quinta-feira, 8 de abril de 2010

ENDOMETRIOSE - SABENDO E APRENDENDO A CONVIVER!

O que é Endometriose?


A Endometriose é uma doença crônica que ocorre quando o tecido que reveste a cavidade uterina (chamado Endométrio) é encontrado fora do útero, ou seja, dentro do abdômen. Acomete, principalmente, as mulheres em idade reprodutiva, podendo gerar Dor Pélvica e/ou Infertilidade.


Quais os órgãos mais atingidos pela doença?

A Endometriose pode estar presente em qualquer lugar da cavidade pélvica, como por exemplo, nos ovários, tubas uterinas, ligamentos que sustentam o útero, na área entre a vagina e o reto (septo retovaginal), na superfície externa do útero e no revestimento da cavidade pélvica (peritôneo).

Em alguns casos, a Endometriose também pode atingir outros órgãos, como a bexiga, intestino, vagina, colo do útero, vulva e cicatrizes cirúrgicas abdominais. Existem ainda, relatos que mostram focos de Endometriose em locais raros, como a pele, pulmão, coluna vertebral e cérebro.


Quais são as causas?

Várias hipóteses tentam explicar o que faz uma mulher desenvolver a Endometriose. Infelizmente, nenhuma destas teorias foi comprovada e por isto dizemos que a Endometriose é uma doença enigmática, causada por uma combinação de fatores.


No entanto, há um consenso entre os pesquisadores de que a Endometriose pode ser agravada por um hormônio feminino conhecido como “Estrogênio”. Esta descoberta direciona a maior parte dos tratamentos propostos para a doença.


Como a Endometriose se desenvolve?

Os focos de Endometriose se comportam da mesma forma como o endométrio dentro do útero, isto é, eles crescem e se desenvolvem de acordo com o Ciclo Menstrual. Assim, na época da menstruação, o sangue acumulado nestes focos, não tendo para onde sair, caem na cavidade abdominal, causando inflamação e muita dor.


Com o passar do tempo, a inflamação se intensifica, podendo gerar nódulos que se infiltram nas paredes dos órgãos, trazendo muitos prejuízos à saúde da mulher. Além disso, é muito comum que se formem “Aderências”, prejudicando a anatomia pélvica feminina e sendo um dos motivos de dor e infertilidade.


Quais os principais sintomas da doença?

O principal sintoma da Endometriose é, sem dúvida, a DOR PÉLVICA que pode ser sentida antes, durante ou após a menstruação ou ainda estar associada à dor durante a relação sexual (dispareunia).


Outro sinal importante e que assusta muitas portadoras, é a INFERTILIDADE. Estima-se que 30 a 40% das mulheres com Endometriose tenham dificuldades para engravidar.


Sintomas como diarréia ou prisão de ventre, distensão abdominal, hemorragia intensa ou irregular e até fadiga, também podem estar presentes na portadora de Endometriose.


Como uma mulher descobre que é portadora da doença?

O diagnóstico da Endometriose depende primeiramente da experiência do médico ginecologista. Ele precisa estar atento aos sintomas, especialmente, quando a queixa se relacionar à cólica e/ou infertilidade.


Ter cólica pode ser normal, mas o surgimento dessas cólicas em mulheres que nunca apresentaram esse sintoma antes, ou ainda, o aumento da sua intensidade, pode ser o primeiro sintoma do aparecimento dessa doença.


Um exame ginecológico detalhado realizado por um especialista, pode contribuir em muito para aumentar a suspeita diagnóstica e /ou avaliar o grau de comprometimento dessa doença.


A partir daí, alguns exames laboratoriais e de imagem poderão ser realizados. Dentre eles, destacamos: dosagem sanguínea do Ca125, Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal, Ecocolonoscopia e a Ressonância Magnética.


No entanto, a certeza diagnóstica só poderá ser obtida através do exame anatomopatológico da lesão, ou biópsia, que é obtida preferencialmente na cirurgia de Videolaparoscopia.


Existe uma classificação para a Endometriose?

Sim. A Endometriose é uma doença que se apresenta de diferentes maneiras e com variações de intensidade (de mínima à severa). Por este motivo, realizou-se um “estadiamento (estudo) clínico” das lesões a fim de facilitar o planejamento da terapia, determinar o prognóstico e padronizar a comunicação entre os médicos.


