Hipófise é interrompida e assim não há a produção de FSH e LH, causando consequentemente uma "pausa temporária" nos ovários. Ou seja, durante o período em que o Zoladex estiver fazendo efeito, seus ovários não irão mais funcionar, impedindo que haja a ovulação e a menstruação. Sem ovulação, não há como ficar grávida! Portanto, é muito, muito difícil engravidar durante o uso do Zoladex. Mesmo assim, as mulheres são alertadas a utilizarem um método anticoncepcional não hormonal (por exemplo, a camisinha) durante o uso da medicação, pois existe uma pequena possibilidade de acontecer uma ovulação, mesmo em uso do Zoladex, e assim a mulher ficar grávida! Mas é um evento raro! Até hoje, só ouvi falar de um caso em que a mulher engravidou dessa maneira! Por via das dúvidas, é bom se prevenir, né? Desejo-lhe muita sorte em seu tratamento contra o câncer de mama! Tudo dará certo! Beijosss

    ResponderExcluir
  74. Ola meu nome e Eliane tenho 26 anos e tenho queloide tive uma gravidez mais perdi aos 7 meses, e decorrente da queloide minha cicatriz da cesaria ficou enorme e junto com ela apareceu um nodulo q de principio eu pensei ser a carne que tivesse nascido por dentro, fiz uma cirurgia de correçao da cicatriz e com a retirada do nodulo se constatou ser endometriose e poco tempo depois o nodulo reapareceu estou com ele ja a 6 anos e so agora vou iniciar o tratamento para endometriose. Gostaria de saber se com o zoladex q foi o medicamento que o medico indicou ele nodulo desaparece ou murcha nao sei,e se como eu tenho queloide eu ficaria com cicatriz devido a aplicaçao de zoladex.
    Aguardo ansiosa por respostas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  75. Oi, Eliane! Bem-vinda ao GAPENDI! Bom, a endometriose de cicatriz cirúrgica (cesária) pode mesmo aparecer, e existem muitos casos assim. Geralmente, o procedimento é este mesmo: cirurgia para remoção do nódulo e depois suspensão da menstruação. O Zoladex geralmente é a medicação recomendada por nos deixar em uma "menopausa temporária", fazendo nossos ovários "adormecerem" e assim os focos de endometriose não progridem. Entretanto, se vc tem outros focos em sua pelve que não foram retirados na cirurgia, eles não desaparecem com o Zoladex, apenas ficam "inativos", o que ocasiona a diminuição da dor. Quando você volta a menstruar, estes focos podem ficar 'ativos' novamente, causando inflamações e novas aderências. Portanto, o importante é ficar sem menstruar, mesmo após o término do tratamento com o Zoladex, pois esta é, ainda, a melhor forma de conter a endometriose. Quanto à aplicação do Zoladex, fique tranquila, a injeção é grande e assusta, porém não deixa cicatrizes. Às vezes, pode ficar "roxinho" no local da aplicação, mas logo desaparece. Agora, é importante que a aplicação seja feita por um profissional experiente, pois não se trata de uma injeção "comum". Espero que dê certo! Beijossss

    ResponderExcluir
  76. OLA! Creio q sou portadora de endometriose intestinaal, já sofri demais, dores demais, mal estar demais, mas, só fazia tratamento com proctologistas meus exame4s nunca deram nada. Fui diagnostica com SII..bem... alguem pode me indicar uma especialista em endometriose intestinal em Goiãnia, por favor!

    ResponderExcluir
  77. Oi, amiga! Realmente, é bastante comum a endometriose intestinal ser tratada como uma SII. Por isto é tão importante estar sendo atendida por um ginecologista especialista. Infelizmente, não conhecemos (ainda) nenhum especialista em Goiânia, mas vamos pesquisar, e assim que tivermos informações, postamos para vc! Bjssss

    ResponderExcluir
  78. ola estou a espera da zoladex ja fiz o pedido pelo sus estou com muitas duvidas .umas delas é meus cabalos vao cai .meus dentes vao fica estragado to com muito medo .tenho varios miomas e meu utero ta com 430mm e vo te k faze o uso desse medicamento e nao tenho filhos ass maria

    ResponderExcluir
  79. Ola...
    Sou portadora de adenomiose, sempre senti muita colica tomo mes nao tinha remedio para acabar com a minhas colica, agora com 25 anos descobri atraves de ressonancia que tenho esta doença. Minha medica me indicou engravidar o mais rapido. Fiz o uso da zoladex 10.8 em 16 de maio, ate agora minha menstruaçao nao voltou.
    Sera que posso engravidar sem a mentruaçao voltar? Estou muito ansiosa...

    ResponderExcluir
  80. Olá, boa noite a todas!

    Me chamo FILIPE, sou de Recife/PE. gostaria de saber se alguém conhece algum especialista aqui em pernambuco. Minha noiva tem Endo e as drogas que hoje ela tem tomado não tem surtido efeito, haja vista que ela continua tendo sangramentos, acreditamos que seja menstruação. Atualmente ela toma um chamado de *Diane. Ela já não possui o ovário esquerdo. E as nossas chances de sermos pais um dia estão se esgotando pois ela já está com um cisto direito de aprox. 4cm diametro. Todos ginecologistas que vamos dizem-nos para continuar o tratamento, mas o que não entendemos é pq ocorre o sngramento se ela regularmente toma esses benditos Acs???

    Agradeço a atenção de todas, uma boa noite!

    ResponderExcluir
  81. Olá! Sou nova por aqui, muito bom saber q tem um grupo de apoio para esta triste doença!Descobri q tenho endo a pouco tempo, 6 meses atrás.Já tomei 2 aplicações de Zoladex 10.8, sobrou 1 caixinha q quero vende-la , pois preciso fazer mais uma video e não tenho convênio.Se tiver alguém interessada me contate pelo e-mail chelizinha.werlang@gmail.com.Boa Sorte á todas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ...vc ainda tem sua caixa de zoladex 10.8 q sobrou se tiver entre em contato comigo me interessa (cobrastattoo@hotmail.com) MARLA

      Excluir
  82. Olá!
    Fiz a video em janeiro deste ano e só tomei a 1°aplicação de zoladex 10.8 6 meses depois, pois entrei com pedido pelo SUS e não recebia, então comprei.Esta semana fiz a 2° e última dose!Graças a Deus!Mas senti dores, tipo ferroadas no ovario esquerdo onde foi cauterizado um foco da endo, será q isso é normal?E outra coisa, será q tenho chances de engravidar mesmo demorado 6 meses pra tomar a 1° aplicação do zola??Meu médico disse q novembro vou ter q fazer uma serie de exames e dezembro fazer uma nova video para q janeiro possa engravidar.Tô tão ansiosa...quero tanto ser mãe!! Pois estou tentando engravidar a 4 anos, tenho 26 anos.Mas tenho fé em Deus q logo serei!!
    Adorei a blog!
    Sorte á todas!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  83. Para: Maria! Tudo bem, amiga! Fique calma! Esta história de que o Zoladex faz o cabelo cair e escurece os dentes não é bem assim. O Zoladex é uma medicação que deve ser adequadamente prescrita pelo médico, com o objetivo de deixar a mulher em um estado de menopausa temporário. Isto quer dizer que seu corpo não mais irá produzir os hormônios estrogênio e progesterona, fazendo com que seus ovários descansem, vc pare de menstruar, e como consequencia, seus miomas irão diminuir, já que eles são alimentados pelo estrogênio. Por este motivo, alguns médicos indicam o uso do Zoladex antes de realizarem uma cirurgia para retirada de miomas. Por deixar a mulher em uma menopausa temporária, o Zoladex traz também muitos efeitos colaterais, todos relacionados com este período da vida da mulher: a menopausa, e com a falta que o estrogênio nos faz! Por este motivo, não deve ser utilizado por mais de 6 meses, o que corresponde a 2 injeções de 10,8mg ou 6 injenções de 3,6mg. Seguindo esta regra, os efeitos colaterais que poderão ser sentidos relacionam-se, principalmente, com os calores e suores noturnos, secura vaginal, aumento de peso, e etc. Todos estes efeitos podem ser controlados, e o médico poderá orientá-la neste sentido, ok?

    ResponderExcluir
  84. Olá!! Para a amiga que deseja engravidar: Bom, a dosagem que você tomou do Zoladex (10,8mg) é a que equivale a 3 meses de suspensão da menstruação. Entretanto, o corpo pode demorar mais tempo para voltar a "funcionar" normalmente. Algumas meninas retornam logo após os três meses, e outras podem demorar até 1 ano. Sobre engravidar sem ainda ter vindo a menstruação. Bom, antes de menstruar, a mulher pode ovular, então, existem chances de engravidar, antes mesmo da menstruação chegar. É raro, mas pode acontecer, ok?? Beijosssss

    ResponderExcluir
  85. Olá, Filipe!!! Sugiro que você entre na nossa comunidade do Facebook para ter indicações sobre especialista em Recife. É sempre importante ter uma segunda opinião e saber o motivo dos sangramentos que sua noiva apresenta. Às vezes, é necessário trocar o Anticoncepcional por um com o qual o corpo dela se adapte. Se ela estiver tomando de forma contínua, é importante que se lembre de tomar todos os dias (sem falhar) e sempre no mesmo horário, pois isto evita estes sangramentos de escape. Agora, se ela está tomando o AC fazendo a pausa, então, é natural que no período da pausa venha um sangramento. É preciso avaliar tudo isto direitinho com o médico, ok? Espero que ela fique bem! Bjsssss

    ResponderExcluir
  86. Olá, amiga! Bom, o fato de você ter demorado 6 meses para tomar o Zoladex não vai, necessariamente, atrapalhar em suas chances de engravidar! O importante é seguir com o tratamento direitinho e ter bastante fé! Ok? Boa sorte! Beijosss

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde! meu nome é verônica,tomei o zoladex de 10.8 no dia 19 de julho e vou tomar outra em 19 de outubro,mais estou com medo sinto muito calor e insonia, fui no meu medico ele ensiste em alegar que nada tem haver com o zoladex,meus seios aumentaram e estou com uma barriga de gravida.
    pesso que me ajudem e me digam se tem haver com o zoladex. obrigada

    ResponderExcluir
  88. Olá, "Apaixonada"! Bom, o Zoladex pode sim ter estes efeitos colaterais de calores e insônia. E existem meios de se amenizar isto. Estranho que seu médico esteja dizendo que não é do Zoladex, pois os calores, são um dos efeitos colaterais mais comuns em quem toma esta medicação. Uma boa ajuda prá vc, seria praticar exercícios físicos regulares, ter uma alimentação livre de gorduras, açúcares, frituras, além de evitar tomar álcool, que também pode agravar os sintomas. Uma alimentação à base de soja, pode aliviar os calores. Espero que te ajude! Beijosssss

    ResponderExcluir
  89. ola boa tarde, é a primeira vez que busco tirar duvidas da zoladex. acho que não tinha coragem, medo sei lá , no dia q peguei a vacina me deram uma folha enorme sobre as contra indicações quase desisti, mas so falta a ultima de 6 para toma mes que vem e seu site me ajudou bastante a enteder a medicaçaõ so tem uma coisa me incomodando bastante a minha barriga cresceu muito no final da noite parece que estou de 7 meses, estou malhando um mes meia desanimada e eu não sabia que ela causava a falta da libido, estou me sentido triste pois sei que algo não esta funcionando bem e quero ficar como antes pois quero zelar pelo meu relacionamento me ajude ..

    ResponderExcluir
  90. amei sua materia sobre a endomitriose, hoje acordei disposta em buscar algumas resposta sobre a zoladex e achei tem duas coisa que tem me colocado um pouca anciosa e o ganho de peso so falta a ultima de 6 e engordei o kg e a barriga fica grande parece ue estou gravida ja estou na academia tem 30 dias meio que desanimada mais indo e tbm a falta de desejo sexual fico preocupada o meu rendimento esta muito baixo não sinto vontade o que devo fazer me ajude...

