quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR COM DR. JORGE E DR. GUSTAVO SAFE



Olá!!!

Chegamos a nossa última sessão "RespondEndo: Pergunte ao Doutor!" do ano!! Desde já queremos agradecer a todos os médicos parceiros, que disponibilizaram um tempo para responder as perguntas das portadoras deixadas por email ou no nosso grupo GAPENDI no facebook!!

Porém, essa sessão de hoje é bem especial!! O GAPENDI está crescendo a cada dia e nossa intenção é ajudar cada vez mais as portadoras de todo Brasil. Não apenas orientando, ouvindo e trocando experiências, mas também indicando médicos especialistas capacitados para ajudar a portadora dando toda assistência possível no seu tratamento.
É com muita felicidade que anunciamos os nossos mais novos parceiros que, com certeza, vão ajudar bastante todas as portadoras de BELO HORIZONTE/MG.

Os Doutores Jorge e Gustavo Safe são médicos conceituados e que estão dispostos a somar conosco nessa luta pela divulgação e conscientização da Endometriose. Além de somarem aos médicos parceiros daqui do grupo, eles estão ofertando um desconto nas consultas para as portadoras que fazem parte do grupo GAPENDI.

Quem tiver interesse e quiser mais informações sobre o desconto oferecido as portadoras do GAPENDI, basta mandar um email para gapendi@hotmail.com que passamos todas as orientações!!!

Na coluna de hoje, eles respondem algumas dúvidas deixadas nos nossos grupos no facebook referentes a aderências intestinais e gravidez, as temidas bolsas de colostomia, vai falar um pouco sobre o cisto hemorrágico e o endometrioma; além de explicar a diferença entre pólipo e endometriose e se os indutores de ovulação ( usados na FIV) agravam ou não a nossa doença.

Desde já queremos agradecer aos doutores pela parceria e esperamos que em 2015 a gente consiga desenvolver muitas ações em Belo Horizonte.

Lembrando que, de forma alguma, as perguntas respondidas aqui descartam a necessidade de procurar um médico especialista na doença! Cada caso é um caso e a avaliação médica é fundamental para um bom tratamento!!! Quem tiver dúvidas, mande para o nosso email gapendi@hotmail.com, que vamos encaminhar para um dos nossos médicos parceiros e postaremos aqui na nossa coluna. 


1-Quando engravidamos, as aderências do intestino se soltam naturalmente?

Dr. Gustavo e Dr. Jorge Safe: As aderências são resultados de um processo exagerado e não balanceado de cicatrização apos cirurgia, infecção e endometriose. Neste caso especifico estamos falando de aderência entre peritôneo e intestino decorrente da endometriose que podem ser assintomáticas ou não. Estas aderências podem ser firmes ou frouxas. As aderências uma vez formadas, não se desfazem, a não ser cirurgicamente quando há indicação para tal. Porém, durante a gravidez, pela ação dos hormônios e crescimento uterino, pode haver um relaxamento natural das aderências que se tornam mais frouxas com melhora da sintomatologia. Importante lembrar que se elas foram provocadas pela endometriose, elas podem voltar a progredir e dar sintomas no pós parto pelo caráter inflamatório da endometriose.

2-Quais as chances de ficar com bolsa de colostomia após cirurgia de endometriose no intestino?

Dr. Gustavo e Dr.Jorge Safe: Uma bolsa de colostomia e uma comunicação temporária entre o intestino grosso (cólon) e a parede abdominal. Eventualmente pode se realizar uma ileostomia que neste caso seria feita com o intestino Delgado (ileo). O objetivo e evitar que as fezes passem pelo local acometido pela endometriose que foi operado, evitando-se assim uma infecção grave que pudesse levar a morte caso houvesse um problema na sutura ou no grampeamento. A decisão de se colocar ou não a bolsa depende de uma individualização de cada caso que sera feita pela  equipe multidisciplinar com experiencia nesta abordagem! O aprimoramento das técnicas e equipamentos cirúrgicos tem possibilitado ao especialista em endometriose evitar este procedimento geralmente na sua quase totalidade. Cuidado deve ser dado nas lesões muito próximas da borda anal.
   
3-Cisto hemorrágico é o mesmo que endometrioma ou os chamados cistos de chocolate ? E quem tem endometrioma é porque tem endometriose ?

Dr. Gustavo e Dr.Jorge Safe: Cisto hemorrágico e o cisto que apresenta sangue no seu interior. Este sangue pode ser decorrente de um sangramento de um cisto funcional (corpo lúteo hemorrágico) ou decorrente do sangue de um implante de endometriose  que formou o endometrioma. Podemos ter ambos juntos em um mesmo ovário. O endometrioma em questão são conhecidos como cistos de chocolate, pois com o passar do tempo este sangue que era ativo avermelhado vai sendo digerido, apresentando aspecto na cor chocolate. Sendo assim o endometrioma não só representa endometriose, mas representa uma endometriose que invade o ovário podendo provocar danos na reserva folicular da paciente. O endometrioma  com mais de um cm deve ser considerado no minimo como uma endometriose moderada de acordo com a classificação ASRM, alem de ser um sinal de alerta para presença de endometriose infiltrativa associada.

4-Existe relação do pólipo no útero com a endometriose? E como é a cirurgia para retirada desse pólipo?

Dr. Gustavo e Dr.Jorge Safe: Pólipo endometrial não é Endometriose. O polipo e a endometriose são provenientes do endométrio e precisam de um contexto genético e hormonal para desenvolverem. O polipo e uma hiperplasia do endométrio  que produz uma formação tumoral geralmente benigna no interior da cavidade uterina. Sua retirada é feita através de Histeroscopia ( aparelho introduzido através do colo uterino sob visão direta para visualização e retirada do mesmo).

5- O uso de indutores para ovulação ( usados na FIV ou no coito programado), aumenta/ agrava a endometriose?


Dr. Gustavo e Dr.Jorge Safe: A endometriose  deve ser considerada como uma doença inflamatória, crônica e evolutiva influenciada pelos hormônios, fundamentais para sua instalação, crescimento e disseminação. Sendo assim, as mulheres inférteis com endometriose podem ter uma piora do quadro durante indução da ovulação, principalmente se não engravidarem. O principal e saber selecionar o melhor esquema para amenizar e otimizar as chances reais de gravidez. Nesta hora o especialista em reprodução humana com real conhecimento em endometrioses pode fazer a diferença, selecionando  a hora de iniciar a FIV e a hora de recorrer a cirurgia.



Sobre o Dr. Jorge e Dr. Gustavo Safe, mais informações:
Site: Centro Avançado De Endometriose
Facebook: https://www.facebook.com/centroavancadoendometriose


Até a próxima!!!!

Equipe GAPENDI
Marília Rodrigues
Luciana Diamante








Nenhum comentário:

Postar um comentário