Uma das formas de classificação da doença pode ser feita de acordo com a localização e tamanho das lesões. Neste caso, podemos classificar em Endometriose Graus I (mínima), II (leve), III (moderada) e IV (severa). Em outro tipo de classificação pode ser baseada pela profundidade dos implantes no tecido.


Em relação à profundidade, a lesão endometriótica pode ser superficial, quando a infiltração ocorre até 2 mm abaixo da superfície do peritônio, intermediária, de 2 a 5 mm, e lesão endometriótica profunda, definida como sendo aquela que infiltra mais de 5 mm na profundidade.


As lesões profundas são aquelas que estariam mais associadas à dispareunia (dor na relação) e à algia (dor) pélvica. As lesões endometrióticas intermediárias e profundas provocam a persistência dos sintomas dolorosos até que a retirada total da lesão seja realizada.


Quais os tipos de tratamentos disponíveis?

Embora não haja a cura para a Endometriose, o tratamento pode aliviar a dor e melhorar a fertilidade. A conduta médica dependerá da gravidade dos sintomas, da idade da paciente e do desejo de engravidar. Desta forma, podemos tratar a doença com:


·Analgésicos e Antiinflamatórios não-esteróides – para controle da dor;


·Terapias Hormonais – Anticoncepcional Oral Combinado, Progestogênios, DIU-Mirena, Análogos do GnRH, Danazol e outros.


·Cirurgia – Videolaparoscopia ou Robótica.


·Terapias Alternativas – Psicoterapia, Acupuntura, Exercícios Físicos, Alimentação Balanceada, Homeopatia e outros.


Como é feita a Videolaparoscopia?

A cirurgia por via laparoscópica é o “padrão ouro” no diagnóstico da Endometriose e é também uma excelente forma de tratamento.


A Videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza pequenas incisões (de 5 a 10 mm) no abdômen, por onde se introduz o laparoscópio que é na verdade uma lente de aumento que permite ao médico examinar com cuidado todas as estruturas pélvicas à procura de focos e implantes de Endometriose.


Este procedimento é obrigatoriamente realizado em Centro Cirúrgico e é feito sob Anestesia Geral. O profissional precisa ser experiente, ter profundo conhecimento da pelve feminina e saber identificar e tratar os diferentes tipos de lesões de Endometriose.


Como é feita a Cirurgia Robótica?

Com o avanço da tecnologia, alguns equipamentos vêm sendo incorporados ao ato operatório, dentre eles os robôs. Conhecido como Da Vinci, o robô proporciona ao cirurgião, sentado a poucos metros da mesa cirúrgica – no console de controle – uma visão em 3D do campo cirúrgico.


O robô não opera sozinho. Com as mesmas incisões da videolaparoscopia, o cirurgião realiza todos os seus movimentos através de comandos similares a joysticks localizado abaixo da tela de visão.


Essa tecnologia proporciona ao cirurgião movimentos cirúrgicos com maior precisão e melhor campo de visão.


De que maneira a Endometriose prejudica a fertilidade?

A infertilidade pode ser uma das conseqüências da Endometriose. As mulheres não só estão lidando com uma doença debilitante, mas também estão com medo de não poder ter filhos.


Existem muitos mecanismos com os quais a endometriose afeta a fertilidade. Cicatrizes ou aderências na pelve, por exemplo, podem causar infertilidade. Estas aderências podem envolver as tubas uterinas, ovários e útero prejudicando a anatomia e o funcionamento adequado destes órgãos. Pode ainda haver obstrução tubária, problemas na ovulação, dificuldade de implantação do embrião no útero e outras questões imunológicas.


Como aprender a lidar com a doença?

Além da dor e da infertilidade, a Endometriose também prejudica substancialmente a qualidade de vida da portadora. As pacientes com esta patologia podem experimentar dificuldades nas relações sexuais e diminuição da libido. As experiências insuportáveis da dor e a incompreensão da doença levam muitas mulheres a desenvolverem quadros de Depressão e Instabilidade Emocional que refletem negativamente na vida social, amorosa e profissional.