    ResponderExcluir
  91. Olá,sou nova aqui!!! tenho 21 anos. A um mes mais ou menos descobri que tenho endometriose!! Tive muito medo quando descobri e tbm fiquei quando soube que teria que fazer esse tratamento com o Zoladex.Sexta dia 23/09 fiz a primeira aplicação de Zoladex 3,6 e pra mim doeu rsr ,ainda tenho 5 pela frente srrs.. no dia da aplicação apenas senti um sono e agora tenho sentido tipo umas fisgadinhas no utero, parece com uma leve cólica! Gostaria de saber se isso é normal e quando devem começar os efeitos mesmo? Muito obrigada desde já e Se Deus quizer em breve terei a chance de ser mãe..Meu grande sonho..Torço por nós..bjnhosss (Flávinha)

    ResponderExcluir
  92. OI MENINAS GOSTARIA DE OPINIOES SOBRE O ZOLADEZ>E UMA DOSE DEMORA TANTO PRA VIM A MENSTRUAÇÂO<>>EU FIZ INTRAVAGINAL ESTAVA TDO BEM>ME AJUDEM>>SUE>

    ResponderExcluir
  93. Olá, "anaird". Realmente, a injeção de Zoladex pode trazer muitos efeitos colaterais. A falta de libido é realmente complicada, e às vezes, quando a situação é extrema, vale a pena conversar com seu médico para ver a possibilidade de utilizar uma medicação em conjunto com o Zoladex que ajuda a minimizar os efeitos colaterais. Vc está fazendo exercícios físicos, o que já é muito bom! Continue, não pare, pois os exercícios ajudam muito no tratamento da endometriose e melhora das dores. Você também pode ter uma alimentação à base de soja que auxilia com os efeitos colaterais do Zoladex. Quanto ao inchaço na barriga, seria interessante marcar uma consulta para o médico avaliar. Às vezes, ele pode pedir uma ultrassonografia para ver como vc está! Vale a pena retornar no médico! Fique firme, dará tudo certo! Bjssss

    ResponderExcluir
  94. Olá, Flavinha! Que bom que já iniciou seu tratamento contra a endometriose. Você acabou de tomar uma dose de Zoladex. Então, no início do tratamento com esta medicação é normal que você sinta cólicas e até algumas dores, mas depois de 15 a 20 dias, vc vai notar um sangramento (que é o sangramento por privação de hormônios causado pela ação do Zoladex) e depois começam a aparecer os efeitos colaterais da medicação. O importante é ficar sem menstruar durante todo o período do tratamento e estar sempre em contato com o médico que lhe receitou o Zoladex, ok? Boa sorte! Tudo dará certo! bjssss

    ResponderExcluir
  95. Olá, Sue! Não sei qual dose você tomou, mas geralmente funciona assim:
    A dose de 3,6mg é para suspender a menstruação durante 1 mês. E a dose de 10,8mg suspende a menstruação por 3 meses. Isto é o que a bula diz, mas na prática sabemos que o retorno da menstruação pode demorar mais tempo que o previsto. Não há como saber quanto tempo irá demorar, mas existe como ir monitorando e fazendo exames hormonais para saber quando o remédio vai parar de fazer efeito. Esteja sempre em contato com seu médico e tente ficar tranquila. Logo, logo a menstruação vai voltar! Beijosss

    ResponderExcluir
  96. Olá!
    Faço uso de Zoladex,estou na 2ª aplicação, gostaria de saber se pode consumir bebida alcoolica?

    ResponderExcluir
  97. Olá meninas.
    Sou nova no blog e queria deixar meu depoimento, tenho 30 anos e a uma ano e 10 meses tento engravidar, porém a 9 meses descobri que tinha endometriose grau leve, fiz uma video em junho/11 e descobri que uma trompa está completamente obstruida, porém graças a deus a outra o medico conseguiu desobstruir. Em agosto/11 tomei a primeira dose do zoladex 10.8 e tomarei a segunda em novembro, estou sentindo mto cansaço, desanimo, calores, diminuição da libido.Para controlar estes sintomas comecei a fazer atividade fisica e os sintomas melhoraram um pouco e tb tenho uma alimentação saudável. Minha medica disse que os efeitos podem demorar até um ano pra desaparecer depois da última dose e que tenho chances de engravidar de forma natural, estou com muita fé. Gostaria de saber se alguém ja engravidou tendo endometriose e somente com uma trompa? Vcs sabem de alguma coisa que posso fazer pra melhorar o desanimo/depressão?
    Beijos e com fé todas vamos melhorar e alcançar nossos sonhos!!!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  98. Sobre o Zoladex e Bebida Alcoólica: Faça o consumo com moderação!

    E se depois do Zoladex for tentar engravidar, não tome nenhum tipo de bebida alcoólica, isto pode ser prejudicial! bjssss

    ResponderExcluir
  99. Olá, Ana Paula! Bom, existem muitos casos de mulheres que conseguem engravidar logo após o uso do Zoladex, e mesmo tendo apenas uma trompa. Portanto, existe sim esta possibilidade, apenas pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível! A fé nestas horas conta muito!
    Sobre o desânimo e a depressão que podem estar sendo acentuados pelo uso do Zoladex, existem algumas opções para tentar controlar este problema:
    Vc pode tentar alguns tipos de terapias como: psicoterapia, acupuntura, ioga, pilates, meditação e etc. Estas práticas podem auxiliar no estado emocional e aliviar a tensão e a ansiedade. Porém, se mesmo assim não resolver, você também pode solicitar ao médico que lhe indique uma medicação para reposição hormonal que pode ser usada com o Zoladex e que alivia bastante os sintomas. Espero que tudo dê certo para vc! Fique firme e confiante! bjsss

    ResponderExcluir
  100. Oi, tenho 22 anos, sou portadora de endo, descobri a 2 meses e fiz uma vídeo a três semanas, agora vou usar o zoladex apenas uma injeção para três meses. Confeço estar bem preocupada com os efeitos, este texto me deixou bem mais esclarecida e confiante.
    Certa vez li que "a pior atitude é não fazer nada", desde então tenho buscado agir o mais rápido possível. Pois tenho um caso na família, em que houve um diagnóstico muito demorado de uma tia também portadora da endometriose.
    Estou certa que devo confiar e estar segura nas proezas do Senhor!

    ResponderExcluir
  101. Elis! Vc está certíssima! É muito importante buscar informação, ajuda especializada e manter sempre a atitude positiva. É claro que o tratamento nem sempre é fácil, passamos por diferentes efeitos colaterais e também precisamos aprender a lidar com nossos sentimentos e emoções em relação a termos uma doença crônica. Mas, se formos persistentes e mantermos o otimismo, com certeza fica mais fácil tratar a endometriose. E claro, manter boas amizades, trocar experiências com quem também sofre do mesmo mal, é algo que pode nos ajudar muito! Por isto montamos este grupo, para acolher a todas e nos ajudar mutualmente. Conte sempre conosco, viu? Beijossss

    ResponderExcluir
  102. Amigas,

    Tenho endometriose e comprei 2 caixas de Zoladex 3,6mg por indicacao medica em uma promocao, pois estavam quase estourando o prazo de validade.

    Ocorre que tive muitos problemas com a primeira dose como falta de ar, dores no corpo/ossos e falta de paciencia, de forma que nao vou mais tomar esse remedio!!

    Como a reacao varia de pessoa para pessoa - e eu nao me adaptei - para nao entrar no prejuizo total to vendendo essa ultima caixa de Zoladex 3,6mg por apenas R$400,00.

    Como o medicamento precisa de refrigeracao, soh posso vender para quem mora em Porto Alegre/RS ou regiao metropolitana.

    Se alguma de voces estiver interessada e/ou souber de alguem, mande um email pra mim: crismotta@pop.com.br

    Mas ja aviso: a validade eh para novembro, ou seja, vence em 30 dias, porem guardei na geladeira e portanto esta 100%.

    Por favor, repassem essa mensagem, podem haver outras mulheres precisando!

    Abraco a todas!

    ResponderExcluir
  103. ola,tenho endometriose e fiz a video dia 04/08 e tomei o zoladex 10.8 ,gostaria de saber se tem alguma coisa que posso fazer para eliminar o zoladex do meu organismo mais rapido pois estou anciosa para engravidar.

    ResponderExcluir
  104. Amiga, não há nada que se possa fazer para o Zoladex sair do seu organismo mais rápido. O jeito é não tomar mais nenhuma dose, e aguardar. Alguns médicos receitam hormônios para forçar o retorno da menstruação, mas o ideal é que os ovários voltem a trabalhar sozinhos, a não ser que esteja demorando demais. Seu médico é a pessoa mais indicada para te ajudar neste sentido. Agora, com o tempo, o efeito vai passando, e o corpo começa a produzir os hormônios novamente. Tente controlar sua ansiedade, fazendo exercícios físicos, ou outra atividade que te relaxe, pois ficar ansiosa pode até atrapalhar nesta volta dos hormônios, ok? Beijossss

    ResponderExcluir
  105. Olá........li e me incentivou muito a ter coragem de fazer uso do medicamento q me foi recomendado agora q descobri q tenho endometriose profunda.Obrigada pela ajuda =D Beijos e força para todas nós!!!!!!!

    ResponderExcluir
  106. Olá a todas! descobri q tinha endometriose há 15 anos atrás. Fiz tratamento com gestinol 28 durante 10 anos. E o foco que tinha no ovario esquerdo sumiu, há mais ou menos 4 anos. Este ano decidi engravidar. E há 10 meses estou tentando. Ainda não consegui! Gostaria de saber se eu ficar muito tempo sem tomar medicamentos, a endometriose pode voltar? Existe alguma estatística? Fiz uma ultra e o médico disse que havia um cisto, mas q não era endometriose, minha médica pediu uma ressonância. Tô preocupada! Quero muito engravidar! Me ajudem! Elaine

    ResponderExcluir
  107. olá!como eu ja´disse em outro comentario ,tenho endometriose e tomei o zoladex 10.8 a dois meses , e durante esses dois meses desce tipo uma clara de ovo igual antes quando menstruava ,e desceu no primeiro mes e agora d novo isso é normal ,porque o zoladex faz a gente nao ovular ,sera que pode me ajudar ,estou com medo de estar ovulando se isso for ovulaçao aguardo saranasr

    ResponderExcluir
  108. Olá,


    Após muitos anos tentando descobrir o que me casava tantas dores, veio o diagnóstico através disfarçada de médica. Endometriose, fiz a videolaparoscopia no dia 22/11 e tive um pós bastante sofrido, pois menstruei 2 dias após a cirurgia. Vou começar a usar o zoladex de 10,8. Tô muito confusa tenho 32 anos, trabalho e ainda faço faculdade, fico com medo dos efeitos colaterais, já pesquisei bastante e ainda não vi ninguém dizer algo de bom do tratamento com este medicamento. Li também que a endometriose volta. Se volta de que adianta o tratamento tão sofrido?

    Ps. Parabéns pelo blog...

    Ginna Karla, Cruz das Almas - Bahia.

    ResponderExcluir
  109. Oi, Ginna! Bem vinda!! Realmente a recomendação do uso do Zoladex têm sido bastante questionada, principalmente nos casos em que há desejo de gravidez imediata. Nestes casos, não se recomenda mais o uso do Zoladex, pois pesquisas demonstram que as chances de gravidez após a cirurgia são maiores, sem o uso de qualquer medicação.
    Entretanto, em determinados casos, especialmente em pacientes com muitos focos da doença, com a pelve muito comprometida, nem sempre é possível fazer uma "limpeza" total durante a cirurgia, e por este motivo se indica o Zoladex, para complementar o trabalho cirúrgico. Como o Zoladex nos deixa em "menopausa temporária", os focos que permaneceram não se desenvolvem e podem até murchar. Infelizmente, o Zoladex não cura a endometriose, mas em alguns casos pode trazer um alívio considerável das dores. É importante lembrar que após seu uso, deve-se continuar o tratamento com anticoncepcionais contínuos para evitar o retorno da doença. Quanto aos efeitos colaterais, podem ser amenizados de diferentes maneiras. Desde do uso de TRH (Terapia de Reposição Hormonal - indicada pelo médico) até a prática de exercícios físicos constantes e uma boa alimentação. Mesmo assim, se ainda tiver dúvidas, sugiro que tenha uma conversa franca com seu médico, pergunte tudo o que puder, para que tome a decisão sem medos ou insegurança, ok? Espero que tudo dê certo em seu tratamento! Bjsss

    ResponderExcluir
  110. Olá, Sara! Bom, a principal ação do Zoladex é colocar o corpo da mulher em um estado de menopausa temporário. Isto quer dizer que os ovários param de funcionar, e consequentemente, não ocorre a ovulação, nem a menstruação. Se a sua menstruação suspendeu, então é possível que vc esteja tendo apenas um corrimento, o que é comum aparecer com o uso do Zoladex. Outra possibilidade é o Zoladex estar perdendo o efeito, então os ovários retornam ao seu funcionamento e vc volta a ovular e menstruar. Para tirar a dúvida, é preciso ir ao ginecologista e pedir exames específicos, ok? Espero que dê tudo certo! bjs

    ResponderExcluir
  111. Oi, Elaine! Bom, quem tem endometriose não deve menstruar, entretanto, quando se deseja engravidar, não tem jeito, tem que passar por isto.