Por tudo isto, a paciente de Endometriose precisa receber um atendimento especializado, aonde possa ter informações e tratamento adequados, visando o controle da doença e conseqüentemente, uma melhoria na qualidade de vida.


Fazer parte de um grupo de mulheres com Endometriose, na finalidade de trocar experiências e buscar apoio, também pode ser uma boa maneira de lidar com as adversidades causadas pela doença.

Luciana Diamante 

22 comentários:

  1. Olá,

    gostei muito dessa reportagem, minha vida se tornou um inferno há uns 2 anos, cheguei a desenvolver um cisto onde eu tinha o ovário direito do tamanho de um mamaõ papaia. Pesei 15 kg a mais que eu pesava, com tratamento de hormônio a base de gel aplicado na pele, melhorei muito, voltei ao meu peso normal, e o cisto se rompeu.
    Mas minha vida continua un caos, não consigo fazer nada, vivo fraca, minha menstruação é anormal, são mais 10 dias como se fosse enchurrada. Sem falar na dor, diarréia, vômito,e tudo mais que possam imaginar.
    Mas como tudo na mulher é frescura, agora depois de 2 anos vou conseguir uma videolaparoscopia. Queria ver alguem aguentar isso. Força meninas.

    ResponderExcluir
  2. Alana! Realmente, precisamos ter muita força para aguentar esta doencinha!!!

    Que bom que irá conseguir sua videolaparoscopia! Conte com nossas orações!! Todas aqui, bem sabemos, o que é ter que passar por tudo isto!!!

    bjssss

    ResponderExcluir
  3. que tipo de exame devo faser para saber o gral da minha endometriose pois fui ao medico e ele me falou que eu tinha esta doença eu estou muito triste e não sei mais o que faser por favor me ajudem agurdo respostas obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga! Bom, se o seu médico suspeita que você tenha endometriose, então o próximo passo é pedir que você realize certos exames especifícios para ter uma idéia dos locais aonde a endometriose se instalou. Você pode realizar uma Ressonância Magnética, ou um Ultrasson com Preparo Intestinal (feito por especialista em endometriose). Após o resultado, seu médico decidirá com você se será necessário partir para uma Videolaparoscopia (cirurgia minimamente invasiva que diagnostica e trata a endometriose) a fim de retirar os focos da doença, bem como as possíveis aderências. Somente com a Videolaparoscopia é possível dar o diagnóstico de certeza da endometriose, pois nesta cirurgia o médico irá retirar a lesão e enviará para exame anatomo-patológico, aonde irão verificar a presença de células do endométrio, caracterizando a endometriose. É com esta cirurgia que se descobre o "grau" da doença, sendo este uma maneira didática de fazer um "estadiamento" (noção clínica da extensão da doença) da endometriose. Espero tê-la ajudado!

    ResponderExcluir
  5. Oie! Gostaria de saber se na ressonancia magnetica mostra se eu tenho aderencias ou nao.se não qual o exame melhor para se ver a aderencia, fora a video lap.

    E seria possivel na video laparoscopia tirar essa aderencia?

    obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Amiga! A Ressonância Magnética, realizada por um profissional com conhecimento em endometriose, consegue identificar possíveis aderências dos órgãos pélvicos, como ovários, útero, trompas, etc.
    A ultrassonografia com preparo intestinal, quando realizada por profissional especializado em endometriose, também consegue levantar a suspeita de aderências pélvicas.
    Na videolaparoscopia é possível realizar um procedimento chamado "lise de aderências", onde o médico irá tentar desfazer as aderências entre os órgãos, deixando-os livres, sem lesioná-los. Entretanto, existe sempre um risco de se formar novas aderências a partir da cicatrização do que foi realizado na cirurgia. Este risco depende de cada organismo e também do tratamento pós-cirúrgico para endometriose. O fato é que quanto mais cirurgias se faz, maiores as chances de se formar novas aderências. As aderências são, portanto, um grande problema, especialmente para as mulheres que desejam engravidar naturalmente!

    ResponderExcluir
  7. Oi!Tive uma consulta com a minha médica, fiz um exame que deu adenomiose leve, ela me explicou que minha endometriose esta controlada, e que a adenomiose nao impede uma futura gravidez, e disse pra eu não ficar preocupada. Perguntei pra ela se a adenomiose pode piorar de leve ir pra severa,ela disse que é dificil isso acontecer.Mas me ajudem isso é verdade mesmo, a adenomiose nao tem perigo de evoluir, não quero tirar meu utero..sou super nova e quero ser mae ainda...
    A minha medica nao é especialista em endemotriose...ela esta certa? não devo me preocupar , visto q tomo ac continuo e nao estou menstruando(so com alguns escapes de vez em quando).Ai ceus é muita coisa na minha cabecinha.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá, amiga! Imagino a sua preocupação. O diagnóstico da adenomiose é um dos mais difíceis de se obter. Os exames apenas sugerem que possa haver a adenomiose, mas o diagnóstico de certeza só é possível quando se retira o útero. Não é o seu caso. Na verdade, a adenomiose pode progredir se vc não estiver em tratamento, mas, tomando AC contínuo, de fato, as chances de progressão são menores. Sobre engravidar, eu me preocuparia muito mais com os focos e aderências provocados pela endometriose do que com o diagnóstico de adenomiose. Portanto, é mais importante vc investigar se também tem endometriose e em que grau de comprometimento a doença está. Para isto, recomendo que procure um médico especialista na doença, para que ele possa pedir os exames corretos e também te avaliar clinicamente, ok? Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Olá, queria tirar uma duvida, tenho endometriose, já fiz varias cirurgias, já retirei útero e ovários, mas as cólicas continuaram, tenho 42 anos e entrei na menopausa a 7 anos, minha ultima cirurgia foi a três anos e tinha bastante aderência. Agora a dois meses tenho tido cólicas intensas, será que as aderências voltaram, se sim apenas com cirurgia isso se resolve?????

    ResponderExcluir
  10. Olá, amiga! A melhor forma de descobrir o que pode estar acontecendo é procurar um médico especialista que possa lhe fazer um exame clínico e também pedir exames de imagem, como a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética. Sabemos que com a menopausa, a endometriose tende a se estabilizar, entretanto existem diversos outros motivos para sentir cólicas e dores pélvicas, que podem ou não estar relacionados com a endometriose. Por isto, é tão importante sua consulta a um ginecologista especialista para que possa esclarecer todas as suas dúvidas e resolver o incômodo das dores. Afinal, ninguém merece viver com cólica, ainda mais na menopausa, não é mesmo? Espero que melhore logo!! Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal, acabei de consultar com especialista em fertilidade, ele acredita que pelos meus sintomas e pela histerosalpingografia que fiz (em busca de descobrir pq não consigo engravidar)minha trompa d. está torcida por aderência provável por endometriose, me aconselhou realizar a videolaparoscopia. No entanto estou numa dúvida cruel se é melhor eu fazer essa cirúrgia ou tentar uma insiminação ou fertilização...pois as cólicas que sinto não são fortes...o rpincipal motivo que me levou ao médico é "engravidar", tenho medo que a cirurgia venha prejudicar ainda mais uma possível gravidez...o que vcs acham?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!

    apresentei endometriose mesmo apos histerectomia total. Sangramento constante e dor nas pernas e na pelve. A sensação é como se eu estivesse constantemente menstruada! Localização: cupula vaginal. Fiz uma cirurgia recentemente por via vaginal para retirar o foco. Agora rezo a Deus para que não volte. Abraço em todas as mulheres que sofrem com esse problema. Acredito que se voltar o problema a melhor solução sera uma cirurgia por video para atacar todos os focos possiveis.

    ResponderExcluir
  13. Oi amigas, bom dia!

    Mesmo apos histerectomia total continuei com sangramento. Apos exame o resultado foi endometriose de cupula vaginal. Fiz uma cirurgia via vaginal e a médica disse que estava em forma de tumor. O procedimento realizado foi: queimou e retirou o foco da endometriose. Andei pesquisando sobre a endometriose e descobri que frutas citricas é pessimo; alimentos que contem o hormonio estrogeno, como: inhame, cenoura, soja, etc aconselhou a pesquisar na internet. Também li qie quem é portadora de endometriose é importante fazer uso de vitamina c, b e a vitamina e. Fazer também caminhadas, exercícios fisicos. Grande abraço em todas e espero ter contribuido.