    O ideal é não ficar menstruando por muito tempo, se a gravidez está demorando a vir, é bom refazer todos os exames e ver como está a endometriose. Às vezes, uma ajudinha da Reprodução Assistida também é importante. Fique atenta ao seu corpo, e se começar a sentir cólicas muito fortes durante a menstruação, não hesite em falar com seu gineco! Não se esqueça de que é muito importante vc realizar o exame de Raio X das trompas (a Histerossalpingografia) para saber se realmente tem possibilidades de engravidar naturalmente. Além disto, é importante ter certeza de que está ovulando regularmente. E não se esqueça de pedir ao seu marido que realize um Espermograma. Com todos estes exames "ok" e com a endometriose controlada, basta ter relações um dia sim, outro não, e logo, logo seu bebê virá!!! Vamos torcer para que isto aconteça logo! Bjssss

    ResponderExcluir
  112. Olá, adorei encontrar vocês aqui. É muito reconfortante e esclarecedor contar com tantas contribuições. Tenho endometriose profunda, que atingiu meu pulmão direito e fiz uma cirurgia no mesmo em julho desse ano. Dia 26 de novembro tomei a primeira dose de Zoladex para tentar fazer com que regrida, pois atingiu vários órgaos, inclusive a barriga. Estava meio desesperada, mas agora fico bem tranquila e na torcida para que tudo dê certo para todas nós.

    Grande beijo no coração de cada uma de vocês.

    ResponderExcluir
  113. Oi Meninas, antes de tudo temos que ter Fé!
    O meu caso é o seguinte, fui retirar um pólipo uterino ,médico pediu uma ressonância fui fazer e descobri q tinha Endo G3. Pense numa pessoa que chorou como nunca, fiquei super deprimida.Fui encaminhada para um especialista que fez a vídeo, graças a Deus correu tudo bem, agora em nov/11 apliquei a Zoladex 10.8 e estou passando por todos os sintomas indesejáveis, acho que o pior está sendo os calorões, ansiedade, depressão e irritabilidade. A minha sorte é que tenho um marido maravilhoso, ele está tendo uma paciência, isso está me ajudando mto, pois tento me controlar por ele. Eu emagreci 3 kilos e estou até um pouco magra demais, já me matriculei no pilates e vou associar a outras atividades físicas para auxiliar no meu humor. E estou indo numa nutri para me auxilar nesta perda de peso, já minha pele e cabelo estão ótimos até agora, eu tinha mta oleosidade. Já aconteceu com alguém esse emagrecimento?
    Quero deixar dica: Tomem bastante água, incluso água de coco, aumente para 5 porções de frutas distintas diariamente, inclua verduras, folhas, principalmente as verdes escuras, enfim seja mais saudável possível.
    Por incrível que parece, estou me arrumando mais, qdo bate a deprê coloco a melhor roupa, passo maquiagem, um perfume que amo, nunca fui tão elogiada pelo marido como estou sendo agora. Espero que meu depoimento tenha ajudado é logico não vejo a hora do Zoladex passar pra encomendar meu BB.
    OBRIGADA POR ESSE BLOG! ME AJUDOU MTO!
    FIQUEM COM DEUS E NÃO SE ESQUEÇA O MÉDICO DOS MÉDICOS É JESUS CRISTO! MANTEM A FÉ, E TIREM O MELHOR DE VCS NESTA FASE, SE ARRUME MAIS, DANCE, CANTE, AME-SE!
    BEIJOS A TODAS AS GUERREIRAS!

    ResponderExcluir
  114. ola preciso de ajuda fiz uso de zoladex10,8 mg durante seis meses,voltei na minha medica e ela me disse que eu deveria menstruar no começo de novermbro mas ate agora nem sinl preciso saber se isso e normal,quanto tempo demora pra voltar a menstruação.obriga gi

    ResponderExcluir
  115. Olá! Parabéns pelo post! Tenho 26 anos e ontem tomei uma dose única de Zoladex que, segundo o médico, irá causar efeitos em um período de 6 a 9 meses. Apesar de ele ter me tranqulizado e explicado os principais efeitos colaterais, é sempre importante entrar em contato com a experiência de pessoas que viveram a mesma situação. E, nesse sentido, o post foi ótimo pra mim! Mostrou de verdade como o tratamento irá agir em meu corpo, com bom humor, dicas super válidas e uma conclusão de que sim, é possível passar muito bem por tudo isso! Obrigada por terem feito esse esclarecimento! =) Abraços!

    ResponderExcluir
  116. Boa tarde.
    Meu nome é Graziela.
    Amanhã tomarei minha primeira zoladex.
    Tenho endometriose leve, já fiz a vídeo em Junho, a injeção demorou pra chegar, mas amanhã tomarei. Estou nervosa mas confiante.

    ResponderExcluir
  117. ola fiz aos 27anos devido a poblemas no utero fiz laquiadura agora c o utero perfeito casando novamente aos 35 reverti a laquiadura ja aos 36 em marco descobrindo a endo tomei a zoladex 10,8 em 25 d abril senti tudo q tinha direido resolvi nao tomar mais procurei meu medico fiz exames e esta tudo certo ele somente achou melhor deixar td correr naturalmente bom ja estamos em dezembro e ainda nao menstruei estou chatiada porque pq dia 25 completo 37 tenho medo d nao vir a engravidar apezar q tenho colicas eestou ovulando passarei c o medico em janeiro quero dizer q aqui foi td muito rapido fiz o pedido d zoladex dia 30 d marco dia 7 d abril ja estava em minhas mao so nao toemei antes devido a sirurgia e a segunda ampola eu doei pois tem criancas q precisam conselho a vcs q procurem o sus pote aboca no tropone pois eseu direido e nunca se esquecam Deus e mair q todos os obstaculos

    ResponderExcluir
  118. Olá, tenho 2 miomas no útero e não tenho filhos...tomei uma dose de zoladex dia 6 de abril de 2011 para uma possivel cirurgia dos miomas, mas meu caso foi surpreendente os miomas diminuiram e o dr disse se os miomas continuarem desse tamanho não será necessário fazer a cirurgia...mas será que quando voltar a menstruar os nodulos crescerão?
    Olha de fato, está dose não é boa...passei por todos sintomas publicados neste blog, mas pior que ainda estou vivenciando é que estou engordando demais e outra meu corpo esta cheio de lipomas...O que faço?

    ResponderExcluir
  119. Olá, tenho 25 anos e já tomei 02 injeções de Zoladez de 10,8. Gostaria de dividir minha experiência com vcs. Convivo com a endometriose há uns 10 anos e minha ex médica dizia que era normal, mas as dores aumentavam a cada menstruação, não aceitando resolvi procurar outra doutora. Foi então que em Março fiz a Vídeo e em Agosto tomei a 1a injeção. Confesso que me assustei com tudo que li na internet, mas acreditei em Deus e fui confiante. Por incrível que pareça não senti dores na aplicação, é desagradável? Sim, mas nada que vc já não tenha sentido e sobrevivido. Sintomas? Como já sabia que teria que tomar a medicação e que demoraria para chegar, fui me preparando com atividades físicas, psicológico, família e principalmente alimentação, incluindo mta soja, verduras e frutas. Não tive efeitos colateriais algum e acredite até emagreci. Se vc engordar é porque comeu mais e não pela medicação, isso já foi comprovado com pesquisas, ta ai a importancia de se preparar psicologicamente. Em Novembro tomei a 2a dose, ainda estou em tratamento, mas não sinto nada, é um alívio não menstruar. Torço para que isso tudo de muito certo e que eu não tenha mais dores e que futuramente eu consiga ter meu sonhado baby. Gente, Zoladex NÃO é tão ruim assim, Se preparem, acreditem e vão com fé. Se tiver sintomas, com certeza, será menor do que as dores que provavelmente vc está apresentando. FORÇA MULHERES!!!

    ResponderExcluir
  120. Olá meninas! Meu nome é Kátia, tenho 26 anos e sou casada a 3 anos e 6 meses. Sempre tive muita cólica desde a minha primeira menstruação aos 11 anos, os médicos que fui sempre diziam que as dores eram normais.Então quando me casei eu e meu esposo queriamos muito ter filhos, fui ao médico para fazer acompanhamento.Minha médica passou para eu tomar Edofolin(para ajudar a ovulação),mas não adiantou tentamos por 1 ano e 6 meses e nada.Então descobri que tinha endometriose profunda, minha médica disse que teria que realizar uma videolaparoscopia mas não podia realizar. Resumindo tive que procurar outro médico, fiz a video em agosto/2010 e agora tenho que continuar o tratamento com o Zoladex 10,8 por 6 meses (duas doses).Minha primeira dose foi em outubro/2010, não sei com vocês mas eu senti muita dor na aplicação, pois não tomei anestesia local.Tive alguns efeitos colaterais como: dores de cabeça, dor no corpo, mau humor (meu marido que o diga), queda de cabelo, engordei 5 quilos desde então.Agora em Janeiro/2011 vou tomar minha segunda e última dose.Mas o desejo de ser mãe é maior, suporta qualquer tipo de desafio.Tenho fé em Deus que logo vou poder estar com meu bebê em meus braços.Deus abençoe nós todas....

    ResponderExcluir
  121. ola sou claudiana tomei zoladex mes de dezembro de 2011 eu senti e estou sentindo sintomas, como: dor de cabeça, enjoo, mal humor, e muita dor na regiao onde foi aplicada a injeção é normal.

    ResponderExcluir
  122. Oi me chamo Fátima tenho 30 anos iniciei o tratamento com o zoladex 3.6 mg à 12 dias e hoje estou com muita cólica até parece que a medicação ainda não fez efeito para a ausencia da menstruação. Estou fazendo aeróbica, reeducação alimentar que minha nutricionista indicou. Não acordado duas vezes na madrugada praticamente o mesmo horário para ir urinar quando volto pra cama logo pego no sono.
    Bom desejo sorte pra nos neste tratamento.

    ResponderExcluir
  123. Olá meu nome é Cynthia, 32anos. Tenho endo profunda grau III/IV descobrir em maio do ano passado depois de tentar engravidar por mais de um ano. Fiz video e depois tomei uma dose de Zoladex 10,8mg em junho. Realmente os efeitos são horrivéis, mas suportáveis. Mas a ansiedade é inevitável, pois estou 7 meses sem mestruar e não sei se qdo a mestruação descer se espero pra ficar grávida naturalmente ou se parto logo para FIV. Sinceramente vai chegando uma hora que a paciência vai se esgotando. Afinal não são só 7 meses, mas sim quase 3 anos de espera. Os ginecologistas deveriam estar mais atentos a essa doença, pois só descobrir que tinha endo depois que fui a São Paulo fazer uma transvaginal com preparo com um especialista Dr Luciana Chamié que foi simplismente fantástica no diagnóstico e olha que eu moro em Brasília. Apesar de tudo, nesse momento só me agarro a DEUS e ele que me conforta todos os dia e tem me ajudado a ter paciência. Gostaria de saber se há uma média de quantos meses mais ou menos a mulher volta a mestruar? É sempre bom ler as experiência de todas vcs. Deus abençoe nós todas.

    ResponderExcluir
  124. Olá, Cynthia! Então, a questão do retorno da menstruação após o Zoladex é bastante variável. No caso da dosagem de 10,8mg, algumas meninas voltam a menstruar logo após os 3 meses de duração da medicação, outras demoram mais tempo, podendo se estender até 1 ano.

    Fique atenta ao seu corpo, quando estiver próximo do retorno da menstruação, você notará que a maior parte dos efeitos colaterais não mais estarão presentes, como por exemplo, os calorões e suores noturnos.

    Desejo que tudo dê certo no seu tratamento! bjsss

    ResponderExcluir
  125. Oi, Fátima! É importante lembrar que após 15 a 20 dias de quando se toma a injeção de Zoladex, vc pode ter o que chamamos de "sangramento por privação de hormônios", que é como se fosse uma menstruação e pode vir acompanhado de cólicas. Depois disto, é esperado que vc fique sem menstruar e sem dores durante todo o período em que o Zoladex fizer efeito em seu corpo.

    Continue a fazer os exercícios físicos e a se alimentar de maneira adequada, pois isto vai te ajudar muito no tratamento e também a superar os efeitos colaterais do Zoladex! Desejo sorte em seu tratamento! bjss

    ResponderExcluir
  126. ola amigas,estou fazendo tratamento da endo a quatro meses to tomando as injeçoes de leuprorrelina, q pelo q estou lendo é a mesma zoladex,tenho 35 anos e quero muito engravidar, seus conselho estão ajudando e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  127. Olá meninas, acabei de conhecer este blog e é fantástico!! Estava um pouco preocupada,pois minha última injenção foi em Maio/2011 e até agora nada da minha menstruação! Nunca pensei que fosse desejá-la tanto,rsrsrs!!! Aí vi a resposta do Grupo à Cynthia e fiquei mais tranquila já que pode demorar até 1 ano.

    Uma dúvida, o uso do medicamento pode alterar a pressão? Minha pressão sempre foi 11 por 7 e agora está 13 por 8, e isso começou após a 1ªinjeção.

    Gde abraço,

    Andréa

    ResponderExcluir
  128. Olá gostaria de saber como consigo uma camiseta da campanha. Um grande abraço, Ana

    ResponderExcluir
  129. Gostei de ter encontrado algo assim para tirar algumas dulvidas, com certeza ta ajudando muito gente.

    ResponderExcluir
  130. ZOLADEX É UMA QUIMIOTERAPIA?

    ResponderExcluir
  131. Ola, meu nome e Alecsandra, depois de um aborto espontaneo em Dez/2009, descobri que tinha uma calcificacao no utero.Em Julho de 2010, estava sentada na frente do computador e quanto levantei, pesadelo, tive uma super hemorragia com coagulos enormes, fiquei assutadissima, pois ate entao minha menstruacao sempre foi normal... desde entao comecei a ter hemorragias diretas, e descobri que aquela calcificacao, um mioma aumentou para mais de 10 cm. Eu moro fora do Brasil, e o medico que me acompanha aqui em Abu Dhabi, disse que tinha que fazer uma cirugia(invasiva), para a remocao do mioma, mas tbm chances de uma histerictomia, fiquei assustadissma , pois ainda alimento a esperanca de ter um terceiro bebe. Em Julho, estive no Brasil e visitei minha medica e ela conversou com um cirugiao amigo dela e chegaram a conclusao que fazer a retirada de meu mioma que e pelvico e submucoso seria uma tourada!Eles me prescreveram o tratamento com o Zoladex 3,6mg ,fiquei tao feliz em tomar a primeira injecao, que acho que foi a picada mais gostosa que tomei na vida, estava super confiante que meu mioma diminuria depois da primeira dose, mas a diminuicao foi discreta, mas pelo menos nunca mais acordei com sangue ate o pescoco ou tive que usar 2 pacotes de absorvente noturno em 5horas.
    Continuei com o o tratamento, tomei a 5a dose de Zoladex no dia 3/Jan, mas para a minha surpresa(ma) meu periodo veio no dia 21/Jan. Agora estou confusa. Pq menstruar para mim e uma trauma, mais do que todos os sintomas do ZoladexTtenho a esperanca que ate o proximo mes, meu mioma tenha diminuido o suficiente para eu poder fazer uma laparoscopia sem ter o risco de uma hemorragia e ter que retirar meu utero, que para mim parece ate uma mutilacao. Fiquei muito feliz em encontrar esse blog. Irei adiciona-lo entre meus favoritos.

    ResponderExcluir
  132. Que drogaria ou outro estabelecimento CONFIÁVEL posso comprar o ZODALEX 3.6 no Rio de Janeiro a preço conveniente para o meu tratamento?
    TENHO COMPRADO NA DROGARIA RAIA, porém em duas ocasiões chegou em casa sem os rigor de conservação exigido, isto é, no isopor e com o bloco de gel congelante.
    apchacon@uol.com.br

    ResponderExcluir
  133. Para "apchacon":

    As farmácias que são especializadas em medicamentos de alto custo e excepcionais (ou especiais) geralmente estão mais preparadas para fornecer este tipo de medicação.

    Posso relacionar algumas abaixo que não necessariamente estão localizadas no Rio de Janeiro, mas que podem fazer entregas em todo Brasil:

    - SAR: www.sar.com.br

    - PANVEl: www.panvel.com

    - 4Bio: www.4bio.com.br

    - ArpMed: www.arpmed.com.br

    - Vivimed: www.vivimed.com.br

    - Plena: www.plenamedicamentos.com.br

    - Sare: www.saredrogarias.com.br

    - Hera: www.heramedicamentos.com.br


    Agora, é importante saber que você tem direito a obter o Zoladex gratuitamente através do SUS! Basta fazer a carteirinha do SUS (pode ser pedido em qualquer posto de saúde) e seu médico deve preencher um formulário justificando o uso do Zoladex, bem como o receituário. Fale com seu médico, ele saberá orientá-la e assim você não precisará gastar com esta medicação! Boa sorte! bjsss

    ResponderExcluir
  134. Alecsandra, seja bem vinda ao nosso blog!

    Antes de partir para qualquer cirurgia radical, converse com seu médico de confiança e se for o caso, corra atrás de uma segunda e até terceira opinião com outros especialistas.

    Claro que cada caso é um caso, mas se houver uma chance de retirar seu mioma sem precisar retirar o útero, com certeza seria ótimo. E existem casos em que isto é possível sim, porém é preciso estar sendo acompanhada por um bom médico especialista.

    Espero que tudo dê certo para vc! Bjss

    ResponderExcluir
  135. O Zoladex não é uma "quimioterapia". É uma medicação que age na produção de um hormônio conhecido como GnRH - Hormônio liberador de gonadotrofina. Este hormônio é produzido pelo hipotálamo (tanto do homem, quanto da mulher) que atua sobre a Hipófise que por sua vez irá estimular os ovários (no caso das mulheres) para que produzam os hormônios que atuam no corpo feminino: estrogênio e progesterona. O Zoladex, teria como objetivo, impedir que o estímulo hormonal chegue aos ovários, diminuindo assim a produção dos hormônios femininos e deixando a mulher em um estado de menopausa.

    Isto se faz necessário em doenças que são consideradas "hormônio-dependentes", como o caso da Endometriose e alguns tipos de câncer que progridem com a produção de determinados hormônios.

    Por isto, o Zoladex é utilizado em casos de câncer (em homens e em mulheres) justamente por bloquear (desde o hipotálamo) a produção de hormônios, tanto no corpo feminino quanto no masculino.

    Como a Endometriose é considerada uma doença hormônio-dependente, então, o Zoladex também traz benefícios (ainda que temporários) para o alívio das dores destas pacientes.

    É importante observar que o Zoladex não cura a endometriose, e muitas vezes acaba sendo usado de forma errônea e sem critério por muitos médicos. Trata-se de uma medicação que deve ser indicada com cautela, não para mascarar uma cirurgia mal feita, mas sim para auxiliar no tratamento, quando se faz necessário.

    ResponderExcluir
  136. Tou muito feliz de te encontrado vcs para a ler e comportilhar e tirar minhas duvidas Obrigado.

    ResponderExcluir
  137. Oi, Zelania! Ficamos felizes em poder ajudá-la! Se você tiver um perfil no Facebook, participe também do nosso grupo lá, vc poderá trocar experiências com outras portadoras e ter muitas informações importantes sobre a endometriose. Acesse:

    https://www.facebook.com/groups/gapendi/

    ResponderExcluir
  138. Olá, bom infelizmente alem de ter endometriose no meu cado já não há mais jeito, a endometriose já atingiu meus ovários e minhas trompas.
    Portanto não poderei engravidar, tomei a primeira dose da zoladex e em abril tenho que tomar outra, porem ta sendo muito difícil pra mim, pra minha vida e minha rotina; não aguento mais sentir tantas dores, é dor no peito, na cabeça, nas perdas, as vezes do nada sinto um formigamento, alem do calor insuportável, Uma ansiedade terrível que me faz comer demais, meu cabelo era lindo longo loiro, agora tive que cortar e escurecer por causa da Zoladex, eu odeio essa injeção, nunca pensei passar por tudo que to passando. É triste demais, não consigo mais ter minha rotina.

    ResponderExcluir
  139. Nossa que bom encontrar pessoas que entendam o que é esse sofrimento. Meu nome é Adriana e tenho 31 anos, fiz uma videolaparoscopia no dia 27/01/12 para investigação, devido as fortes dores que sentia já a 3 anos, cólicas e dores inexplicáveis na região lombar e retal. Até o médico ficou surpreso com que encontrou, aderências por todo o útero e a pior entre o sigmóide (intestino) e o útero, uma aderência grande que está empurrando meu intestino. Do útero ele retirou o que tinha, mas não quis mexer no intestino, preferiu que um especialista fizesse a retirada, por isso vou ter que passar por outra video, segundo o médico vou fazer isso daqui a uns seis meses, antes vou fazer o tratamento com o Zoladex, ainda não comecei tenho consulta dia 28/02 para ter maiores esclarecimentos. Neste momento sinto dores, não consigo evacuar, tenho pavor a injeções e vi a foto da injeção na internet, confesso que estou bem preocupada e triste, não aguento mais essa dor, espero que o tratamento de certo com a Graça de Deus. Bjo a todas e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  140. Sou nova por aqui, mas amei este site.Fiz uma video dia 16 de fevereiro agora para retirar um mioma e a praga da endometriose.Agora meu médico me passou essa injeção que pelo que vi aqui é o fantasma de muitas mulheres.Dos sintomas eu enfrento,menos o "engordar",mas meu real problema é o pânico que tenho de agulha e infelizmente meu médico é meio frio para essas coisas.O que é um dos motivos pelo qual fiquei muito interessada pelo que ouvi do Dr.Edvaldo.Já enviei um email para a clinica,pois quero saber se ele atende algum plano de saúde.Quero deixar aqui o quanto amei este site e é bom saber que existem bastante mulheres como eu.Bjus

    ResponderExcluir
  141. Olá Endoamigas, Meu nome é Cynthia. Contei um pouco da minha história no dia 24 de janeiro desse ano aqui no Blog. Perguntei sobre quanto tempo voltaria a mestruação depois do uso de Zoladex 10,8mg e vcs acreditam que no dia 01 de fevereiro finalmente mestruei normalmente e sem dores. Cólicas bem leves. Fiz uma ecografia e estava tudo Ok sem sinal de endo e com 9 folículos. Já iria partir pra FIV, mas como tinha uma viagem de férias marcada para o dia 10 de fev resolvi adiar, pois não haveria como fazer o tratamento. Estou no 27ºdia do meu ciclo esperando ou não minha mestruação voltar, na esperança de quem sabe estar grávida. Já pensou? Fui pra praia e quem sabe encomendei meu bb por lá. Mas, se não tiver grávida, ainda tenho o plano B: FIV. Lógico que gostaria muito de engravidar naturalmente, pois ninguém merece ficar tomando tanto hormônio, já basta o que passei com os sintomas do Zoladex e também pela grana, afinal tratar endo não é barato. Mais estou certa que não é bom esperar muito tempo. Acredito que nesse momento as chances são maiores já que meu organismo está limpo, principalmente no meu caso que tinha endo III/IV. Enfim, mas não perdi a esperança sei que para Deus nada é impossível e sei que é ele que está no comando. Agradeço a Deus por pelo menos ter condições de fazer meu tratamento sem esperar nada do governo. Espero em breve dar boas notícias. Agora um conselho que quero dar para vcs é que não esperem muito para irem atrás do diagnóstico bem feito, mais uma vez indico a Dr Luciana Chamié de São Paulo que se não fosse o diagnóstico dessa especialista estaria até hoje sem indicação de cirurgia. Não é qualquer médico que consegue diagnosticar endo principalmente profunda. Já quanto ao uso do Zoladex considero ser um mal necessário. Abraço a todas e força.
    Cynthia - Brasília