    ResponderExcluir
  14. Oi EndoAmigas :3

    Bom, pelos comentarios que eu tenho lido aqui no blog, a maioria das participantes já são adultas, e descobriram que tem endometriose ja sendo adulta.O que me deixa mais curiosa, é que bom, tenho 16 anos, e se eu tiver mesmo endo(ainda tenho que confirmar isso, daqui 4 meses) será que poderei usar medicamentos para interromper minha menstruação por muitos anos, ou vou ter que ficar fazendo outras cirurgias?

    Abraços meninas! ^v^

    ResponderExcluir
  15. Olá, Amanda! A endometriose pode surgir desde a primeira menstruação até a última. Isto quer dizer que meninas adolescentes podem apresentar a doença.

    O tratamento para uma adolescente portadora de endometriose pode ser com o uso do anticonpecional contínuo, de forma a suspender a menstruação. Você deve seguir a orientação do seu médico, ele só indicará a cirurgia quando for extremamente necessário. Caso contrário, tratando a endometriose desde já, é possível que você preserve sua fertilidade e evite que ela progrida e avance ainda mais!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Após quase 2 anos do nascimento do meu filho por Cesaria, comecei a sentir umas dores próxima a cicatriz, somente no período menstrual, inicialmente achei que fosse normal, afinal minha incisão havia sido um pouco maior que a maioria das mulheres, pois meu filho nasceu com 4.600 Kg e 53 cm, e eu sou magra e pequena. Tive que tomar medicamento para contrair o utero por vários dias, já que ele ficou imenso. Mas agora como pretendo engravidar novamente, fui ao meu médico para solicitar exames para verificar como estão as coisas, e aproveitei para mencionar essas dores que sinto. Agora já com o exame realizado e conclusão de Endometrioma subjacente a Cicatriz Cirurgica, gostaria de saber se consigo engravidar normalmente, ou esse tipo de endometriose pode também possibilitar a infertilidade.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde gostaria de saber se adenomioma é o mesmo que adenomiose eu não entendi muito bem se é a mesma coisa ou não.
    É que meu exame de ressonância constatou adenomioma 5 cm sei que tenho endometriose e mioma, mas nunca tinha ouvido falar em adenomioma.
    Vocês poderiam me explicar o que é Adenomioma!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!
    Gostaria de ajuda de vcs bom tenho endometriose grau III e mioma já fizeram 3 viodeolaparoscopia duas pelo motivo da endometriose e uma pelo mioma a ultima o médico não tirou o mioma, cauterizou os focos de endometriose.
    Mas até agora não engravidei fui numa clinica de fertilização a doutora da clinica pediu que eu voltasse na minha ginecologista por ter aparecido no exame de ultra transvaginal um mioma que esta no endométrio.
    A minha ginecologista me pediu uma ressonância magnética na qual apareceu resultado adenomioma de + ou – 5 cm ela acha melhor eu operar.
    Será que tem como tirar e preservar o útero, pois ainda tenho esperança de engravidar; ainda não tenho filho e não quero perder meu útero estou desesperada, por favor, me ajudem.

    ResponderExcluir
  19. Olá.Bom dia.
    Fui a uma consulta com uma ginecologista porque estou tendo dores terriveis na barriga, nao passam com qualquer remedio,é como se fosse cólica mas nao estou no periodo mesntrual. Ela me disse que suspeita que eu tenha endometriose, ela me pediu uma transvaginal... Estou muito preocupada, a gente fica meio sem chão sabe... Tenho 23 anos nunca imaginei ter esse tipo de coisa... obrigada.

    ResponderExcluir
  20. tenho endometriose e sofro muito, antes durante e depois da menstruação, meu médio me receitou tomar danazol durante quatro meses e depois fará a retirada do útero. Estou preocupada pois nao queria tirar, tenho duas flhas lindas pela misericordia de Deus. o que vc acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os remédios homeopáticos, quando administrados por um bom profissional podem ajudar muito.
      No meu caso, consegui reduzir o tamanho do útero e ovários para o tamanho normal. Também solucionou o problema de uma possível fissura/interrupção na trompa esquerda.

      Excluir
  21. tenho endometriose e sofro

    ResponderExcluir