    ResponderExcluir
  142. olá,meu nome é janaina também tive endometriose,em 2010 fiz uma videolaparoscopia que confirmou este problema. fiz uso do zoladex 10.8 durante 6 meses, graças a deus não tive praticamente nenhum efeito colateral.tomei a ultima dose em 05/setembro, mas até agora não desceu. alguem já passou por esse tratamento e conseguiu engravidar naturalmente? minha médica já fala em inseminação. bjus

    ResponderExcluir
  143. Olá, Janaina! Acredito que seria interessante fazer esta pergunta no nosso grupo do Facebook. Lá, muitas meninas estão na mesma situação que você e poderão partilhar suas experiências! Se tiver um perfil no facebook, adicione o grupo:

    https://www.facebook.com/groups/gapendi/

    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigas, retirei um endometrioma de quase 15 cm e o ovario direito junto em 19 de novembro de 2011. Meu médico pediu para que começasse a usar Zoladex 10.8 a cada 3 meses e hoje chegou meu remédio pelo SUS. Bem, sou uma pessoa q vive lutando com a "balança" entrei há um mes na academia e comecei a tomar pholia magra e óleo de cártamo, estou tendo um resultado mto bom com td isso. Enfim, minha dúvida: Será q após a aplicação do zoladex eu posso continuar tomando pholia magra e óleo de cártamo??? Ficarei muito grata se alguém puder me ajudar, é q não dá pra voltar ao médico esse mês, pra perguntar isso pra ele, pois me mudei pra uma cidade longe e não conheço nenhum médico aki especializado em endometriose...obrigada...

      Excluir
  144. Adorei seu blog... estou tomando Zoladex para tratamento de mioma... bjs

    ResponderExcluir
  145. Meu nome é Joana é a terceira dose de zoladex 10.8, e confesso que to sofrendo muito com a medicação,estou tendo quase todos os efeitos colaterais e não ta sendo facil, devido a falta de libido, meu casamento ja ta por um fio, meu marido nem me procura mais, é uma experiencia terrivel q nao desejo pra ninguem... quero q esse efeito passe e que tenha bons resultados, ja estou com minha eco marcada pra ver se diminuiu o mioma.

    ResponderExcluir
  146. Meu nome é Juliana e estou em tratamento de endometriose. Já tomei duas injeções, uma em agosto e a outra em novembro, com 3 meses de duração cada uma delas. Estamos em março e o efeito da segunda injeçõa já passou e ainda não menstruei. Será que estou grávida? Neste período, eu usei preservativo, mas em um dia, não usei e como não sei como está meu ciclo, estou preocupada. Por favor, me dê uma opinião do que devo fazer, devo fazer um teste de gravidez?

    ResponderExcluir
  147. Olá meu nome é Alice, tomei Zoladex 10,8 a um mês e meio. Quando fiquei sabendo que teria q fazer um tratamento que me deixaria sem ciclar por um ano e meio fiquei muito satisfeita, já que não me dou bem com anticoncepcionais, uma vez q a progesterona altera razoavelmente o meu humor. Como eu estava enganada.
    O primeiro sintoma a aparecer foram os calorões, meu humor ficou otimo nos primeiros dias...tava mto facil pra ser verdade.
    Hoje meu namoro está por um fio pois o meu humor es´ta mil vezes pior que com a pilula, choro horrores, as vezes sem motivo, to mto chata, alem da queda da libido.
    O meu cabelo caiu uns 40%, minha pele está tão seca que hidratantes comuns não estão resolvendo, minhas unhas quebram atoa e tenho dores de cabeça praticamente todos os dias.
    A unica coisa boa é que eu não engordei como algumas relataram ter acontecido com elas, pelo contrario, estou tão nervosa e deprimida que não consigo comer...estou mais magra do q nunca, mas tb com a mesma sensação de estar murcha, como alguem relatou acima.
    Tenho 25 anos, estou quase perdendo o namorado, estou perdendo a vaidade e a vontade de continuar vivendo desse jeito.
    O unico sintoma de endometriose que eu tinha era um sangramento que se mantinha em pequena quantidade mas constante desde o dia que eu ovulava até o fim da menstruação...me incomodava, agora eu vejo que era "fichinha" perto do q eu to passando.
    Afastei meus amigos, estou quase perdendo meu namorado. Não se vale a pena.
    Só sei q esta muito dificil.
    So resolvi escrever para desabafar, já que quando eu converso com as pessoas ninguem acredita que tudo q eu passo é por causa do Zoladex. Acho q aki todo mundo me intende. O médico me consolou e disse q são passageiros os efeitos colaterais, mas falta mais uma aplicação e mais 1 ano e 4 meses de sintomas...não sei se vou aguentar...

    ResponderExcluir
  148. olá é normal mestruar depois de uma operação de retirada dos dois ovário.

    De: Sabrina

    ResponderExcluir
  149. MENINAS, visitei este site à procura de algumas dicas para amenizar os efeitos colaterais do uso do zoladex. As dicas são ótimas e funcionam MESMO. Meu caso é diferente, pois eu uso o zoladex por conta de um CA de mama e preciso fazer uso de TAMOXIFENO + ZOLADEX (2 bombinhas unidas!!). Fiquei super assustada, tive medo de ter depressão, mas depois de mudar minha alimentação e introduzir a atividade física, minha vida mudou muito...pra melhor. POrtanto, já que o bendito remédio é necessário, vamos fazer o possível para melhorar nossa qualidade de vida, só que precisamos ajudar a nós mesmas. Zoladex + Atividade Física + Dieta Adequada + Força de Vontade = GISELE BÜNDCHEN!!! Isso é verdade!!! kkkk Observem também a quantidade de água, pois eu, por exemplo, preciso ingerir aproximadamente 2,5 a 3 litros por causa das medicações. Eu capricho pra tentar evitar a prisão de ventre e ressecamento da pele, pois tenho 30 anos e não quero parecer que tenho 40. A luta é árdua, mas vamos fazendo nossa parte um dia de cada vez. Força sempre!
    LIVIA
    naponucena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  150. olá pessoal, meu nome é luciana menezes tenho 23 anos e tambem sou portadora dessa doença endometriose,pra mim descobrir não foi facil não viu tive que passar por duas cirurgias em menos de um ano por conta de um cisto que eu tinha,,a primeira cirurgia o medico errou e nao tirou o cisto por isso tive que fazer outra,e com o exame da biopsia que descobri a endometriose severa,o meu ginecologista passou duas doze de zoladex 10,8 mg,graças a Deus tomei a ultima dia 26/04/12,meninas a agulha é assustadora e doii um pouquinho tambem,mais vale a pena pq o tratamento é muito bom,os efeito colaterais eu senti quase tudo, queda de cabelo, acne, tontura dor de cabeça, cainbras, e principalmente calorõesesse eu sinto todo dia,mais Deus é muito bom e dar força pra gente encarar tudo com alegria,meu maior sonho é engravidar,agora vou esperar o efeito passar, e em nome de jesus eu vou consiguir minha vitoria que é ter meu baby,quando isso acontecer voltarei aki pra comunicar pra vcs,bjusss meninas muita força, fé e coragem, vamos conseguir realizar nosso sonho,..xau luciana candido

    ResponderExcluir
  151. bom dia a todos,aki é a luluzinha, pessoal contei um pouco da minha historia para vocês, mais esqueci de falar que, nessa ultima cirurgia que eu fiz dia 29/11/2011 eu perdii uma trompa e um ovario por conta da endometriose que ja estava avançada demais,e tambem apezar de tanto sofrimento com duas cirurgias, o medico cirurgião falou para mim que não tinha tirado o cisto todo,pois o cisto tava no ovario e no entestino,fiquei muito triste,mais o medico mim assegurou que a zoladex ia fazer o resto do cisto muchar,falou que eu poderia ficar tranquila,mais tambem mim deixou bem claro que a trompa quee ficou, não estava muito boa não.meninas não é facil não, mais precisamos ter muita fé em Deus e fazer todos os tratamentos quer for preciso,pois tudo que fizermos vale apena pelo nosso baby que tanto desejamos,.Deus tem mim dado muita força para enfrentar as aprovações,e tambem falou que eu ia passar por mais lutas ainda,e no final eu ia cantar o hino da vitoria como ana cantou,então agora é só ter paciencia,e logo logo vou ter meu presente de Deus nos meus braços.meninas não desanime, tenham muita fé, que tudo dá certo,para Deus não existe o impossivel,.e em nome de jesus logo logo voltarei aki para contar a minha vitoria.fiquem todos com Deuss ate mais....

    ResponderExcluir
  152. olá! apartir de hoje faço parte do clube das endoamigas, e como precisamos de amigas,q tbém sentem na pele os efeitos desta malvadaendo,ela é mesmo uma vilã
    odeio ela,fiz uma videolaparoscopia no último dia 27/04 e a dra.receitou 6 meses de tratamento com a zoladex 3.6 já percebi q ela tbém não é fácil,nem barata mas em nome de Jesus creio q após este tenebroso período hei de conseguir.
    Ele é poderoso,justo e fiel pra cumprir toda promessa q ele mesmo nos fez:
    "crescei e multiplicai" e o mestre falou tá falado!tratar com fé em Jesus é preciso! minha causa está nas mãos do Mestre!entrega a sua pra ele tbém.beijocas..

    ResponderExcluir
  153. Olá...eu tenho endometriose grau IV, ja fiz videolparoscopia,mas a doença progrediu e atingiu meu intestino e bexiga, eu fiz o tratamento com zoladex, tomei a ultima dose em agosto/2011, e estou estranhando porque minha menstruação não veio ainda... será que estou na menopausa precoce??

    ResponderExcluir
  154. Olá, meu nome é Alice e no dia 21 de março deixei um depoimento meio desesperado aki no site...precisava desabafar e sei q todas que leram meu depoimento sabem q nada q eu disse era uma desculpa pra algum descontrole emocional.
    Tomei a 2ª dose do zoladex faz 2 semanas e toda a tempestade que eu estava vivendo já passou.
    Agora só os calorões e o baixo libido é que permanecem...
    Se vcs estão assustadas com a possibilidade da ocorrencia dos efeitos colateriais ou estão convivendo com eles, espero que agora esse novo depoimento traga esperança a todas que dias melhores virão.
    Boa sorte a todas no tratamento.

    ResponderExcluir
  155. Meu nome é Leilane, tenho 28 anos e infelizmente também tenho endometriose. Desde que minha 1ª menstruação veio sinto cólicas, porém com o passar do tempo foi ficando cada vez piores as dores, onde todo mês tinha de ir tomar injeção na veia para conseguir trabalhar, pois nada que eu tomava resolvia. Procurei um medico em 2008 com suspeitas de endometriose, pois minha mãe teve e dizia que eram os mesmo sintomas que ela sentia.
    Infelizmente na época não possuía plano de saúde e procurei pelo SUS, fiz prevenção e encontraram uma mancha no meu útero e me afirmaram que minhas cólicas eram devido a está mancha, fique indo nesse hospital de seis em seis meses para avaliação dessa mancha. Em setembro de 2010 comecei a trabalhar em uma empresa que me oferece plano de saúde, mas como estava em tratamento pelo SUS aguardava que desse algum resultado (apesar de não me passarem nenhum remédio) entretanto, nada de resultado resolvi procurar um ginecologista pelo meu plano, peguei meu prontuário no SUS e levei a ele que logo na primeira consulta marcou a um ultrassom endovaginal onde confirmou as suspeitas então ele marcou a Videolaparoscopia, fiz em setembro de 2011 que confirmou minha endo e em nível bem avançado, nível IV (sinto vontade processar a medica que me atendia pelo SUS). Não que o SUS não tenha profissionais qualificados, mas no meu caso não foram eficientes.
    Meu medico tentou começar o tratamento com Cerazette emendando uma cartela na outra, estou tomando desde outubro de 2011, porém só parei de menstruar em abril 2012, mas ainda assim continuo sentindo dores. Votei nele dia 09/05/2012 ele marcou outro ultrassom endovaginal para 22/05 foi quando ele disse que estou com muitas aderências e que a solução mesmo para eu para de sentir dores é o Zoladex, ainda não sei a dosagem, pois ele me passou só uma folha para solicitação de autorização para receber o Zoladex pela SUS, pois me disse que é um medicamento muito caro.
    Estou muito apreensiva, insegura, ansiosa, com medo aí procurando informações sobre o remédio encontrei esse Blog que amenizou minha insegurança, mas não diminuiu medo.
    O que mais me preocupa é ganhar muito peso e a perda da libido, pois sou recém-casada e sinceramente acho que o Cerazette já diminuiu muito minha libido, acho que não é só pela perde de libido a minha falta de vontade é pelas dores que sinto também, meu esposo até então está sendo muito compreensivo, mas sinto medo dele perder essa paciência que está tendo, pois afinal de contas estou ainda no inicio do meu tratamento.
    Ajudem-me, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tb faço o tratamento com o Zoladex (já tomei a 2ª e ultima injeção de 10,8)e no começo foi mto dificil...
      Mas agora eu já to melhor, só os calorões é que me incomodam um pouco...
      Ao contrario do que vc diz ter medo, eu emagreci 5 Kg depois do Zoladex, o libido realmente diminui, mas o tesão tb é psicológico, mas mesmo sem vontade física eu tento entrar no clima... demora um pouquinho mas acabo esquentando e tendo prazer, então vc tem que preparar a sua cabeçã para esse tipo de situação...comigo ta dando certo.
      Boa sorte, espero ter te ajudado .

      Excluir
  156. Olá, tenho endometriose fiz cirugia a 7 meses, e estou tomando a Zoladez 3.6mg,estou muitoooo preocupada na setima injeção mestruei será que é normal??Por favor me ajuda, vou fazer uma reconancia dia 04/05/2012. Fico no aguardo bjs... Andréia

    ResponderExcluir
  157. Meu nome é Mônica tenho Endometriose desde 2002, já fiz a videolaparoscopia 2 vezes e tb o uso da Zoladex. Na primeira vez foi em 2002 quando descobri a doença, eu já tinha a minha filha, a Endometriose apareceu depois que a tive. Fiquei 5 anos ótima, mas como ela era pequena não tentei engravidar, sempre me cuidei. Aí no final de 2010 eu e meu marido resolvemos pensar em mais um bebê, pra que ??? Comecei a fazer os exames, mas parece que a Endometriose gosta mesmo de destruir os sonhos. Comecei a sentir as dores horríveis de novo, aí meu GO pediu um US, e batata, já estava com um cisto, e como eu já tinha tido o mesmo diagnóstico antes, voltei novamente para mesa de cirúrgia, depois como de prache tomei de novo a zoladex 3,6 por 6 meses. Minha última dose e zoladex foi em Jan/2012 e quando foi em Março deste mesmo ano a mestruação veio, senti cólicas normais, e a partir daí estou tentando engravidar, estou fazendo todos os exames, agora o meu Go falou que só falta um, o teste do pós coito, porém estou praticando mas estou totalmente desregulada, estou no 3° mês de tentativa, e todo mês é uma dúvida, atrasa 5, 6 dias fico toda esperançosa, e aí nada, gostaria de saber se alguém está passando o mesmo que eu, pois acredito que agora é que pior, pq vc faz todo o tratamento com a esperança de conseguir engravidar logo, pq vai ficar tudo certo, e quando na verdade tem que esperar mais e mais até seu organismo voltar ao normal, estou muito desanimada, mas acredito que um dia se Deus quiser irá dar certo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vou começar a tomar Zoladex 3.6 por 6 meses daqui uns 30 dias, quais são os primeiros sintomas !!!Disseram que dói demais a injeção? Obrigada

      Excluir
  158. oi
    o meu nome é Ana,eu tomiei zoladex 10.8,e confesso que fquei com medo quando comecei a pesquisar sobre a injeção e seus efeitos,mas graças a Deus,não doeu,nem ficou roxa a minha barriga,e sintomas muito pouco,apenas alguns calorões que são bem rápidos e são muitos dificies,tomei para os miomas diminuirem e como sõa pequenos minha médica me deu a esperança de quem sabe até sumir.Tomei no dia 27 maio,mas meu ciclo veio dia 06 de junho e fiquei os 5 dias normais da monstra.Será normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana, quando tomei a 1ª injeção do zoladex 10.8 eu menstruei 3 dias depois, mas meu médico já havia me informado q isso poderia acontecer até 2 semanas após a aplicação...o seu médico não te informou nao?? fique tranquila pois confio no meu médico, ele é especialista em endometriose...
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  159. Oi guerreiras, voltei para meu segundo depoimento, tenho endo G3 e tomei a Zoladex 10.8 em novembro/2011. Tive todos os sintomas, mas com o passar do tempo os calorões foram passando e comecei a ficar 2 dias sem ter outro dia tendo, foi se estendendo cada vez mais a ausência dos calorões. O médico falou que tinha que menstruar em maio, voltei no médico ele solicitou uma bateria de exames e para minha surpresa menstruei agora no mês de junho. Farei todos os exames como o médico solicitou e vou em busca do meu sonho que é ter meu BB. Não estou tendo cólica nessa primeira menstruação depois da cirurgia. MENINAS NÃO DESISTAM ESSA ENDOMETRIOSE É GRAVE NÃO PODEMOS DESCUIDAR. INDEPENDENTE DE TER BB OU NÃO PRIMEIRO LUGAR NOSSA SAÚDE. HJ JÁ NÃO TENHO NENHUM SINTOMA DA ENDO E PRETENDO MTO EM BREVE VOLTAR PARA CONTAR QUE ESTOU GRÁVIDA. FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
  160. Olá! Achei muito interessante este espaço para podermos partilhar sobre um assunto que nos causa tantas ansiedades. Tenho mioma submucoso e tomei o zoladex 1.8 há dois meses. No início senti um pouco de ressecamento vaginal e incômodo na relação, uma das coisas que pode nos deixar um pouco desmotivadas para o sexo. Mas graças a Deus isso já foi superado. Minha ginecologista me receitou um lubrificante que foi batata! Hoje a falta de libido ficou pra trás. Sinto desejo e tenho lubrificação normal, sem precisar de medicamento. Creio pra que isso aconteça, é preciso ter muita confiança em Deus e um parceiro carinhoso e compreensivo. Daqui há um ou dois meses farei a cirurgia e com fé em Deus tudo dará certo. Para todas que, como eu estão passando por essas pedras do caminho, desejo ótima superação e muita alegria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Tomei a injeção de Zoladex 10.8 há 35 dias e tô sentindo muita ardência na vulva no início e após as relações sexuais, mesmo com o lubrificante. Não tenho corrimento ou qualquer sinal de outras doenças. Era algo parecido com isso que você sentia? Alguém mais sentia isso? Obrigada! Boa sorte para todas nós! Ana

      Excluir
  161. (Anna) Olá, por favor, gostaria muito de saber a opinião de vocês: fiz a video e laparotomia para endo grau 3 (bexiga) há 21 dias e na biópsia deu que a margem da ressecção estava comprometida em dois focos, por isso meu ginecologista me passou zoladex de novo, e com toda sinceridade do mundo, eu não quero tomar de novo essa medicação, me fez muito mal, me sentia incapacitada com ela, foi terrível, insuportável, não sei como não enlouqueci e por isso estou procurando ansiosamente por uma alternativa ao zoladex agora. Meu ginecologista não me deu alternativa, disse que era o zoladex mesmo, mas estou disposta a tentar outra coisa pois tenho 26 anos e preciso da minha cabeça par viver. É como se eu tivesse que escolher minha sanidade mental, um pouco de paz ou o zoladex que nem dá certeza de grande melhora... Por favor alguém poderia sugerir alguma alternativa boa ao zoladex? Vcs acham que estou me arriscando mto em nao tomá-lo por causa desses possíveis focos? Nós com endo, não podemos produzir ou ingerir estrogênio nem em pequena quantidade? Por favor me ajudem... Aguardo ansiosa por alguma resposta. Obrigada. Anna.

    ResponderExcluir
  162. Olá! Em fevereiro de 2012 fiz uma video e foi diagnósticado endometriose severa, em meus intestinos, utero, ovários e bexiga. Comecei com o uso do zoladex dia 7 de agosto e dois dias ápos a aplicação estou sentindo dores no corpo e muita enxaqueca, sei q faz parte dos efeitos da medicação. Minha única dúvida se tende a piorar co o passar do tratamento, pois ainda tenho mais 5 aplicações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga! Na verdade, com o decorrer do tratamento, o corpo vai se acostumando aos efeitos colaterais do Zoladex, porém, se os sintomas se intensificarem, é i portante relatá-los ao seu médico, pois ele poderá receitar a Terapia de Reposição Hormonal (junto com Zoladex) que ajudará a amenizar os efeitos colaterais desta medicação.
      Espero que vc já esteja melhor!! bjsss

      Excluir
  163. Olá amigas, tenho 31 anos e em novembro de 2011 retirei meu ovario direito por causa da endometriose, desde março desse ano faço uso do Zoladex 10.8, setembro será minha terceira e ultima dose. Gostaria de saber se voces tiveram muita acne por causa desse medicamento, minha pele tb deu uma boa envelhecida. Percebo também que estou com dificuldade para raciocinar, nao sei se isso deve ao fato das noites mal dormidas.
    Se alguém teve esses sintomas, o que usou para amenizar?
    Abraço e fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga! De fato, o Zoladex pode mesmo favorecer o aparecimento de espinhas, causar queda de cabelo, deixar a pele mais oleosa. O que ajuda bastante é incluir no cardápio alimentos à base de soja, que contem Isoflavonas, que são um tipo de estrogênio natural, além disto, uma visita ao dermatologista também poderá ser útil, pois este profissional poderá lhe indicar tratamentos para a acne e pele. Sobre esta dificuldade em raciocinar, pode sim estar ligada às noites mal dormidas e também ao cansaço que o Zoladex tb pode causar. Para melhorar isto, seria interessante praticar exercícios físicos regularmente, pois melhora o humor e também ajuda a dormir bem.

      Talvez fosse legal se você colocasse sua pergunta no nosso grupo dentro do Facebook, pois lá poderá trocar experiências com outras portadoras que estão fazendo uso do Zoladex, e assim te ajudar com suas dúvidas!
      Solicite sua participação:

      https://www.facebook.com/groups/256009377808452/

      Excluir
  164. Oi meninas,tudo bem?Quero agradecer a vcs por terem esclarecido minhas dúvidas sobre o Zoladex´.Já estou na terceira aplicação(ao todo são nove)e estou passando muito mal,principalmente com esses calorões...
    DESCOBRI q tenho endometriose grau 4,fiz uma video para a retirada do foco no ovário esquerdo em junho deste ano.Gostaria de saber quais são minhas chances de engravidar e se depois do término do tratamento com o zoladex demora muito pra isso acontecer.E qual será o próximo passo após as aplicações?
    Aguardo ansiosa por uma resposta...
    Desde já agradeço pela atenção.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Franciele! Depois que se faz o tratamento para a endometriose, as chances de gravidez aumentam bastante. Mas, é preciso saber como estão suas trompas (se estão livres, desobstruídas, sem aderências) se você está ovulando adequadamente(isto só dá para saber após o término do tratamento com Zoladex), além disto, seu companheiro/parceiro precisa realizar o espermograma, para também ver se está tudo "ok" com ele. Se suas trompas estiverem livres (isto é possível saber através de um exame chamado histerossalpingografia) e se seu marido não apresentar nenhum problema, então, você poderá tentar a gravidez naturalmente. Do contrário, o ideal é buscar auxílio das técnicas de Reprodução Assistida, que aumentam e muito as chances de gravidez. Lembrando que outro fator importante a ser levado em consideração é a sua idade.
      Sobre quanto tempo irá demorar para você começar as tentativas de gravidez após o tratamento do Zoladex, é bastante variável. Algumas mulheres menstruam um mês depois da última injeção, enquanto outras demoram ainda mais 4 ou 6 meses para o retorno da menstruação. Vc poderá tentar engravidar quando seus ovários voltarem a funcionar, ou seja, quando retornar sua menstruação. Mas, procure não ficar muito ansiosa. Pratique exercícios físicos, alimente-se bem, cuide do corpo e mente, pois tudo isto ajuda tb! Boa sorte!! bjsss

      Excluir
  165. Olá meu nome é Bruna tenho 30 anos, estou tomando allurene, antes de começar a tomar Zoladex durante seis meses ... já dei entrada nos papéis pelo governo ... agora eu pergunto alguma de vcs tomou allurene, e ficou de mais 15 dias menstruada !!! estou nessa situação .. socorro .. meu médico disse ser normal, porque é a primeira caixa que eu tomo, comecei a segunda e continuo sangrando, sangue vermelho mesmo. Estou bem desanimada, isso porque eu nem comecei a tomar as injeções. Adorei o blog .. esta de parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! De fato, o Allurene pode causar sangramento no início do tratamento. É importante que seu médico a esteja acompanhando, e se caso o sangramento aumentar, ao invés de cessar, vale a pena conversar com ele novamente! Você também pode conversar com mais portadoras que também estão tomando o Allurene, e trocar experiências com elas tb!
      Se tiver facebook, solicite sua participação no nosso grupo:

      https://www.facebook.com/groups/256009377808452/

      Vamos torcer para tudo dar certo em seu tratamento! bjsss

      Excluir
  166. Olá...meu nome é Márcia, tenho 29 anos e um mioma gigante, o qual me foi indicado o Zoladex, para tentar diminui-lo.Logo após o tratamento de 6 meses, farei uma miomectomia.
    A primeira aplicação do Zoladex de vocês foi durante os 10 primeiros dias do ciclo, estando ainda mesntruadas ou não?
    Desde já agradeço atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu tenho 34 anos e também tenho um mioma gigante. Vou começar tomar o Zoladex terça agora (18-12). A gente vai conversando.
      Eu não estou mais mestruando.
      Até mais.

      Excluir
  167. OLÁ, TENHO 31 ANOS E MENSTRUEI AOS 10. A PARTIR DE 13 ANOS COMECEI TER MUITA CÓLICA A PONTO DE TOMAR INJEÇÃO, POIS TINHA MUITO VOMITO. DESMAIEI MUITAS VEZES COM DOR. AOS 16 ANOS PROCUREI UM GO E DEPOIS DE MUITOS EXAMES DIAGNOSTICOU OVARIOPOLICISTICO. FIZ MUITO TRATAMENTO COM USO DE ANTICONCEPCIONAL E NADA RESOLVIA.AOS 30 ANOS QUANDO PERCEBI A DIFICULDADE DE ENGRAVIDAR PROCUREI UMA ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO ASSISTIDA. DAÍ COMEÇOU A INVESTIGAÇÃO E DEPOIS DE UMA VIODELAPAROSCOPIA REALIZADA 27/10 SOUBE OMTEM O RESULTADO.O DIAGNÓSTICO FOI DE ENDOMETRIOSE MODERADA,HIDROSSALPINGE+OBSTRUÇÃO TUBÁRIA,MIOMA E SALPINGITE BILTERAL.SEGUNDO O MEDICO NÃO TENHO NENHUMA CHANCE DE ENGRAVIDAR A NÃO SER POR MEIO DE FERTILIZAÇÃO,DEPOIS DE FAZER UMA CIRURGIA DE SALPINGECTOMIA(RETIRADA DA TROMPA DIREITA)E A MEDICAÇÃO GOSSERELINA 10,8(1 AMPOLA A CADA 3 MESES POR 6 MESES).COMO NÃO ME ORIENTOU NADA EM RELAÇÃO AOS EFEITOS COLATERAIS, RESOLVI PESQUISAR E ESTOU APAVORADA COM QUE LI. ME AJUDEM POR FAVOR, POIS NÃO SEI O QUE FAZER. SEI QUE NECESSITO DO TRATAMENTO, MAS ESTOU COM MUITO MEDO DE PREJUDICAR MEU TRABALHO. SOU PROFESSORA E TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS.MEU OBJETIVO É CONSEGUIR REALIZAR MEU SONHO DE SER MÃE, MAS PRECISO DE AJUDA PARA REALIZÁ-LO. POR FAVOR, ME AJUDEM DE ALGUMA FORMA.

    ResponderExcluir
  168. Olá pessoal, tomei Zoladex dia 7 de novembro e tive sangramento 15 dias depois. Com todas as horríveis dores voltando. Mas segundo minha médica (que é sumidade em minha região) isso é normal acontecer. Portanto dá-lhe remédios orais para dor. Mas para vcs preocupadas com a injeção: sem essa meninas! É só uma injeção. Chata, dolorosa, muito rápida e só. É aplicada na barriga, vai sangrar um pouco mais que a média (mas ainda assim, pouco), ficar um roxinho no local e pronto. Pode sair do local até pulando (se não fossem as malditas dores da endometriose - essa cretina - Rssss). No mais, muita força pra todas nós. Vamos abrir os olhos de todas as mulheres que sofrem terríveis cólicas menstruais e acham que é normal. Eu sempre me cuidei, fiz trezentos exames antes de tentar engravidar (todos dizendo que eu estava óóótima) e só fui descobrir que tinha endometriose há anos depois de ir parar no PS morrendo de dor. Abram os olhos de todas que puderem.
    Beijos e muita força e fé!
    Que bom ter gente que faz um espaço como este. Pessoas iluminadas!

    ResponderExcluir
  169. Olá a todostomei Zoladex em 2009 agosto a outubro doses de 10.8 umaa cada mês e na epoca lembro que me disseram que a ação do medicamento erapor três meses e não que eu eu deveria tomar uma injeção a cada três meses,bom maisde qualquerforma na época deu certo(tinha suspeita de mioma)apesar de todos os ultasons que eu fiz darem apenas uma massa heterogenia eu faria crurgia para retirada do suposto mioma mais quando fui conversar com o médico sobre a cirurgia fiquei sabendo que ele queria retirar o útero não tenho filhos e sei que existem outros tipos de tratamento não permiti, mais agora voltaram os mesmos sintomas sangramento intenso e anemia e como tenho que passar pelo SUS queria saber se vocês sabem se é permitido pedir o Zoladex mais de uma vez.Abraços a todos se puderem me ajudar ja agradeço

    ResponderExcluir
  170. Então, boa tarde meninas!!! Em Dezembro do ano passado descobri que era portadora de endometriose profunda intestinal. Em março fiz a videolaparasocpia, mas de seis horas de cirurgia, foi necessario tirar um pedaço do intestino, mas segundo os medicos todos os focos foram tratados. Foi necessario tomar uma dose 10.8 do zoladex que tomei em maio e ate o momento nadaaa da menstruação regularizar...mensalmente venho realizando exames de sangue p verificar as taxas hormonais, tomei durante os ultimos seis meses NATIFA (pra aliviar os sintomas do Zoladex)e na ultima semana minhas taxas hormais regularizaram. LH - 4,5 FSH - 5,7 e Estradiol - 60. Segundo o medico ja estou liberada pra tentar engravidar \o/ a unica questao é cadeee o raio da menstruação que ainda nao desceu?!!! Alguem pode comprtilhar...tipo, apos as taxas regularizarem qto tempo demorou p menstruação descer?? #tensaaaaa #de verdade e sem neura so quero que tudo se regularize #o bebe vai vir na hora que Deus quiser!!! Segui o tratamento, fiz a video, tomei oz zola, tenho uma coleção de leuqes LINDOSSSS e dai??!!!!kkkk Sei que tudo vai dar certo!!! obrigada e se tiver alguem q possa compartilhar algo fiquem a vontade!!! bjoss Le

    ResponderExcluir
  171. OLÁ AMIGAS FIZ UMA VIDEO EM MARÇO DE 2012,- CORREU TUDO BEM , QUANDO FOI EM 13 DE JUNHO DO MSM ANO APLIQUEI A ZOLADEX 10,8 ESTOU SEM MENSTRUAR ATÉ HOJE ISSO É NORMAL SERÁ ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS QUERO MENSTRUAR PRA PODER ENGRAVIDAR, ME AJUDE POR FAVOR?

    ResponderExcluir
  172. Oiiii...que bom ter alguém pra trocar figurinhas.Então, eu já fiz a segunda aplicação.
    Por enquanto está tudo tranquilo, sinto apenas os calores, mas nada tão horripilante assim, dá pra suportar com muitos banhos gelados e ventilador,rsrsrsrs.
    No mais tranquilo.Quando fiz a primeira aplicação, desceu depois de 15 dias e agora com a segunda, não veio nada até agora.
    Entrei na academia para manter o peso e o médico disse que é bom também em relação a insônia.
    E vc Tatiana como está indo?Está tendo reações?
    Até breve.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  173. Olá amigas!
    Estou na minha segunda dose de Zoladex 10.8.
    Alguém já ouviu dizer que logo depois do tratamento mulheres já conseguiram engravidar???Pois ouvi vários boatos ue sim.
    Tenho 23 anos,sonho em ser mãe aumenta a casa dia.

    ResponderExcluir
  174. olá, tenho 22 anos descobri q tenho endo severa a pouco tempo, fiz uma laparoscopia dia 31 e ainda estou me recuperando. Bem, acontece q eu estou cheia de dúvidas, após 7 dias da cirurgia minha menstruação desceu, ñ sei se é normal, mas reconheço q fiquei um pouco assustada, já q minha ultima menstruação havia sido a menos de 2 semanas, outra dúvida cruel ´a respeito do zoladex, vou tomar minha primeira dose esse mês e queria saber se vou ter q ficar fazendo uso desse medicamento pro resto da minha vida ou é só temporário, e se é só temporário ñ é um risco qndo minha menstruação descer outra vez?

    ResponderExcluir
  175. Olá queridas!
    Vim dar o meu depoimento que acredito que possa ser aliviante para algumas!
    Bom, descobri a endo em setembro de 2012, aos 26 anos, quando precisei passar por uma cirurgia de emergência devido a um abdome agudo (que acabou se revelando um endometrioma de 12cm!). Na primeira cirurgia, a médica constatou que a pelve estava congelada, com aderêncis enorme entre intestinos, ureteres, bexiga, tubas, ovários e etc. Precisei colocar um cateter duplo J no ureter direito (que foi meu maior martírio!) e ficar sondada por alguns dias. Durante a cirurgia coloquei o Mirena. Como não havia feito preparo intestinal, apenas os focos mais aparentes e o endometrioma foram abordados. Enfim, após inúmeros exames (colonoscopia, novas ultrassonografias, ressonância e etc) e longa espera pela liberação do convênio, fui novamente submetida à videolaparoscopia para uma retossigmoidectomia em dezembro/2012. Deus em sua infinita misericórdia operou um milagre! Nenhum centímetro do meu intestino foi retirado e minha tuba direita (que estava ocluída na primeira cirurgia) recanalizou! Foi realmente um milagre! Ainda assim, perdi o ovário e a tuba esquerdos e numerosos focos da doença foram excisados (bexiga, diafragma, jejuno, septo retovaginal, etc). Dois dias após a cirurgia, tomei o Zoladex 10.8mg, para o meu completo desespero! Estava extremamente preocupada com o ganho ponderal. Bom, a aplicação doeu um bocado! Mas nada comparável às dores que habitualmente sentimos! Após 1 mês da injeção, época em que teoricamente os efeitos da medicação começam a ser perceptíveis, comecei uma dieta sob orientação médica. Emagreci 3kg (comecei a dieta dia 21/01/13) e não tenho feito atividade física (Sei que estou errada!). O que eu percebi é que tenho sentido mais fome do que em dietas anteriores, mas ainda assim vale o sacrifício! De efeitos colaterais adicionais, tenho sentido os famosos calores (mais à noite, mas são toleráveis! Fico bastante suada, mas duram menos de 2 minutos), certa piora da qualidade do sono e um ressecamento vaginal e ardência nas relações sexuais, mesmo com o uso do lubrificante (isso tem me incomodado realmente). Porém, tenho a certeza de que tudo que estou passando é para o meu crescimento pessoal e espiritual! Acho que nós, após tantas angústias, aprendemos realmente que a maternidade é uma graça! Graça essa que, se Deus quiser, todas nós alcançaremos!Peço a Ele que tudo o que eu vivo sirva para me tornar uma serva melhor!
    Aguardo apenas esses efeitos indesejáveis passarem!
    A equipe médica (gineco + procto+ uro) que me atendeu é maravilhosa! Posso indicar caso alguém de Brasília necessite!
    Boa sorte para todas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Sou de Brasília e gostaria da indicação da sua médica! Obrigada
      Nanda (cattleya_ssp@yahoo.com.br)

      Excluir
    2. Nanda,
      Te mandei email!
      Um beijo!
      Ana

      Excluir
  176. Boa tarde,tenho 34 anos,e a 6 anos descobri que tinha endo grau IV no intestino,de lá pra cá,fiz uma video e tomei 6 zoladex 10.8,em alguns intervalos fiz tratamentos para engravidar,mas sempre os focos aumentavam e com isso a dor chegava a ser insuportavel,há mais ou menos um ano e meio comecei a tomar as minhas ultimas zoladex,pois o meu medico disse que pelo fato de ja ter tomado varias o melhor seria entrar com outra medicação,depois de um ano e meio sem menstruar no mês de janeiro minha menstruação veio e fiquei muito feliz,pois não senti dores só uma leve colica,agora minha menstruação era pra ter vindo no sabado,sendo que meu ciclo sempre foi super regular,e já estava com uma esperança danada,mas vi em outros comentarios que isso é normal,que o ciclo fica irregular mesmo durante um tempo,quanto aos sintomas da zoladex,as unicas coisas que senti,foi o aumento de peso,ganhei 7 kilos e a mudanças de humor que eram contantes,mas o resto foi tranquilo,o meu problema maior é a ansiedade que me atrapalha,mas a vida continua entao bola pra frente e esperar em Deus,pois sei que os planos Dele pra mim são perfeitos e peço que acreditem nisso tb,beijinhos e já ia me esquecendo ameeeeiiii de paixão o blog!!!

    ResponderExcluir
  177. Oláááá Boa noite minhaS queridas AmigasEndo!!! Eu me chamo Iracelia e tenho 23 anos e tenho endo...
    Ja faz um tempinho que tento engravidar e não consigo e então casei e desisdi não mas arrumar filho no momento se passaram um ano e pouco resolvi engravidar tentei muito todo mês fazia 3 a 4 exames BETA sempre dava NEGATIVO ai procurei um especialista no assunto e foi onde encontrei a CLINICA CENTRO INTEGRADO DA MULHER em maringá fiz varios exames e num desses exames o doutor me disse que eu teria dois utero, hihihi serio isso mesmo gente eu tenho dois utero foi então que ele me pediu uma videolaparoscopia e então eu fiz, marquei a video para dia 30 de novembro de 2012 ás 07:00 da manhã entrei na sala de cirugia a tarde ganhei alta marquei uma reeconsulta e foi onde descobri que eu tenho endometriose chorei muito pois é uma doença e eu nunca me via com uma doença assim.... mais tudo bem né levantar a cabença e lutar para me libertar dela agora ai o doutor me passou esssa ZOLADEX 3,60mg fiz o pedido certinho a 1° tomei dia 31 de janeiro e a 2° tomei dia 1° de março de 2013 os unicos sintomas que eu estou sentindo que ja percebi muita diferença em mim foi muito ESTRESSE, DOR DE CABEÇA, CANSEIRA NO CORPO E MINHA MESTRUAÇÃO QUE JA PAROU TAMBEM, mas olha o que mais esta me encomodaando é meu estressse que nem eu mesma estou suportando, hoje percebi o tal CALOR senti um pouco meio fora do normal, porque eu ja sou muito estressada ai agora fiquei mais ainda olha gente é muito dificil só quem passa pode me entender, as pessoas próxima de mim tipo meu marido, minha mãe e as vezes outras pesssoas tambem dizem tipo "você ja esta com dengo, ou tambem não é pra tanto assim não esse estresse" me irritam, me deixam estressadas quando me dizem essas coisas, porque só quem passa sabe bem como é isso, o quanto é dificil esse negocio para os demais é tudo simples estou me sentindo tambem muito carente sabe quenrendo atenção carinho ha sei lá essa coisa é esquisita gente, kkkkkk mas se alguem que ja passou porisso querer falar comigo tenho meu facebook que é iracelia.loveyou@hotmail.com ou se você preferir tenho o meu msn tambem que é iracelia.21@hotmail.com e lá a gente se fala sobre o assunto melhor mais eu gostei muito dos poster quer eu li beijin amigas vaai lá pra gente se destrair converssar é tudo que mais quero conhecer gentes que quem sabe me entendam kkk boa noite beijos!!! fui

    ResponderExcluir
  178. Olá, Boa Noite.
    Em março de 2012 após uma transvaginal descobri um cisto no ovário esquerdo. Fiz uma ressonancia e foi confirmado a existencia deste cisto como consequencia da endometriose.
    Em dezembro de 2012 consegui operar com um médico do Jardim Botanico, aqui no RJ. Ele conversou comigo na consulta e marcamos a cirurgia.
    Operei no Amparo Feminino no Rio Comprido, fiquei uma noite internada.
    A cirurgia foi por Video, tres furinhos, um no umbigo, outro na virilha e outro mais a baixo um pouco a cima de um corte de cesariana.
    Na cirurgia ele retirou o cisto no ovário esquerdo e descobriu um pequeno mioma no utero que tbm foi retirado durante a cirurgia. Cauterizou os focos existentes que ja estavam até no meu intestino.
    A Recuperação pós cirurgia que foi chatinha, acho que eles injetam gás para visualizar lá dentro, ou seja, fiquei com a barriga enorme e pesadinha durante alguns dias.
    Como eu sempre tive problemas com intestino preso, foi um sacrificio o pós operatório com tantos gases.
    Mas graças a Deus os remédios estão ai para isso, e tomei alguns para gases,e outro para conseguir ir ao banheiro.

    Após a retirada dos pontos, o Dr. me recomendou o tratamento de Zoladex de 10,8 em duas vezes.
    O remédio é caro comprando, mas aqui no RJ o Governo fornece de graça pelo Rio Farms.
    Consegui o remédio e fui ao consultório fazer a aplicação.
    Uma agulhona,rs
    Vai fazer um mÊs ainda após a aplicação , mas ele disse que eu só irei sentir os sintomas após 1 mês , que é o tempo do remédio fazer efeito no organismo.
    Como desde que eu descobri a endometriose eu tomo Gestinol 28 direto, estou sem menstruar há 1 ano e feliz da vida sem os efeitos desagradáveis tanto da menstruação como da TPM.
    Irei fazer outra aplicação em Junho e a indicação foi de continuar tomando Gestinol pelo resto da vida oque ajuda a evitar novos focos, já que eu simplesmente nao menstruo mais.

    Depois de um ano sem menstruar voce se acostuma tanto que nem quer mais saber de absorventes e coisas e talz.

    Bom..antes da descoberta da endometriose que veio meio tarde, já que o cisto estava quase do tamanho todo do meu ovário esquerdo. Eu sempre tive muitas colicas.
    Com 15 anos no ensino médio eu cheguei a desmaiar por dor de cólica.
    Vomitava, demorava horas até as dores fortissimas passrem.
    Na época cheguei a fazer uma ultra , mas que nao deu em nada.
    Demorei bastante até pedir uma transvaginal logo após fase adulta e me arrependo.
    Mas o que me serviu de alerta é, sempre procurar o médico mesmo sendo adolescente e sentir colicas fortes.Cólicas como eu sentia nao é normal..

    Bom, ainda n comecei a sentir os efeitos do zoladex, mas é assustador só de pensar, principalmente por eu ser super calorenta..

    Boa Sorte a todas que assim como eu somos portadoras dessa doença que infelizmente nao tem uma cura e sim controle.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  179. Boa tarde!
    Meu nome é Tatiana, tenho 31 amos e descobri que tenho endo ha 6 anos já...
    Por mudanças de convênio, pelo trabalho e etc, só fui fazer uma videolaparoscopia em fevereiro e tomei minha primeira dose de Zola 10,8 hoje. A video acusou endometriose, foi retirado um cisto hemorrágico no ovário direito e o cirurgião falou que meu reto está extremamente aderido! Ele nem mexeu. Já estou um pouco acima do meu peso desde a cirurgia e agora o negócio é correr atrás do prejuízo né?!? rs...Por enquanto os temíveis efeitos colaterais não apareceram, espero que não apareçam.. Tomei pelo SUS de SP e a enfermeira que aplicou era tão boa que eu mal senti a agulha! Meu gineco falou que era isso ou a FIV, mas eu tenho uma linda menina de 11 anos e ainda não sei se quero ter mais filhos..Esse ano vou ficar no Zola, o que eu quero é que cessem essas terríveis cólicas...afff... Muita força e paz pra todas nós porque como se diz: "Não há mal que dure para sempre", bjos para todas endoamigas.

    ResponderExcluir
  180. Olá, Tatiana! Desejamos todo o sucesso em seu tratamento! Que você possa ficar livre das dores e ter sua qualidade de vida de volta! Conte conosco para o que for preciso! Alimente-se bem e tente praticar exercícios físicos regulares (mesmo que leves) durante o período do Zoladex, pois isto poderá ajudá-la com os efeitos colaterais! Boa sorte! bjsss

    ResponderExcluir
  181. Ola
    Meu nome é Rozalia
    Tenho 36 anos, fiz minha video em outubro de 2012, foi diagnosticado endo grau 2, e desde então fiz acompanhamento de ovulação, fiz 2 inseminações não não deram certo, a próxima opção seria fazer a FIV ou iniciar o tramento com zoladex 10,8 mg, optei pela segunda opção, apliquei no dia 09/05/13, consegui pelo SUS , vale lembrar que fiquei 60 dias aguardando a boa vontade da liberação. Bom estou tendo alguns sintomas dentre eles estão: tenho mt enjoo qd vou comer algo, tem dias que quase não como, nas 2 primeiras semanas foram fortes, agora percebo que dominui, estou tendo sangramento há 1 semana, meu libido diminui e mt, sinto dor e desconforto no ato, ando mais estressada e mal humorada do que nunca, com paciência zero, e vejo e tendo lutar constantemente contra a depressão e dende me acompanhar diariamente, se antes já tinhas crises de enxaqueca, hj em dia qd ataca me deixa derrubada. Ah percebe que estou tendo quedas em meu peso,perdi 4 desde o inicio do tratamento. Não tenho feito exercicios fisicos diretos, mas qd possível ando de bicileta e faço hidro. A principio o que me foi passado terei que aplicar a próxima injeção em agosto.

    ResponderExcluir
  182. Olá, sou paciente do sexo feminino , tenho 26 anos. Recentemente iniciei o tratamento com o zoladex, ja tomei a primeira dose mas ainda faltam duas. O que acontenceu é que no meu primeiro mes de tratamento eu e meu namorado vacilamos ai tomei a pilula do dia seguinte.. vc acha que o uso da pilula vai diminuir a eficacia do meu tratamento? quais os possiveis efeitos que o uso da pilula pode causar? pode causar algo mais serio? Desde ja obrigadaaaaa

    ResponderExcluir
  183. Socorroooo! Tomei minha 1a dose de 10.8 mg há 3 dias e a partir daí tenho as piores sensações da minha vida. Não sinto minhas coxas, tenho crises de frio, tremedeiras incontrolaveis, tonturas e dor de cabeça normaa constante. Digo normal porque nas crises ela doi em varios pontos muito, mas muito mesmo, a ponto de parecer que vai explodir.. tenho vontade de bater a cabeça na parede pra ver se a dor para. Ah.. tenho endo lv e 36 anos. Socorroooooo

    ResponderExcluir